Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

PlayStation 5 Pro pode ter GPU 45% melhor com RDNA 3 e 4

Por| Editado por Jones Oliveira | 18 de Março de 2024 às 11h10

Link copiado!

Triyansh Gill/Unplash
Triyansh Gill/Unplash

Especulado para ser lançado até o fim de 2024, o PlayStation 5 Pro ganhou novos detalhes através de um vazamento. As informações, cortesia do site Insider Gaming, apontam que o vindouro console manterá suas características de processador, mas chegará com uma baita placa de vídeo de 60 unidades computacionais baseadas em RDNA 3 e 4, capaz de gerar um salto de performance de 45%.

As 60 estruturas da GPU não são uma novidade para quem acompanha as notícias do novo videogame da Sony. O upgrade na GPU deve representar 45% de desempenho adicional na renderização e um salto de 2 ou 3 vezes em relação ao Ray Tracing. Isso só acontece devido ao aumento no número de CUs e as melhorias na frequência, que deve subir para 2,18 GHz, além do chip ser um híbrido das microarquiteturas Zen 3 e 4.

Já do lado da CPU, não há tantas alterações. O componente é o mesmo usado na versão padrão do PlayStation 5, utilizando a arquitetura Zen 2 com oito núcleos. A diferença aqui está na frequência máxima, que chegaria a até 3,85 GHz na função “High CPU Frequency Mode”.

Continua após a publicidade

Nova hierarquia de Ray Tracing

Ainda sobre a placa gráfica, o site indica que a GPU será beneficiada pelo BVH8, uma tecnologia de shaders transversais que maximiza o volume do traçado de raios em oito níveis diferentes e não somente em quatro níveis, como acontece atualmente. É interessante lembrar que o BVH8 é um recurso relacionado ao RDNA 4, segundo o conhecido insider Kepler_L2, aumentando também as especulações para a próxima linha de GPUs da AMD.

Continua após a publicidade

Rumores mais recentes sugerem que a Sony trabalha em uma tecnologia de upscaling própria, chamada de PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution), criada para suportar jogatina a 8K e atualmente em fase de testes nos laboratórios. Por falar nisso, os dev kits do PS5 Pro já estariam com as principais desenvolvedoras, sinalizando o estágio avançado que o console pode estar.

O PlayStation 5 Pro deve ser anunciado no período do meio do ano, mas só deve chegar ao mercado nos últimos meses de 2024.