Publicidade

Wally Funk, uma das "Mercury 13", estará no 1º voo tripulado da Blue Origin

Por| Editado por Patricia Gnipper | 01 de Julho de 2021 às 14h40

Link copiado!

Blue Origin
Blue Origin

Em 1961, a piloto Wally Funk foi uma das 13 mulheres que, embora tivessem cumprido todos os requisitos para ser se tornarem astronautas, foram impedidas pela NASA de realizarem esta façanha. Conhecidas como “Mercury 13”, foram elas as responsáveis pelo início de uma luta que, somente em 1893, levou a primeira mulher ao espaço. Agora, aos 82 anos, a aviadora Funk finalmente terá sua chance de alcançar as fronteiras com o espaço através do veículo New Shepard, da Blue Origin, programado para ser lançado no próximo dia 20 de julho.

De acordo com os planos da Blue Origin, dentro de três semanas Funk passará quatro minutos experimentando sensação de ausência de peso a bordo do foguete reutilizável New Shepard. Este voo também tem a presença confirmado de Jeff Bezos, dono da empresa, e de seu irmão Mark, além de um comprador ainda não identificado, que garantiu seu assento através de um leilão realizado no mês passado.

Continua após a publicidade

No vídeo publicado no Instagram de Bezos, Funk diz que vai adorar cada segundo disso tudo. Em 1961, a aviadora já era altamente qualificada para realizar voos espaciais e, apesar de não ter realizado este sonho na época, ela jamais perdeu seu amor por voar. "Estou voando há séculos e tenho 19.600 horas de voo", disse no vídeo, onde também cita sua grande experiência como professora, ao ensinar mais de 3 mil pessoas a voar.

Funk relembra o tamanho de sua decepção quando a NASA excluiu a participação de mulheres no corpo de astronautas do então programa espacial, mesmo todas elas fossem qualificadas para esta função. "Eles me disseram que eu tinha me saído melhor e concluído o trabalho mais rápido do que qualquer um dos caras", explica a piloto. O documentário Mercury 13, da Netflix, relatada em detalhes os sonhos interrompidos que todas elas tinham de se tornar astronautas.

Continua após a publicidade

O veículo suborbital New Shepard realizará um voo de 11 minutos e ultrapassará a Linha de Kárman, conhecida como o limite entre a Terra com o espaço e, durante quatro minutos, Funk e os outros tripulantes experimentarão a ausência de peso. O nome do foguete da Blue Origin é uma homenagem ao primeiro homem astronauta da NASA a alcançar o espaço, Alan Shepard, em 1961.

Fonte: Space.com