Publicidade

Spacewalk: o que é caminhada espacial?

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
cookelma/Envato
cookelma/Envato

Você sabe o que é um spacewalk? Também chamado de “caminhada espacial”, este é um procedimento que é conduzido por astronautas fora dos seus veículos espaciais, protegidos do vácuo do espaço apenas por seus trajes. 

Apesar de o nome “spacewalk” ser popularmente conhecido, o termo oficial para estes eventos é “atividade extraveicular” (ou “EVA”, na sigla em inglês). E estas atividades ocorrem por motivos variados, como a necessidade de algum conserto na espaçonave, instalação de equipamentos, entre outros. 

Hoje, a maioria das caminhadas espaciais ocorre fora da Estação Espacial Internacional (ISS). Elas são atividades longas e podem durar até oito horas, dependendo da tarefa que os astronautas devem realizar. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Por que spacewalks acontecem?

Ao realizar uma caminhada espacial, os astronautas podem aproveitar para trabalhar fora dos seus veículos enquanto ainda estão na órbita da Terra, o que oferece uma série de possibilidades. Por exemplo: durante um spacewalk, eles podem instalar um experimento fora do veículo para verificar os efeitos da microgravidade. 

Enquanto isso, eles trabalham acompanhados de uma vista de tirar o fôlego: 

Além disso, os astronautas também podem usar spacewalks para testar equipamentos, consertar satélites e até seus veículos em órbita. Desta forma, estes dispositivos podem ser ajustados no espaço mesmo, sem a necessidade de retornarem à Terra para o reparo. 

Mas, antes de colocar tudo isso em prática, os astronautas precisam usar trajes espaciais EVA que, como o nome indica, foram criados especialmente para estas atividades. Estes componentes são necessários para protegê-los das condições extremas do espaço, como radiação, temperaturas e partículas de poeira, fornecendo também o oxigênio e a água para consumirem durante as EVAs. 

Caminhadas espaciais históricas

As caminhadas espaciais são atividades arriscadas e muitas delas fizeram história. Confira algumas:

Continua após a publicidade

Primeiro spacewalk 

A primeira caminhada espacial de todas foi realizada pelo cosmonauta (nome dado aos astronautas da Rússia) Alexei Leonov em 18 de março de 1965, durante a missão Voskhod 2. 

Já o primeiro spacewalk realizado por um norte-americano foi feito por Ed White durante a missão Gemini IV, em junho daquele ano. “Estou voltando… e este é o momento mais triste da minha vida”, disse ele enquanto retornava à cápsula Gemini. 

Continua após a publicidade

Spacewalk de Bruce McCandless II 

Em 7 de fevereiro de 1984, o astronauta da NASA Bruce McCandless II fez um spacewalk diferente. É que, durante a atividade, ele testou a manned maneuvering unit (MMU), uma espécie de mochila com propulsores a gás que permtia que controlasse sua movimentação e até se afastasse do ônibus espacial Challenger

Naquele dia, ele realizou a primeira caminhada espacial sem nenhum cabo conectando-o ao veículo. “Pode ter sido um pequeno passo para o Neil [Armstrong], mas é um salto e tanto para mim”, declarou ele.

Continua após a publicidade

Caminhada espacial recorde

Quando o assunto é a maior experiência em spacewalks, o cosmonauta Anatoly Solovyev leva o título facilmente. Ao longo da carreira, ele já realizou 16 spacewalks e somou 77 horas fora de um veículo espacial. 

Missão Polaris Dawn 

A missão privada Polaris Dawn levou ao espaço o bilionário Jared Isaacman, o piloto Scott "Kidd" Poteet, Sarah Gillis e Anna Menon, ambas engenheiras na SpaceX. No terceiro dia da missão, Isaacman e Gillis realizaram o primeiro spacewalk privado da história. 

Continua após a publicidade

“SpaceX, temos muito trabalho a fazer em casa, mas daqui [de cima] parece ser um mundo perfeito”, comentou Isaacman, responsável por financiar a missão.

Fonte: NASA (1, 2), ESA