Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Voo tripulado da Blue Origin acontece na terça-feira (20); saiba como será

Por| Editado por Patricia Gnipper | 19 de Julho de 2021 às 11h39

Link copiado!

Blue Origin
Blue Origin

Pouco mais de uma semana após Richard Branson inaugurar a era do turismo espacial com sua Virgin Galactic, chegou a vez do bilionário Jeff Bezos alcançar o espaço. Por volta das 10h (horário de Brasília) desta terça-feira (20), a Blue Origin realizará seu primeiro voo suborbital totalmente tripulado com o veículo New Shepard, a partir das instalações da empresa no Texas. A missão acontecerá no mesmo dia em que o mundo celebrará o 52º aniversário do pouso da Apollo 11 na Lua.

Além de Bezos, a tripulação conta com mais três pessoas: Mark Bezos, irmão de Jeff; Wally Funk, que, aos 82 anos, se tornará a pessoa mais velha a chegar ao espaço; e, por fim, o adolescente Oliver Daemen, que, na semana passada, substituiu o lugar do vencedor do leilão realizado pela Blue Origin — e que até então seria primeiro passageiro pagante da empresa. “Analisamos todos os sistemas do veículo, incluindo hardware, software, procedimentos e prontidão da tripulação de lançamento”, disse Steve Lanius, diretor de voo da empresa após revisão realizada neste último domingo.

Continua após a publicidade

O veículo espacial New Shepard foi projetado para transportar pessoas e cargas úteis até o espaço e, para isso, ele conta com um sistema de lançamento reutilizável com seu foguete e cápsula. A Blue Origin já realizou 15 voos de teste suborbital com quatro veículos diferentes, e o lançamento desta terça será a primeira vez em que passageiros serão transportados. Se tudo ocorrer conforme o programado, Bezos se tornará também o segundo bilionário a alcançar a fronteira com o espaço.

Assim que decolar, o foguete New Shepard será acelerado durante os 90 segundos seguintes por seus motores a velocidades de cerca de 3.700 km/h. Em seguida, a cápsula se separa do impulsionador e os astronautas se desprendem de seus assentos para, então, experimentarem a sensação de ausência de peso por cerca de quatro minutos. Eles estarão acima da Linha de Kárman, uma linha imaginária que determina o limite entre a Terra e o espaço, localizada a 100 km de altitude. A nave da Blue Origin atingirá até 106 km de altitude em seu ponto máximo.

Enquanto a empresa concorrente Virgin Galactic precisa realizar mais alguns voos de testes para só então começar as operações comerciais no início do próximo ano, a Blue Origin já levará seu primeiro cliente pago neste primeiro lançamento — e também planeja uma nova remessa de passageiros privados entre setembro e outubro deste ano. "Pretendemos ter mais dois voos este ano, em 2021, para um total de três voos [tripulados] e muitos mais no futuro", disse Ariane Cornell, diretora de vendas da empresa.

Quem são os tripulantes deste 1º voo da Blue Origin?

Continua após a publicidade

Para começar, temos Jeff Bezos, fundador da Amazon que, hoje, tem 57 anos, e que também fundou a Blue Origin em 2000. Desde adolescente ele queria ir ao espaço e foi como empresário do setor aeroespacial que encontrou uma maneira de realizar seu sonho. Nas últimas semanas, Bezos largou seu cargo de CEO da Amazon para se dedicar a outros empreendimentos, como a própria empreitada da Blue Origin.

Em seguida, temos Mark Bezos, convidado pelo próprio irmão Jeff. Além de possuir algumas ações na Amazon, Mark é cofundador da HighPost Capital e, em 2006, entrou para o conselho de liderança da Robin Hood, uma organização sem fins lucrativos que luta contra a pobreza.

Além dos Bezos, voará também Wally Funk, talvez a tripulante mais aguardada deste voo inaugural. Funk é conhecida por seu pioneirismo como aviadora e também por ser umas das Mercury 13 — um grupo de mulheres que, no início da década de 1960, embora tivessem todas as competências para se tornarem astronautas, foram impedidas pela NASA. Pouco mais de 50 anos depois, a aviadora foi convidada por Bezos e, agora, aos 82 anos, realizará seu sonho de ser astronauta — de quebra, será a pessoa mais velha a sair do planeta, superando o recorde estabelecido por John Glenn em 1998.

Continua após a publicidade

O último tripulante é o adolescente Oliver Daemen, que, aos 18 anos, pretende cursar física na Universidade de Utrecht, na Holanda. Seu assento foi garantido quando o vencedor anônimo do leilão realizado pela Blue Origin precisou adiar sua viagem, então seu pai, CEO e fundador da Somerset Capital Partners, pagou pela viagem. Daemen não será apenas o primeiro cliente pagante a decolar em um voo comercial da Blue Origin, como também a pessoa mais nova a chegar ao espaço — superando o cosmonauta Gherman Titov, que voou aos 26 anos.

Como assistir ao voo da Blue Origin

O foguete New Shepard decolará às 10h (horário de Brasília), a partir da instalação da empresa Launch Site One, localizada no Texas. Segundo nota oficial, o local de lançamento não possui áreas reservadas para transmissão pública, e também não permitirá a entrada de espectadores. Apesar disso, todo o evento será transmitido no site da Blue Origin e pelas redes sociais da empresa, com a live começando às 8h30 (horário de Brasília).

Continua após a publicidade

Fonte: Space.com, Blue Origin