Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qual é o melhor SSD para comprar em 2023?

Por| Editado por Léo Müller | 07 de Março de 2023 às 14h36

Link copiado!

Victor Lenze/Canaltech
Victor Lenze/Canaltech
Tudo sobre Western Digital

O mercado está recheado de modelos de SSDs adequados aos mais diferentes perfis de usuários. E isso impacta diretamente na tecnologia, espaço de armazenamento e finalidade de uso dos dispositivos, o que pode dificultar a compra de um drive por um usuário menos experiente.

Por isso, selecionamos os melhores modelos de SSDs que você pode comprar atualmente, considerando objetivos distintos. Nossa lista conta com drives ultrarrápidos, para quem tem uma máquina poderosa e precisa de desempenho máximo.

No entanto, também adicionamos modelos mais baratos e voltados para o custo-benefício, assim como um modelo compatível com consoles de jogos e um que serve, principalmente, para quem precisa armazenar uma grande quantidade de arquivos e não quer apelar para a nuvem.

Continua após a publicidade

Melhor SSD topo de linha

Samsung 980 PRO Series

O Samsung 980 PRO Series é um SSD NVMe do tipo M.2 2280, ou seja, desses modelos mais compactos, que são instalados diretamente na placa-mãe. Ele usa a interface PCIe 4.0 e oferece altíssimas velocidades de leitura e escrita, sendo indicado para usuários que possuem computadores poderosos e vão fazer uso intenso de aplicativos pesados, que demoram mais tempo para serem carregados.

Continua após a publicidade

Além disso, esse SSD também é indicado para quem executa muitas tarefas ao mesmo tempo e poderia sofrer com gargalos devido a um drive mais lento. A lentidão pode ocorrer, principalmente, durante a cópia de arquivos grandes, execução de varredura de antivírus e na atualização do sistema operacional.

Ficha técnica do Samsung 980 PRO Series

  • Tipo de drive: NVMe M.2 2280
  • Interface: PCIe 4.0 x4
  • Tamanho: 1 TB
  • Velocidades máximas: até 7.000 Mbps (leitura sequencial) e até 5.100 Mbps (gravação sequencial)
Continua após a publicidade

Com espaço de 1 TB, o modelo pode ser usado para a instalação do sistema operacional, aplicativos de terceiros e games, assim como pode ser usado para o armazenamento dos arquivos do usuário. Isso tudo, é claro, dependendo da quantidade de dados que seriam salvos.

Melhor SSD custo-benefício (NVMe)

WD Black SN750 SE

Continua após a publicidade

O WD Black SN750 SE possui 500 GB de espaço de armazenamento, sendo ideal para a instalação do sistema operacional e demais aplicativos. Ele oferece ótimas velocidades de leitura e escrita para PCs modernos, que precisam de um drive bastante ágil para evitar gargalos durante atividades mais intensas.

É claro que você pode optar por um modelo com mais de 500 GB se quiser salvar muitos arquivos ou até instalar jogos para aproveitar a rapidez do drive para agilizar o carregamento dos mapas. Focando em custo-benefício, você pode usar o WD Black SN750 SE de 500 GB e instalar outro dispositivo mais lento para armazenamento secundário.

Ficha técnica do WD Black SN750 SE

Continua após a publicidade
  • Tipo de drive: NVMe M.2 2280
  • Interface: PCIe 4.0 x4
  • Tamanho: 500 GB
  • Velocidades máximas: até 3.600 Mbps (leitura sequencial) e até 2.000 Mbps (gravação sequencial)

Além de muito rápido, o WD Black SN750 SE é um SSD muito durável e confiável. A Western Digital oferece garantia de 5 anos para o modelo, o mesmo tempo de garantia fornecido pela Samsung ao modelo que citamos anteriormente.

Melhor SSD para games

Continua após a publicidade

WD Black D30

O WD Black D30 é um SSD NVMe externo que possui ampla compatibilidade com consoles da geração atual, como o PlayStation 5 e o Xbox Series X/S. Dessa forma, você pode instalar seus jogos em um dispositivo portátil, facilmente transportável e removível. Ele também pode ser usado para você ampliar sua biblioteca de jogos no PC, pois utiliza um cabo de conexão USB-C para USB-A, que acompanha o drive.

