Nintendo Switch 2 vai abandonar os Joy-Cons atuais e trazer encaixe magnético
Por Durval Ramos |
O Nintendo Switch 2 — ou seja lá como o novo console vai se chamar — não será compatível com os Joy-Cons atuais, conforme um novo rumor aponta. Ao que tudo indica, o videogame terá uma nova geração de controles destacáveis e, por isso, não será possível reaproveitar os modelos atuais.
- 5 empresas que poderiam lançar um console portátil
- Review Lenovo Legion Go | Evolução dos portáteis, mas refém do sistema
O site espanhol Vandal diz ter contato com fabricantes de periféricos que tiveram contato com um protótipo do novo console da Nintendo que, embora não fosse funcional, revelou alguns detalhes sobre a parte física do aparelho. Segundo essas fontes, o Switch 2 será um pouco maior do que o console atual, mas um pouco menor do que o Steam Deck.
Essa diferença no tamanho, inclusive, é uma das razões para a troca dos Joy-Cons. Os modelos atuais dos controles se encaixam perfeitamente ao lado da tela do videogame híbrido e, com o sucessor sendo um pouco maior, faz sentido que o joystick acompanhe esse crescimento.
Novos Joy-Cons serão magnéticos
Só que as novidades não param por aí. Ainda de acordo com o Vandal, a Nintendo também trouxe uma mudança de tecnologia no modo como a nova geração de Joy-Cons — ou seja lá como eles vão se chamar no Switch 2. Segundo o site, o controle não será mais acoplado no aparelho, como acontece atualmente.
Pelo que os fabricantes de acessórios revelaram, a solução encontrada será um pouco mais elegante: magnetismo. Conforme eles detalham, o novo console vai usar um tipo de encaixe magnético para prender o joystick no modo portátil, o que facilitaria o tirar e pôr dos controles — além, é claro, de tornar o design muito mais limpo.
E seria principalmente por causa dessa mudança que os Joy-Cons atualmente utilizados no Switch não serão levados para o novo console, para a tristeza de quem esperava ainda usar os diferentes modelos lançados pela Nintendo ao longo dos últimos anos.
Pro Controller será compatível
Por outro lado, os jogadores que têm o Pro Controller do Switch podem respirar aliviados. Pelo que esses relatos apontam, a falta de compatibilidade vai se resumir apenas ao Joy-Con, o que significa que o controle mais completo vai funcionar na nova geração.
Não há muitos detalhes sobre isso, porém, o que levanta algumas dúvidas. Afinal, essa reutilização pode tanto indicar que o Switch 2 vai trazer um esquema de controles muito parecido com o de seu antecessor ou que, na verdade, a Nintendo vai permitir esse reaproveitamento pensando em retrocompatibilidade.
Sem data, mas com muitos rumores
Enquanto nada disso é oficial, uma coisa é certa: o Nintendo Switch 2 parece estar mais perto do que nunca. Os rumores sobre o console já circulam há meses, mas voltaram a ganhar força nas últimas semanas, com direito até conversas sobre uma possível versão OLED, o que indica que o anúncio pode acontecer em breve.
Contudo, a Nintendo ainda não comentou nada sobre nenhum dos boatos e tampouco indicou uma data para a revelação do sistema ou de seu lançamento.
Fonte: Vandal