TVs antigas da Samsung recebem apps de jogos Xbox e GeForce Now
Por Felipe Demartini • Editado por Douglas Ciriaco |
A Samsung liberou nesta semana uma nova leva de aplicativos de streaming de games para televisores lançados a partir de 2020. Antes disponíveis apenas em modelos mais recentes, apps como Xbox Game Pass e GeForce Now, da Nvidia, passam a ficar disponíveis também em aparelhos com até três anos de lançamento.
- Gaming Hub em TV Samsung: dá para jogar sem console?
- GeForce NOW vale a pena ou é melhor comprar uma GPU NVIDIA?
O acesso chega junto da atualização 2500.0 do firmware dos televisores, liberada nesta semana. O Samsung Gaming Hub, que funciona como uma central de jogos da fabricante, não fica disponível nos modelos mais antigos, mas os aplicativos de streaming de games podem ser baixados de forma individual, como outros serviços de streaming já disponíveis nas smart TVs.
Além dos softwares do Xbox Game Pass e GeForce Now, outras plataformas ainda não disponíveis no Brasil também poderão ser usadas nos dispositivos. É o caso de Amazon Luna, Antstream Arcade, Blacknut Cloud Gaming e Utomik, todos com seus próprios aplicativos e suporte dedicado como nas TVs mais recentes da Samsung.
Com a novidade, títulos recentes e que chamaram atenção, como Starfield e Cyberpunk 2077, bem como hits como Fortnite podem ser jogados diretamente na televisão. Não há necessidade de videogame ou PC: basta conectar um controle sem fio via Bluetooth ao aparelho e realizar a assinatura dos serviços disponíveis para acessar os títulos.
O download dos aplicativos é gratuito. O acesso aos jogos na nuvem, entretanto, é pago: no Brasil, o Xbox Game Pass custa R$ 49,99 ao mês na versão Ultimate (necessária para jogar pela TV sem console ou PC), enquanto o GeForce Now sai a partir de R$ 58 no plano mais barato.
Streaming do PC também em modelos mais recentes
Nos televisores com lançamento a partir de 2022, novidade fica por conta da chegada do serviço Boosteroid — a plataforma de nuvem permite aos jogadores transmitirem seus jogos de PC diretamente na televisão a partir de perfis na Steam, Epic Game Store, Battle.net e outros. A grande novidade deste sistema é o suporte dedicado aos títulos recentes da série Call of Duty, graças a um acordo com a Microsoft, que concluiu recentemente a aquisição da Activision-Blizzard.
A novidade também surge como uma alternativa interessante após o fim do suporte ao Steam Link nos modelos da Samsung. O aplicativo oficial do serviço de jogos da Valve deixou de funcionar nas smart TVs da fabricante coreana em outubro, deixando os usuários órfãos de uma maneira de levar a jogatina dos PCs para as telas maiores em outros cômodos da casa.