Com foco no metaverso, Samsung pode retornar ao mercado de óculos VR
Por Lupa Charleaux | Editado por Wallace Moté | 03 de Março de 2022 às 13h40
Mirando no futuro do metaverso, a Samsung pode voltar a investir no mercado de óculos de realidade virtual (VR) após um hiato de três anos. Han Jong-Hee, CEO da Samsung Electronics, falou sobre o tema durante a visita à MWC 2022, evento de tecnologia móvel realizado esta semana em Barcelona.
- Metaverso: mas o que é isso?
- O que é realidade virtual? Conheça esta tecnologia que pode mudar o mundo
- Óculos de realidade mista da Apple têm conceito apresentado em vídeo
“(Dispositivos relacionados ao metaverso) são o assunto do momento. Então, temos o dever de lidar com essa tendência. Não vai demorar muito”, declarou o executivo à imprensa.
Jong-Hee não quis citar datas para a estreia do dispositivo VR e qual seria a função dele no metaverso. Entretanto, o CEO disse que a fabricante está “buscando a perfeição” enquanto se prepara para o lançamento dos óculos, headset ou outro produto da categoria.
Investimento cedo demais
A Samsung foi uma das primeiras marcas a investir em tecnologias para dispositivos VR. Muito antes do conceito de metaverso ganhar força, a sul-coreana lançou as linhas de headsets Gear VR e Odyssey entre 2014 e 2018.
Em parceria com a Oculus VR, atual divisão de realidade virtual da Meta, a marca lançou cinco versões do Gear VR compatíveis com smartphones. No entanto, a companhia americana encerrou o desenvolvimento de apps para a plataforma em novembro de 2019.
Para mais, os headsets destinados para jogos Odyssey e Odyssey Plus não recebem atualizações desde 2018. Dessa maneira, a companhia colocou os projetos relacionados ao setor de VR em hiato.
Desde então, a Samsung vem concentrando os esforços no desenvolvimento de smartphones dobráveis. A fabricante obteve bastante sucesso na categoria, principalmente com os modelos Galaxy Z Fold 3 e Galaxy Z Flip 3 lançados em 2021.
Futuros concorrentes
Com o crescimento do conceito de metaverso, o cenário de dispositivos VR mudou bastante desde quando a Samsung “deixou” o mercado. Por conta disso, a companhia sul-coreana enfrentará diversos outros rivais no futuro retorno.
Grandes empresas chinesas, como a ByteDance (criadora do TikTok), já anunciaram planos para fabricar óculos, headsets e apps de realidade virtual. Além disso, as big techs Xiaomi e Huawei possuem linhas de produtos com foco nessa área, como o Xiaomi VR e o Huawei VR Glass.
No ocidente, a Apple deve anunciar os próprios óculos de realidade mista até o final de 2022, enquanto o Google pode lançar um produto semelhante apenas em 2024. Além de óculos inteligentes em parceria com a Ray-Ban, a Meta supostamente estaria trabalhando em outros dispositivos relacionados ao metaverso, como um relógio inteligente com tela destacável.
Analisando o cenário atual e o futuro do metaverso, o aparelho VR da Samsung precisará ser integrado ao ecossistema Galaxy, permitindo a conectividade entre vários dispositivos – de celulares e tablets a vestíveis e notebooks. Essa poderia ser uma grande vantagem competitiva em relação à tecnologia oferecida pelos rivais.
Fonte: The Investor, WCCFTech