Nintendo Switch 2 terá mais RAM que Xbox Series S, segundo rumor
Por Daniel Trefilio • Editado por Jones Oliveira |
A Nintendo demonstrou o Nintendo Switch 2 a portas fechadas durante a Gamescom, levando a uma série de rumores. Entre os mais interessantes estão o suporte a Ray-tracing, DLSS 3.1 e impressionantes 12 GB de memória RAM, três vezes mais que o modelo atual, superando, inclusive, os 10 GB do Xbox Series S.
A informação foi divulgada pelo jornalista brasileiro @necrolipe no X (Twitter), que costuma ter fontes confiáveis para vazamentos da Nintendo. Isso colocaria a companhia japonesa, mais uma vez, na competição pelo mesmo nicho de mercado dos consoles de mesa da Sony e Microsoft. Caso pelo menos alguns desses rumores sejam confirmados, podemos especular um cenário bastante interessante para o próximo híbrido da Big N.
Favorecido pelo formato compacto
Apesar de poder ser conectado à TV, o foco do Nintendo Switch, e provavelmente seu sucessor, é o modo portátil. Mesmo que a tela do novo modelo seja maior, algo pouco provável, dificilmente ela passaria de 8 polegadas, pois isso comprometeria a compatibilidade com muitos assessórios da geração atual.
Independentemente da histeria coletiva por resoluções absurdas, telas pequenas não se beneficiam tanto de uma densidade elevada de pixels quanto TVs de 50”. Sendo assim, a renderização nativa de jogos do Switch 2 também não deve ser, obrigatoriamente, em 4K.
O modelo atual traz resolução nativa em 720p, e o esperado é que a nova versão eleve esse valor para Full HD (1080p). Com isso, ainda é possível entregar muito desempenho e qualidade gráfica sem precisar parecer um frigobar.
Graças ao DLSS 3.1, realizar o upscale para 4K acoplado ao dock é possível sem comprometer a taxa de quadros, permitindo 60 FPS, mesmo em jogos intensos. Isso porque as texturas continuam sendo geradas em 1080p, e as imagens em alta resolução e quadros adicionais são processadas pelos núcleos de Inteligência Artificial, dedicados para isso.
Dessa forma, o Switch 2 não teria a obrigação de renderizar tudo em altíssima resolução, pois isso seria um desperdício de pixels e recursos para a tela principal do console. No entanto, por trazer o novo DLSS 3, ele ainda conseguiria entregar jogabilidade estável em 4K e 60 FPS quando conectado à TV, mesmo com formato compacto.
Vale lembrar que, até o anúncio oficial do console, tudo isso é especulação baseado no que já é possível com as tecnologias da Nvidia.