Publicidade

Com foco no metaverso, Samsung pode retornar ao mercado de óculos VR

Por| Editado por Wallace Moté | 03 de Março de 2022 às 13h40

Link copiado!

Com foco no metaverso, Samsung pode retornar ao mercado de óculos VR
Com foco no metaverso, Samsung pode retornar ao mercado de óculos VR
Tudo sobre Samsung

Mirando no futuro do metaverso, a Samsung pode voltar a investir no mercado de óculos de realidade virtual (VR) após um hiato de três anos. Han Jong-Hee, CEO da Samsung Electronics, falou sobre o tema durante a visita à MWC 2022, evento de tecnologia móvel realizado esta semana em Barcelona.

“(Dispositivos relacionados ao metaverso) são o assunto do momento. Então, temos o dever de lidar com essa tendência. Não vai demorar muito”, declarou o executivo à imprensa.

Jong-Hee não quis citar datas para a estreia do dispositivo VR e qual seria a função dele no metaverso. Entretanto, o CEO disse que a fabricante está “buscando a perfeição” enquanto se prepara para o lançamento dos óculos, headset ou outro produto da categoria.

Continua após a publicidade

Investimento cedo demais

A Samsung foi uma das primeiras marcas a investir em tecnologias para dispositivos VR. Muito antes do conceito de metaverso ganhar força, a sul-coreana lançou as linhas de headsets Gear VR e Odyssey entre 2014 e 2018.

Em parceria com a Oculus VR, atual divisão de realidade virtual da Meta, a marca lançou cinco versões do Gear VR compatíveis com smartphones. No entanto, a companhia americana encerrou o desenvolvimento de apps para a plataforma em novembro de 2019.

Continua após a publicidade

Para mais, os headsets destinados para jogos Odyssey e Odyssey Plus não recebem atualizações desde 2018. Dessa maneira, a companhia colocou os projetos relacionados ao setor de VR em hiato.

Desde então, a Samsung vem concentrando os esforços no desenvolvimento de smartphones dobráveis. A fabricante obteve bastante sucesso na categoria, principalmente com os modelos Galaxy Z Fold 3 e Galaxy Z Flip 3 lançados em 2021.

Futuros concorrentes

Continua após a publicidade

Com o crescimento do conceito de metaverso, o cenário de dispositivos VR mudou bastante desde quando a Samsung “deixou” o mercado. Por conta disso, a companhia sul-coreana enfrentará diversos outros rivais no futuro retorno.

Grandes empresas chinesas, como a ByteDance (criadora do TikTok), já anunciaram planos para fabricar óculos, headsets e apps de realidade virtual. Além disso, as big techs Xiaomi e Huawei possuem linhas de produtos com foco nessa área, como o Xiaomi VR e o Huawei VR Glass.

No ocidente, a Apple deve anunciar os próprios óculos de realidade mista até o final de 2022, enquanto o Google pode lançar um produto semelhante apenas em 2024. Além de óculos inteligentes em parceria com a Ray-Ban, a Meta supostamente estaria trabalhando em outros dispositivos relacionados ao metaverso, como um relógio inteligente com tela destacável.

Analisando o cenário atual e o futuro do metaverso, o aparelho VR da Samsung precisará ser integrado ao ecossistema Galaxy, permitindo a conectividade entre vários dispositivos – de celulares e tablets a vestíveis e notebooks. Essa poderia ser uma grande vantagem competitiva em relação à tecnologia oferecida pelos rivais.

Continua após a publicidade

Fonte: The Investor, WCCFTech