Ficha técnica do WD Black D30

Continua após a publicidade
  • Tipo de drive: NVMe externo
  • Interface: USB 3.2 Gen 2
  • Tamanho: 1 TB
  • Compatibilidade: PlayStation 5 (Jogue e armazene jogos PS4; arquive jogos PS5) | Xbox Series X/S (Jogue e armazene jogos do Xbox One; arquive jogos do Xbox Series X/S) | Playstation 4 Pro ou PS4 com software de sistema versão 4.50 ou superior | Xbox One
  • Velocidades máximas: até 900 Mbps (leitura e gravação sequenciais)

O WD Black D30 possui design robusto e parece ter sido feito de modo a suportar mais vibração do que a maioria dos dispositivos de armazenamento. O visual do drive lembra peças de hardware projetadas com nível militar, e ele ainda conta com um LED que indica seu funcionamento. A garantia é de 36 meses.

Melhor SSD de alta capacidade

Continua após a publicidade

Samsung 870 QVO

O Samsung 870 QVO é um SSD do tipo SATA III com espaço de armazenamento de 4 TB, indicado para usuários que precisam guardar uma grande quantidade de arquivos, mas não querem assinar um plano de armazenamento baseado na nuvem, ou ainda porque precisam acessar esses arquivos com certa frequência.

Ficha técnica do Samsung 870 QVO

Continua após a publicidade
  • Tipo de drive: interno de 2,5”
  • Interface: SATA III
  • Tamanho: 4 TB
  • Velocidades máximas: até 560 Mbps (leitura sequencial) e até 530 Mbps (gravação sequencial)

Apesar de o driver ser do tipo SATA III, o modelo da Samsung implementa as mais recentes tecnologias para oferecer ótimo desempenho dentro das limitações da interface SATA II, além de alta durabilidade e confiabilidade. O Samsung 870 QVO tem garantia limitada de 3 anos.

Melhor SSD custo-benefício (SATA III)

Continua após a publicidade

Crucial BX500

Se você procura por um SSD barato e com bom desempenho para atividades do dia a dia, o Crucial BX500 é, certamente, um dos modelos mais recomendados. Esse modelo foi lançado justamente como uma solução de baixo custo para o MX500, que é um dos modelos SATA III mais avançados da Crucial.

Ficha técnica do Crucial BX500

  • Tipo de drive: interno de 2,5”
  • Interface: SATA III
  • Tamanho: 1 TB
  • Velocidades máximas: até 540 Mbps (leitura sequencial) e até 500 Mbps (gravação sequencial)

O Crucial BX500 é um SSD para quem precisa fazer um upgrade e está migrando de um HDD, ou ainda para quem vai montar um PC básico do zero e precisa economizar. O modelo oferece desempenho aceitável por um valor em conta, principalmente para quem precisa de bastante espaço de armazenamento. Modelos NVMe com maior capacidade costumam custar muito mais.

Outra possibilidade de uso do Crucial BX500 é usá-lo como armazenamento, seja de arquivos ou games. Você pode comprar um SSD como o WD Black SN750 SE para instalar o sistema operacional e seus aplicativos, e destinar um Crucial BX500 para a instalação de jogos grandes, que requerem muito espaço. Essa é uma boa maneira de economizar sem sacrificar muito a velocidade de carregamento de games.

Melhor SSD portátil

SanDisk Portable SSD

O SanDisk Portable SSD é exatamente o que seu nome propõe, um SSD com foco na portabilidade. O modelo é fino, elegante e muito leve, podendo ser facilmente transportado, até mesmo no bolso da calça.

Ficha técnica do SanDisk Portable SSD

  • Tipo de drive: externo de 2,5”
  • Interface: USB 3.2 Gen 2
  • Tamanho: 1 TB
  • Velocidade máxima: até 520 Mbps (leitura sequencial)

Trata-se de um SSD do tipo SATA III, mas externo, de alta confiabilidade, perfeito para quem precisa armazenar uma grande quantidade de arquivos com um nível de segurança superior à de pendrives, que podem ser perdidos com maior facilidade.

Além disso, ele pode ser preso ao cinto ou à mochila, como a própria SanDisk sugere. Outra vantagem deste modelo sobre outros drives portáteis é que ele possui proteção anti-choques, suportando quedas de até 2 metros, segundo a fabricante. Sua garantia limitada é de 3 anos.