Publicidade

Grandes franquias do PS5 não devem receber novos jogos até 2025

Por  • Editado por Durval Ramos | 

Compartilhe:
Divulgação/Santa Monica Studio
Divulgação/Santa Monica Studio

Não espere ver Homem-Aranha, God of War, The Last of Us e outros grandes títulos da Sony ainda neste ano. Em uma chamada com investidores, o diretor da Sony Interactive Entertainment, Hiroki Totoki, disse que sequências das principais franquias do PlayStation 5 não devem ser lançadas antes de abril de 2025, quando se encerra o próximo ano fiscal da companhia.

Isso não significa, claro, que o ano será vazio de jogos exclusivos: Rise of the Ronin está a caminho, enquanto Final Fantasy VII Rebirth, desenvolvido pela Square, chega neste final de mês. Segundo Totoki, o foco continua na produção de trabalhos de alta qualidade e jogos de serviço, mas o período diante de nós deve ser preenchido por novas franquias e parcerias com estúdios.

Alguns exemplos do que deve chegar dentro do próximo ano fiscal da Sony são Fairgame$, da Haven Studios, e Concord, da Firewalk, ambos títulos multiplayer com foco na cooperação entre os jogadores. Sem fazer anúncios, o executivo também citou outras franquias que não sejam as “principais” como possíveis lançamentos, assim como remakes de exclusivos antigos da própria marca — um exemplo é Until Dawn, anunciado recentemente e que traz de volta o horror que vimos no PS4.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Parcerias com estúdios e olho no futuro

Ainda que a fala de Totoki seja de grandes lançamentos e desenvolvimento focado, ela também incluiu certa cautela em relação às vendas do PlayStation 5. Tanto que revisou a meta de consoles vendidos no atual ano fiscal, de 25 milhões para 21 milhões de unidades comercializadas até o final de março de 2024.

Enquanto o movimento nas prateleiras foi considerado sólido, com aumento de 16% e 8,2 milhões de PS5 vendidos entre outubro e dezembro de 2023, Totoki afirmou que a Sony espera uma baixa nos números para o futuro próximo. A ausência de grandes franquias e o momento atual da plataforma, que está ultrapassando a metade do seu ciclo de vida, seriam os motivos para essa perspectiva.

Já são mais de 54,8 milhões de PS5 vendidos em todo o mundo desde o lançamento do console, em 2020. Mesmo com a chegada das novas edições Slim, cuja versão digital foi liberada oficialmente no Brasil há poucas semanas, a expectativa é de desaceleração, principalmente diante de uma queda de 26% nos lucros devido às promoções de fim de ano e uma baixa nas vendas de jogos próprios.

Fonte: IGN