Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft planeja dois Xbox para 2026, sendo um portátil estilo Switch

Por| Editado por Jones Oliveira | 08 de Fevereiro de 2024 às 09h20

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft

Após as polêmicas envolvendo sua reestruturação no setor de jogos e suposto fim da mídia física, a Xbox ainda teria alterado seu mapa de lançamento de consoles. Ao que tudo indica, os refreshes para os Series X e S, previstos para 2024, foram engavetados, dando lugar a dois novos modelos já em 2026, um substituto para o Series X e um portátil híbrido, no mesmo estilo do Nintendo Switch.

A informação não é oficial, mas diferentes fontes da indústria teriam informado ao usuário @Middleagegamegy que a nova estratégia faz parte do plano da Microsoft em atingir novos mercados. Naturalmente, a aquisição da Activision/Blizzard conta na equação, por colocar a empresa no top 3 de maiores publicadoras com uma suposta estratégia multiplataforma, e no quesito hardware faz muito sentido entrar no segmento dos consoles portáteis.

Continua após a publicidade

Jogue onde e como quiser

É importante lembrar que a Microsoft já vem mudando sua postura no mercado de games desde o fracasso de vendas do Xbox One, investindo em serviços como Xbox Game Pass e Xbox Cloud. Em diversas ocasiões, o próprio Phill Spencer descreveu o investimento em serviços como uma iniciativa para levar os jogos do Xbox ao máximo de jogadores, sem a obrigatoriedade de um hardware específico.

Tanto que o lançamento do serviço de jogos em nuvem, xCloud, foi seguido de uma parceria com a Samsung, que oferece o software embarcado em algumas de suas Smart TVs. Com os movimentos recentes de reestruturação interna, especulou-se sobre a Microsoft seguir os passos da SEGA e sair do segmento de hardware, passando a atuar apenas como desenvolvedora, publicadora e com os serviços do Game Pass e xCloud.

No entanto, caso os rumores sobre os novos consoles para 2026 se confirmem, a nova estratégia faria bastante sentido para a abordagem de “jogue onde e como quiser”, especialmente considerando o novo nicho de mercado dos consoles portáteis de alto desempenho.