Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Stellar Blade | Tudo o que você precisa saber sobre o novo exclusivo do PS5

Por| Editado por Durval Ramos | 09 de Abril de 2024 às 16h00

Link copiado!

Divulgação/Sony
Divulgação/Sony

Stellar Blade é o próximo grande exclusivo a chegar ao PlayStation 5. Com lançamento marcado para o dia 26 de abril, o título publicado pela Sony é desenvolvido pela Shift Up, da Coreia do Sul, em seu primeiro projeto de grande porte para um console de mesa. As expectativas são altas, afinal de contas, estamos falando em uma proposta diferente em um ano atípico para a fabricante do console.

Em um período sem novas sequências de suas grandes franquias, nem projetos inéditos que sabemos estar a caminho pelas mãos de grandes estúdios, propostas desse tipo acabam assumindo o protagonismo. Foi assim com Helldivers 2, Rise of the Ronin e, agora, com Stellar Blade, que traz uma pegada tecnológica aos RPGs de ação.

Continua após a publicidade

Quem não quiser esperar até o final de abril, aliás, pode conferir uma demo do game, já disponível na loja online do PS5. A amostra traz o trecho inicial do game e introduz sua trama, bem como a personagem principal, com progresso que pode ser transferido para a versão final caso você faça a compra.

Sobre o que é Stellar Blade?

Estamos em um futuro pós-apocalíptico em que a Terra foi devastada por uma invasão alienígena. A personagem principal de Stellar Blade, Eve, tem a missão de salvar o planeta e liderar uma resistência a partir da última cidade humana, Xion, que como não poderia deixar de ser, vive em constante ameaça.

Com a ajuda dos sobreviventes, principalmente a dupla Adam e Lily, Eve leva o combate diretamente às criaturas alienígenas. A ideia é limpar as antigas cidades humanas, agora reduzidas a ruínas, para que os remanescentes de nossa raça que conseguiram escapar do planeta antes da destruição possam retornar.

Apesar do aspecto de desolação, o universo de Stellar Blade é altamente tecnológico, com os humanos de Xion carregando implantes cibernéticos e modificações corporais. A própria Eve, que faz parte das forças de defesa da Terra, também conta com a ajuda de Lily para aprimorar as próprias melhorias.

A ideia, porém, é que a trama vá além disso e também traga um aspecto quase filosófico. Ao longo da aventura, a ideia da Shift Up é que a protagonista vá adquirindo mais e mais traços humanos, se afastando de suas raízes tecnológicas — o que fez muita gente comparar com NieR Automata, que traz uma abordagem semelhante. Como o nome original, Project Eve, indica, até mesmo referências religiosas aparecem nas imagens e conceitos revelados, aumentando o mistério sobre o que acontece na medida em que o jogador avança na trama de Stellar Blade.

Continua após a publicidade

Stellar Blade é um jogo estilo Souls?

Combos e golpes finalizadores são parte integrantes da ação de Stellar Blade. Como trailers e a amostra inicial mostraram, o título da Shift Up também tem fortes influências do estilo Soulslike, com uma jogabilidade que privilegia parry e uma atenção aos padrões de ataques dos inimigos.

Fora das batalhas, o jogador pode explorar o mundo, conhecer seus personagens e encontrar itens que deixam a protagonista mais poderosa. O aspecto de RPG em Stellar Blade aparece pelo gerenciamento de pontos de experiência e artefatos, que podem ser transformados em novas habilidades ou movimentos de combate, tornando Eve melhor preparada para os desafios que vêm a seguir.

Continua após a publicidade

Movimentos bem executados e finalizadores perfeitos preenchem uma barra que pode ser usada para desferir golpes especiais. Por meio dela, a personagem também tem acesso a habilidades especiais temporárias, que devem ser ponderadas pelo jogador de acordo com o próprio estilo de jogabilidade e as criaturas enfrentadas.

O título também carrega o estilo de progressão do gênero Soulslike, com pontos de descanso espalhados pelo mapa que permitem a Eve recuperar as energias e renovar o inventário. Quando o jogador faz isso, porém, todos os inimigos de uma determinada área — com exceção dos chefes já derrotados — renascem. Eles também servem como checkpoints, ou seja, ao morrer, você voltará ao indicador mais recente.

Influências e polêmicas

Basta dar uma olhada em Stellar Blade para perceber o papel que nomes como Bayonetta e Nier Automata tiveram em sua produção. As influências, inclusive, foram declaradas pelo diretor Kim Hyung-tae, que também citou referências à arquitetura, urbanismo e história de países como China, Japão, Hong Kong e, claro, Coreia do Sul, na construção do mundo do título.

Continua após a publicidade

Por outro lado, tais similaridades também levaram a discussões sobre a sexualização da personagem Eve. Stellar Blade não poupa ângulos de câmera e closes no corpo da protagonista, enquanto a própria vestimenta colada da protagonista levantou comentários negativos desde antes da chegada da demo.

Tais falas foram corroboradas por Kim, o que apenas aumentou a polêmica. Em entrevista ao site Games Radar, ele afirmou que, ao jogar, prefere controlar personagens mais bonitos que o comum, em vez de protagonistas com aparências “normais”. Além disso, ele ressaltou o foco na parte traseira de Eve, já que é ela que os jogadores verão durante boa parte de Stellar Blade.

Continua após a publicidade

As declarações caíram como uma bomba e, como normalmente acontece, dividiram a comunidade. As discussões sobre o caso apenas ganham força na medida em que o lançamento de Stellar Blade se aproxima e, de referências, Bayonetta e Nier Automata também se tornaram objetos de comparação, justamente, sobre os temas envolvendo sexualização e exposição de personagens femininas.

Qual a data de lançamento de Stellar Blade?

Stellar Blade tem lançamento marcado para o dia 26 de abril de 2024, após adiamentos e mudanças de planos que trouxeram o game que começou a ser desenvolvido na geração passada para o PlayStation 5. Trata-se de um título exclusivo, portanto, não há previsão de lançamento no PC e muito menos no Xbox — caso a Sony siga a lógica recente, é possível que os jogadores vejam o game em seus computadores em alguns anos, mas nada está confirmado até o momento.