Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

PS5 Pro terá nova tecnologia de upscaling similar a DLSS

Por| Editado por Jones Oliveira | 15 de Março de 2024 às 17h25

Link copiado!

Triyansh Gill/Unplash
Triyansh Gill/Unplash

Um documento vazado nesta semana sugere que o PlayStation 5 Pro irá utilizar uma nova tecnologia de upscaling, a PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR), similar ao DLSS e FSR. Além disso, o console terá uma nova GPU com 60 unidades computacionais (CU), entregando até 4 vezes mais desempenho em Ray Tracing e poder computacional de até 33 TFLOPs em FP32.

Apesar de até o momento a Sony não ter se pronunciado sobre o hardware do PS5 Pro, os documentos adquiridos pelo youtuber Moore’s Law Is Dead corroboram com outros vazamentos anteriores. Para fins de comparação, a versão atual do console conta com apenas 36 CUs e aproximadamente 10 TFLOPs em FP32.

Continua após a publicidade

PSSR e GPU com aprendizado de máquina

Como já havia sido sugerido em rumores anteriores, o escalonamento de imagens do PS5 Pro não será o FSR padrão, uma vez que o hardware do novo console combina tecnologias RDNA3 e RDNA4. Isso porque, para justificar um refresh de hardware, o desempenho final precisaria ser bem superior ao ganho entre 30% e 40% da RDNA2 - arquitetura de GPU do PS5 - para a RDNA3 das placas Radeon RX 7000.

Caso os rumores se confirmem, a nova GPU personalizada terá capacidade de aprendizado de máquina, trazendo alguns recursos de IA para o console. No entanto, ainda não está claro se isso já significa a presença de funcionalidades de geração de quadros ou apenas um upscaling muito mais rápido e eficiente para escalonar texturas em 1080p para 4K, e futuramente 8K, com Ray Tracing.

Continua após a publicidade

Ao que tudo indica, a PlayStation Spectral Super Resolution é uma versão adaptada da tecnologia Temporal Anti Aliasing Upscaling, melhorada por aprendizado de máquina, similar ao DLSS e FSR, mas sem a necessidade de treinamento por jogo. Dessa forma, ela não deve exigir, obrigatoriamente, implementações profundas caso a caso em novos jogos ou lançamentos anteriores, bastando patches menores de resolução dinâmica.

A expectativa é que o PlayStation 5 Pro seja apresentado durante a temporada de anúncios no meio do ano, no período originalmente ocupado pela E3, com lançamento previsto para novembro.