Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Veja como será a IA que ajuda a escrever e-mails no Gmail

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Março de 2023 às 11h16

Link copiado!

Rubaitul Azad/Unsplash
Rubaitul Azad/Unsplash

O Gmail deve ganhar uma inteligência artificial generativa em breve no Android. A ideia é trazer pequenos recursos utilitários para ajudar a escrever e-mails, o que pode expandir o uso do serviço do Google.

A versão mais recente do aplicativo (2023.03.05.515729449) traz em seus códigos a referência a um botão flutuante com a opção "Help me write" (Ajude-me a escrever, em português) na tela de escrita dos e-mails. O recurso é representado por um ícone de varinha e é diferente da opção tradicional de lápis presente na tela inicial.

O time do site 9to5Google modificou os códigos do app a fim de ativar os recursos (ao menos visualmente) e relata que ao tocar no botão, uma caixa de texto é aberta com a diretriz de funcionamento da IA: "Diga ao Gmail o que escrever para você". Aí, ao que tudo indica, é só escrever os comandos desejados e tocar em "Criar" para a IA produzir o conteúdo do seu e-mail.

Continua após a publicidade

Quando a diretriz é incompleta, o chatbot pedirá mais informações para concluir o trabalho e o botão de criação permanecerá cinza, indicando a desativação. Você poderá revisar o conteúdo produzido, anexar arquivos e adicionar os remetentes antes de finalizar o envio.

Revisor inteligente do Gmail

O chatbot também deverá agir para revisar ou otimizar a escrita das mensagens. A opção “Refinar minha mensagem” deve surgir quando tiver algo escrito no corpo do e-mail.

Se o resultado não ficar bom, o usuário poderia apenas cancelar ou pedir para criar uma nova versão. Um botão de like e dislike deve ser exibido para receber o feedback sobre as revisões, o que ajuda o modelo de linguagem inteligente a ser aprimorado.

Quem desejar ainda mais opções poderia abrir uma versão expandida da IA, que exibe mais possibilidades de escrita. Se o texto estiver descontraído demais, a opção “Formalize” pode alterar o conteúdo para o padrão culto. Se a mensagem estiver longa, dá para encurtá-la com a opção “Shorten”. Para quem prefere criar listagens, a opção "Bullets" pode organizar as informações em tópicos.

Por fim, para não deixar de ser o Google, existe um botão chamado "Estou com sorte". Ali, o funcionamento é na base da loteria, como ocorre com o buscador, no qual o algoritmo tenta acertar qual é o desejado do usuário.

Continua após a publicidade

Quando chega a IA de escrita do Gmail?

Essas últimas opções mencionadas aparentemente ainda não foram sequer disponibilizadas por meio de manipulação do código do app, pois estão em desenvolvimento. Por outro lado, o “Ajude-me a escrever” e o “Refinar minha mensagem” provavelmente já podem ser usados por usuários selecionados.

O Gmail e o Docs são os principais aplicativos da suíte Workspace a receber uma IA generativa. O Google corre contra o tempo para otimizar o Bard e finalmente entrar na briga com os rivais ChatGPT, da OpenAI/Microsoft, e LLaMA, da Meta.

Recentemente, uma startup chamada Shortwave se antecipou ao Google e lançou uma IA que resume o conteúdo de e-mails recebidos. É uma funcionalidade diferente, que ainda não parece estar no radar dos desenvolvedores do Gmail, por isso é bom ficar de olho.

Continua após a publicidade

Fonte: 9to5Google