Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Wally Funk será a pessoa mais velha a sair do planeta, superando John Glenn

Por| Editado por Patricia Gnipper | 06 de Julho de 2021 às 12h35

Link copiado!

Blue Origin
Blue Origin

Impedida de realizar seu sonho de ser astronauta na década de 1960, Wally Funk finalmente alcançará o espaço no próximo dia 20 de julho, a bordo foguete New Shepard, da Blue Origin. E o que torna este voo ainda mais especial é que Funk se tornará a pessoa mais velha a sair do planeta, superando o recorde do astronauta John Glenn, estabelecido em 1998.

Em 1961, na mesmo época em que Funk e outras 12 mulheres participavam do programa “Mulheres nas Estrelas”, sete homens selecionados para o projeto Mercury, que levaria o primeiro norte-americano ao espaço, realizavam uma série de treinos. Entre eles, estava John Glenn, que, posteriormente, tornou-se o terceiro homem a ir ao espaço e o primeiro a orbitar a Terra em 1962. Já aos 77 anos, em 1998, ele se tornou a pessoa mais velha a chegar ao espaço — recorde que Funk está prestes a superar agora em 2021.

Continua após a publicidade

E essa não será a primeira vez que a piloto supera Glenn. Durante um dos testes dos anos 1960, as mulheres foram colocadas em um tanque fechado e escuro, onde Funk permaneceu 10 horas e 35 minutos, enquanto Gleen, submetido a uma prova parecida — uma sala escura em vez de um tanque —, permaneceu apenas três horas.

O voo do próximo dia 20, o primeiro da Blue Origin totalmente tripulado e programado para durar 11 minutos, levará os quatro tripulantes aos limites entre a Terra e o espaço, na chamada Linha de Kárman, onde experimentarão quatro minutos de sensação de ausência de peso. 

Neste mesmo mês, a empresa Virgin Galactic também realizará um voo suborbital tripulado com sua nave VSS Unity-22. Entre os seis passageiros estará Richard Branson, fundador da empresa. A janela para esta missão começa no próximo dia 11, então pode ser que Branson esteja nove dias à frente de Bezos nessa corrida de CEOs em direção ao espaço.

Continua após a publicidade

Fonte: Space.com