Tim Cook

Timothy Donald Cook, CEO da Apple
  • Nascimento

    01 de Novembro de 1960 em Robertsdale, Alabama, Estados Unidos

  • Fortuna

    US$ 400 milhões (2019)

Timothy Donald Cook nasceu em Robertsdale, Alabama (EUA), em 1 de novembro de 1960, filho de Donald, um trabalhador de estaleiro, e Geraldine, que trabalhou na indústria farmacêutica. Em 2011 assumiu o cargo de Chief Executive Office da Apple Inc após a saída de Steve Jobs, e foi o primeiro CEO das empresas pertencentes à lista Fortune 500 a assumir publicamente que era homossexual em 2014.

Cursando o ensino médio na escola de Robertsdale, em seguida conquistando o grau de bacharel em Ciência na Universidade Auburn em 1982, focado em engenharia industrial. Em seguida ingressou na Fuqua School of Business da Duke University para o programa de Master of Business Administration (MBA) em 1988.

Após a formação na Universidade Auburn Tim Cook começou a trabalhar na IBM, onde permaneceu por 12 anos. Saiu para assumir o cargo de Chief Operating Officer (COO) da Intelligent Electronics, e, em 1997 se tornou vice presidente de materiais corporativos na Compaq, onde permaneceu por apenas 6 meses

Em 1998, a pedido de Steve Jobs, Tim Cook ingressa na Apple com o cargo de vice presidente sênior de operações mundiais. Um dos grandes papéis executados na empresa foi o fechamento de fábricas e depósitos, diminuindo o inventário da Apple de meses para dias, além do investimento de longo prazo em memórias flash a partir de 2005.

Após a primeira saída de Steve Jobs do cargo de CEO da Apple em 2009, Tim Cook assumiu, ainda que as principais decisões da empresa ainda fossem tomadas por Jobs. A partir de 2012 implementou algumas mudanças no quadro de executivos da Apple, o que rendeu uma posição na lista das "100 pessoas mais influentes do mundo” organizada pela revista Time.