Publicidade

Meta pode lançar quatro modelos de headsets VR até 2024

Por| Editado por Wallace Moté | 03 de Maio de 2022 às 11h45

Link copiado!

Reprodução/Brad Lynch
Reprodução/Brad Lynch
Tudo sobre Facebook

Depois de o CEO da Meta Mark Zuckerberg ter revelado vários planos para um futuro conectado com o Metaverso, novas informações divulgadas pelo portal The Information revelam que a empresa antes conhecida como Facebook deverá apresentar ao menos quatro headsets VR até 2024.

O modelo mais avançado deverá ser o Project Cambria, conhecido internamente como Arcaia. Ele poderá ter um hardware mais poderoso em comparação com o Meta Quest atual, mas ainda com um poder de processamento comparável a um laptop de entrada — entendido como um “Chromebook para o rosto”, ele rodaria aplicativos web e outros softwares já disponíveis para os produtos atuais.

Continua após a publicidade

A maior diferença do Project Cambria deverá ser seu display, com uma resolução mais alta que permitiria a leitura de texto para escrita de emails ou códigos dentro do ambiente virtual, por exemplo. Também é esperado que o produto ofereça câmeras com suporte para capturas coloridas no modo passthrough, aquele que revela as imagens do mundo real.

Além disso, a construção do novo modelo poderá contar com uma bateria com maior capacidade, enquanto sua montagem na parte traseira do dispositivo promete oferecer maior conforto durante o uso. Outras novidades deverão incluir sensores internos que detectam movimentos dos olhos e expressões faciais, para reprodução em tempo real nos avatares virtuais.

Todos estes recursos deverão aumentar o preço cobrado pelo Project Cambria de forma significativa. É esperado que ele custe aproximadamente 799 dólares (cerca de R$ 4.063 em conversão direta), contra os 299/399 dólares (~R$ 1.520/2.029) cobrados pelo Meta Quest.

Outros dois modelos de headsets VR estão previstos para os anos de 2023 e 2024, com os codinomes de Stinson e Cardiff, respectivamente.

Continua após a publicidade

Óculos AR compactos nos planos

Já se sabe que o Meta planeja o lançamento dos óculos de realidade aumentada (AR) Nazare em 2024, junto a um modelo mais barato batizado de Hypernova. Também é esperada uma pulseira que identifica impulsos elétricos (eletromiografia) para controles realizados por pensamento.

Os modelos previstos para um futuro mais distante deverão funcionar de forma independente, sem a necessidade de pareamento com smartphones, PCs ou qualquer outro tipo de dispositivo para processamento. Mesmo que eles possam ser utilizados para mostragem de notificações e mensagens, a marca ficaria livre das amarras da Play Store ou App Store, por exemplo.

Continua após a publicidade

Os dispositivos deverão funcionar de forma completamente integrada a outros produtos projetados pela Meta, como um futuro smartwatch e a próxima versão dos óculos smart construídos em parceria com a Ray-Ban.

Versões mais leves dos óculos de AR ainda deverão ser lançadas em um futuro mais distante, por volta de 2026. Uma terceira revisão do dispositivo já é prevista para 2028.

Fonte: The Information, via The Verge