Em novo teste com foguete New Shepard, Blue Origin realizará "ensaio" de voo
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |
Nesta semana, a Blue Origin, empresa espacial de Jeff Bezos, deverá avançar mais um passo em direção ao objetivo de transportar astronautas a bordo de sua própria espaçonave. Na próxima quarta-feira (14), será realizada a missão NS-15, um teste de voo não tripulado, no qual o foguete New Shepard será lançado durante uma janela que se abre às 10h, no horário de Brasília.
- Que tecnologias a Blue Origin testou para a NASA no lançamento desta terça (13)?
- Blue Origin quer criar habitats espaciais comerciais já na década de 2020
- Blue Moon | Jeff Bezos revela novos detalhes sobre viagem à Lua da Blue Origin
Este é um veículo que une foguete e cápsula em um só sistema, capaz de transportar até três tripulantes. Futuramente, a empresa planeja usá-lo para transportar clientes pagantes em breve viagens para o espaço, e a nave também poderá levar cargas em seu interior. O New Shepard é automatizado e reutilizável, assim como os foguetes utilizados atualmente pela SpaceX. Assim, a ideia é que esse teste seja feito na forma de um ensaio operacional, como uma preparação para os futuros voos tripulados.
Durante o teste, a equipe da Blue Origin subirá pela torre de lançamentos, se acomodar nos assentos da cápsula, realizar checagens de comunicação, entre outras ações. Então, a equipe da torre de operações vai preparar a cápsula para o lançamento e fechar a escotilha brevemente para que, pouco antes do lançamento, eles saiam dali. Depois do pouso, a equipe no papel dos astronautas vai voltar para a cápsula para simular a abertura da escotilha e os procedimentos de saída, como se eles estivessem a bordo o tempo todo.
Aliás, seria injusto dizer que não haverá nenhum passageiro a bordo: a cápsula será “tripulada” por Mannequin Skywalker, o boneco de testes usado pela empresa para coltar dados sobre como o lançamento poderia afetar os astronautas. O boneco, que já foi usado em outros voos, irá levar mais de 25 mil cartões postais para representar a Club for the Future, uma organização sem fins lucrativos da Blue Origin.
Este teste acontece em sequência à missão NS-14, que foi realizada com sucesso em janeiro de 2021. Naquele procedimento, a empresa lançou o New Shepard e sua cápsula, que foi renovada com algumas novidades para os turistas espaciais, como melhorias acústicas, nos painéis de display, na temperatura interna e outras melhorias. O teste durou cerca de 11 minutos e levou a cápsula — com Mannequin Skywalker em seu interior — a 100 km de altitude.
Assim como ocorreu em missões anteriores, essa também será realizada seguindo as medidas de segurança e distanciamento contra a disseminação do novo coronavírus. Mesmo assim, a empresa irá transmitir os acontecimentos do teste pela internet — e você pode acompanhar imagens ao vivo do ensaio dos astronautas no site da Blue Origin ou no perfil da empresa no Twitter. Tudo deve acontecer na quarta-feira (14) a partir das 10h (no horário de Brasília).
Fonte: TechCrunch, Space.com, Blue Origin