Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nintendo Switch 2 terá 12GB de RAM e armazenamento maior e mais rápido

Por| Editado por Jones Oliveira | 14 de Maio de 2024 às 10h40

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech

Alguns usuários de fóruns gamer reviraram documentações entre a Nintendo e vários de seus fornecedores, chegando a detalhes que sugerem as especificações do Nintendo Switch 2. Além de um chassi maior, os vazamentos apontam que o novo console terá um drive interno de 256 GB com velocidades de 2.100 MB/s e 12 GB de memória RAM LPDDR5X-7500, três vezes mais que os 4 GB de LPDDR4 do Switch OLED.

Segundo postagens no fórum Famiboards, os usuários buscaram registros alfandegários, manifestos de envio e outras negociações de peças e componentes que estariam ligados ao desenvolvimento do Swtich 2.

Naturalmente, a Nintendo não comenta vazamentos e rumores e não se pronunciou sobre o assunto, mas os dados corroboram com alguns rumores anteriores.

Continua após a publicidade

Mais detalhes sobre o Switch 2

Desde o final de 2023, já circulavam rumores de que o console contaria com 12 GB de RAM. Isso é mais que os 10 GB do Series S, mas com o detalhe que, pela arquitetura diferente, o console da Microsoft utiliza módulos GDDR6, cujas velocidades variam conforme o barramento, enquanto o Switch 2 segue o padrão LPDDR5X de dispositivos móveis.

O upgrade no armazenamento é outra mudança bastante relevante, se considerarmos que o Nintendo Switch OLED, topo de linha da atual geração, traz apenas 64 GB de memória flash com velocidades de 300 MB/s. Essas taxas de transferência são apenas um pouco superiores a de cartões microSDXC, enquanto o novo drive de 256 GB e velocidades de 2.100 MB/s já se equiparando a SSDs, apesar de ainda se tratar de um módulo flash UFS 3.1.

Continua após a publicidade

Os vazamentos também reforçam os rumores de que o Switch 2 será um pouco maior, com 206 × 115 × 14 mm, contra os 173 × 102 × 13,9 mm do modelo original. Não estão claras, no entanto, as dimensões finais considerando os Joy-cons. Isso porque, no Switch padrão, seu comprimento com os Joy-cons acoplados passa para 239 mm, com cada um tendo cerca de 33 mm de largura.

Ou seja, dependendo dos novos controles, ele pode chegar a 270 mm — ou mais —, quase o tamanho do Steam Deck, tornando o Switch 2 incompatível não apenas com acessórios, como grips, mas também com estojos de transporte. A Nintendo já confirmou que o sucessor do Switch não chega no atual ano fiscal, então ainda devemos demorar a ver detalhes oficiais, mas ainda assim as especificações de hardware são bem promissoras.

Continua após a publicidade

Fonte: Famiboards