Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung Display pode produzir tela Micro OLED para óculos AR/VR da Apple

Por| Editado por Wallace Moté | 12 de Julho de 2022 às 16h00

Link copiado!

Andrea Copellino/Behance
Andrea Copellino/Behance
Tudo sobre Samsung

A Samsung Display pode desenvolver painéis Micro OLED para os óculos de realidade mista da Apple, da Meta e da própria Samsung Electronics. A informação foi revelada em um recente artigo do sul-coreano The Elec, fonte confiável sobre a indústria de tecnologia do país asiático.

Conforme o relatório, a Samsung Display ampliou o interesse em desenvolver painéis Micro OLED após receber os pedidos das três gigantes da tecnologia. Inicialmente, a fabricante estava resistente em investir nesse formato por acreditar que seria um negócio de baixa lucratividade e tinha apenas algumas equipes de pesquisa envolvidas.

Entretanto, ao ver diversas empresas trabalhando em modelos de headset de realidade aumentada (AR) e virtual (VR), a companhia repensou a decisão. Os executivos sul-coreanos enxergaram o potencial de crescimento desse mercado nos próximos anos com a chegada dos primeiros produtos e a expansão do Metaverso.

Continua após a publicidade

“A tecnologia Micro OLED não é obrigatória para funcionamento dos óculos de realidade mista, pois existem alternativas concorrentes. Contudo, como a Apple deve lançar um headset AR/VR no próximo ano e a Meta também planeja o próprio dispositivo, há uma pressão na Samsung Display para atender esses clientes”, cita o The Elec.

O artigo menciona que a sul-coreana LG Display e a japonesa Sony também pretendem entrar na disputa para fornecer os painéis Micro OLED para a Apple. Então, isso teria aumentado a tensão para a Samsung Display produzir os componentes para a gigante de Cupertino.

Vale mencionar que a empresa de Tim Cook deve lançar os primeiros óculos de realidade mista em janeiro de 2023 e já planeja a estreia da segunda geração para 2025. Enquanto isso, a Meta pretende lançar quatro modelos de headsets AR/VR até 2024 e a Samsung também analisa retornar ao mercado de VR.

Continua após a publicidade

Qual a diferença dos displays OLED e Micro OLED?

As telas OLED, comumente usadas em celulares, monitores e TVs, são feitas em um substrato de vidro capaz de produzir tamanhos de pixel de 40 a 300 micrômetros. Já os painéis Micro OLED são compostos por materiais orgânicos depositados em um substrato de silício com pixels de 4 a 20 micrômetros.

Ao eliminar o uso de vidro na construção, o Micro OLED pode ser usado para desenvolver telas mais finas e mais leves que o OLED “padrão”. Bem como, os painéis têm alta eficiência luminosa, maior resolução de imagem e menor consumo de energia.

Continua após a publicidade

Por essas qualidades, muitas fabricantes estudam adotar o modelo de display em headsets de realidade mista, algo que justifica as grandes empresas estarem procurando a Samsung Display para ser a principal fornecedora dessa tecnologia.

Fonte: The Elec, iDownload, iMore, Stoneitech