Voo tripulado da Blue Origin acontece na terça-feira (20); saiba como será

Voo tripulado da Blue Origin acontece na terça-feira (20); saiba como será

Por Wyllian Torres | Editado por Patrícia Gnipper | 19 de Julho de 2021 às 11h39
Blue Origin

Pouco mais de uma semana após Richard Branson inaugurar a era do turismo espacial com sua Virgin Galactic, chegou a vez do bilionário Jeff Bezos alcançar o espaço. Por volta das 10h (horário de Brasília) desta terça-feira (20), a Blue Origin realizará seu primeiro voo suborbital totalmente tripulado com o veículo New Shepard, a partir das instalações da empresa no Texas. A missão acontecerá no mesmo dia em que o mundo celebrará o 52º aniversário do pouso da Apollo 11 na Lua.

Além de Bezos, a tripulação conta com mais três pessoas: Mark Bezos, irmão de Jeff; Wally Funk, que, aos 82 anos, se tornará a pessoa mais velha a chegar ao espaço; e, por fim, o adolescente Oliver Daemen, que, na semana passada, substituiu o lugar do vencedor do leilão realizado pela Blue Origin — e que até então seria primeiro passageiro pagante da empresa. “Analisamos todos os sistemas do veículo, incluindo hardware, software, procedimentos e prontidão da tripulação de lançamento”, disse Steve Lanius, diretor de voo da empresa após revisão realizada neste último domingo.

O voo terá 11 minutos de duração (Imagem: Reprodução/Blue Origin)

O veículo espacial New Shepard foi projetado para transportar pessoas e cargas úteis até o espaço e, para isso, ele conta com um sistema de lançamento reutilizável com seu foguete e cápsula. A Blue Origin já realizou 15 voos de teste suborbital com quatro veículos diferentes, e o lançamento desta terça será a primeira vez em que passageiros serão transportados. Se tudo ocorrer conforme o programado, Bezos se tornará também o segundo bilionário a alcançar a fronteira com o espaço.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Assim que decolar, o foguete New Shepard será acelerado durante os 90 segundos seguintes por seus motores a velocidades de cerca de 3.700 km/h. Em seguida, a cápsula se separa do impulsionador e os astronautas se desprendem de seus assentos para, então, experimentarem a sensação de ausência de peso por cerca de quatro minutos. Eles estarão acima da Linha de Kárman, uma linha imaginária que determina o limite entre a Terra e o espaço, localizada a 100 km de altitude. A nave da Blue Origin atingirá até 106 km de altitude em seu ponto máximo.

Enquanto a empresa concorrente Virgin Galactic precisa realizar mais alguns voos de testes para só então começar as operações comerciais no início do próximo ano, a Blue Origin já levará seu primeiro cliente pago neste primeiro lançamento — e também planeja uma nova remessa de passageiros privados entre setembro e outubro deste ano. "Pretendemos ter mais dois voos este ano, em 2021, para um total de três voos [tripulados] e muitos mais no futuro", disse Ariane Cornell, diretora de vendas da empresa.

Quem são os tripulantes deste 1º voo da Blue Origin?

Para começar, temos Jeff Bezos, fundador da Amazon que, hoje, tem 57 anos, e que também fundou a Blue Origin em 2000. Desde adolescente ele queria ir ao espaço e foi como empresário do setor aeroespacial que encontrou uma maneira de realizar seu sonho. Nas últimas semanas, Bezos largou seu cargo de CEO da Amazon para se dedicar a outros empreendimentos, como a própria empreitada da Blue Origin.

Em seguida, temos Mark Bezos, convidado pelo próprio irmão Jeff. Além de possuir algumas ações na Amazon, Mark é cofundador da HighPost Capital e, em 2006, entrou para o conselho de liderança da Robin Hood, uma organização sem fins lucrativos que luta contra a pobreza.

(Imagem: Reprodução/Blue Origin)

Além dos Bezos, voará também Wally Funk, talvez a tripulante mais aguardada deste voo inaugural. Funk é conhecida por seu pioneirismo como aviadora e também por ser umas das Mercury 13 — um grupo de mulheres que, no início da década de 1960, embora tivessem todas as competências para se tornarem astronautas, foram impedidas pela NASA. Pouco mais de 50 anos depois, a aviadora foi convidada por Bezos e, agora, aos 82 anos, realizará seu sonho de ser astronauta — de quebra, será a pessoa mais velha a sair do planeta, superando o recorde estabelecido por John Glenn em 1998.

O último tripulante é o adolescente Oliver Daemen, que, aos 18 anos, pretende cursar física na Universidade de Utrecht, na Holanda. Seu assento foi garantido quando o vencedor anônimo do leilão realizado pela Blue Origin precisou adiar sua viagem, então seu pai, CEO e fundador da Somerset Capital Partners, pagou pela viagem. Daemen não será apenas o primeiro cliente pagante a decolar em um voo comercial da Blue Origin, como também a pessoa mais nova a chegar ao espaço — superando o cosmonauta Gherman Titov, que voou aos 26 anos.

Como assistir ao voo da Blue Origin

O foguete New Shepard decolará às 10h (horário de Brasília), a partir da instalação da empresa Launch Site One, localizada no Texas. Segundo nota oficial, o local de lançamento não possui áreas reservadas para transmissão pública, e também não permitirá a entrada de espectadores. Apesar disso, todo o evento será transmitido no site da Blue Origin e pelas redes sociais da empresa, com a live começando às 8h30 (horário de Brasília).

Fonte: Space.com, Blue Origin

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.