Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Criador do Bomba Patch aconselha EA e Konami: “jogador quer liberdade”

Por| Editado por Bruna Penilhas | 29 de Outubro de 2021 às 17h08

Link copiado!

Reprodução/Twitter/Bomba Patch
Reprodução/Twitter/Bomba Patch

O mundo dos jogos que simulam partidas de futebol está agitado. Enquanto a Electronic Arts (EA) pode perder o direito de explorar a marca FIFA, a Konami, que por anos investiu no Pro Evolution Soccer, enfrenta problemas em lançar uma versão estável do novo eFootball no mercado.

No meio desse campo, Allan Jefferson, o criador da modificação Bomba Patch, acompanha de perto as mudanças no gênero de jogos esportivos. O game designer conversou com o Canaltech e aconselhou os desenvolvedores a ouvirem mais os consumidores na nova fase dos títulos de futebol.

Continua após a publicidade

“O jogador quer liberdade para criar seu time, nomear um jogador, alterar um uniforme e que o jogo acompanhe as novidades do futebol. Tanto a Konami, quanto a EA precisam dar atenção para o público nesta fase e trabalhar em atualizações mais recorrentes”, disse Allan Jefferson.

O Bomba Patch é uma série de modificações feitas ao Pro Evolution Soccer, a partir do menu de edição do jogo, disponibilizado pela Konami. O título se orgulha de se manter 100% atualizado, com as últimas mudanças no mercado da bola e com times inspirados em competições brasileiras, muitas vezes preteridas dos simuladores esportivos.

“São 14 anos de dedicação ao Bomba Patch. Sempre tenho um monitor ligado para monitorar o Twitter e as novidades do futebol. Se o Neymar mudar o cabelo agora, eu trabalho na atualização do Bomba Patch na hora. A EA e Konami poderiam montar uma equipe para ficar nesta função, com três pessoas focadas em atualizações constantes do universo do futebol”, relatou Allan Jefferson.

Continua após a publicidade

Na opinião do criador do Bomba Patch, a EA pode reverter a perda da marca FIFA, adotando o menu editável pela Konami. “Com a retirada do nome FIFA, muita gente vai estranhar no começo. Quem não acompanha o mercado de games, vai sempre procurar o nome FIFA, mas a real briga da EA com a Konami acontece por conta dos times licenciados. Acredito que a solução para os próximos jogos da EA seja criar um menu editar, como do PES, que permita que os jogadores criem seus próprios times”, contou.

Após décadas de parceria, a EA parece estar disposta a seguir com seus jogos de futebol sem a marca FIFA. O motivo seria o valor cobrado pela organização mundial do esporte. Uma reportagem do The New York Times revelou que a FIFA pede mais de US$ 1 bilhão, cerca de R$ 5,5 bilhões em conversão direta, para continuar o contrato de licenciamento da marca e concessão de direitos para a desenvolvedora usar a Copa do Mundo.

É a partir do menu de edição do Pro Evolution Soccer, que Allan agora pede nos jogos da EA, que o Bomba Patch oferece aos jogadores novidades e times desejados. “O cara no Acre vai querer jogar o campeonato acriano. É importante permitir que esse jogador consiga criar e jogar com o time do coração”, argumentou Allan Jefferson.

Continua após a publicidade

Ao longo dos anos, o Bomba Patch investiu não só em trazer times brasileiros reais ao jogo, como também repercutir memes na internet. Entre os sucessos mais recentes estão o time de presidiários paraguaios com Ronaldinho Gaúcho, pensado após a prisão do atleta em 2020, e o time da Ursal com o Cabo Daciolo, inspirado na fala do candidato durante um debate nas eleições presidenciais de 2018.

Futuro do Bomba Patch

O futuro do Bomba Patch agora depende dos próximos passos da Konami. A empresa aposentou a marca Pro Evolution Soccer e lançou eFootball, um simulador gratuito de futebol que será atualizado com o passar dos anos.

Continua após a publicidade

O jogo terá novamente um menu editar, que permitirá a equipe de Allan Jefferson trabalhar em novas atualizações para consoles recentes da Sony, como o PlayStation 4 e PlayStation 5. O criador da modificação ainda aguarda a confirmação da presença do menu nos consoles da família Xbox.

“Estamos aguardando a versão completa do eFootball para analisar e ver o que conseguimos fazer para a nova geração. No PS4 e PS5, o Bomba Patch está garantido. Agora é aguardar a liberação do menu editar pela Microsoft”, relatou.

Mesmo após a liberação total, a equipe do Bomba Patch deve enfrentar problemas para lidar com o eFootball. O novo simulador esportivo da Konami tem a pior avaliação de um jogo no Steam. Dentre uma das principais reclamações dos jogadores e fãs da franquia PES, são os vários bugs em gameplay e a falta de capricho na modelagem dos personagens. Messi, que é um dos embaixadores do jogo, ganhou uma versão bem peculiar em eFootball.

“Vamos ter muito trabalho com esse”, opinou Allan Jefferson sobre a situação do jogo.

Continua após a publicidade

Rei do Bomba Patch Recife

O sucesso 100% atualizado do Bomba Patch ganhará um campeonato presencial neste fim de semana. O torneio para decidir quem é o “Rei do Bomba Patch” ocorrerá presencialmente no sábado (30) e domingo (31), durante o Anima Recife 2021, evento de cultura pop sediado na capital pernambucana.

Ao todo, 32 competidores irão se enfrentar em partidas mata-mata de 10 minutos em cada dia de evento. Os confrontos serão feitos na versão mais atualizada do Bomba Patch no PlayStation 2. Além de brindes e camisas, o grande ganhador da competição, decidido por uma partida entre o campeão de sábado e do domingo, irá levar para casa um console da família Xbox.

Continua após a publicidade

As regras oficiais e os detalhes do campeonato de Bomba Patch podem ser consultadas no site oficial do evento.