Spacewalk: o que é caminhada espacial?
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela |

Você sabe o que é um spacewalk? Também chamado de “caminhada espacial”, este é um procedimento que é conduzido por astronautas fora dos seus veículos espaciais, protegidos do vácuo do espaço apenas por seus trajes.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- 4 objetos curiosos que astronautas da NASA já perderam no espaço
- O que faz um astronauta no espaço?
Apesar de o nome “spacewalk” ser popularmente conhecido, o termo oficial para estes eventos é “atividade extraveicular” (ou “EVA”, na sigla em inglês). E estas atividades ocorrem por motivos variados, como a necessidade de algum conserto na espaçonave, instalação de equipamentos, entre outros.
Hoje, a maioria das caminhadas espaciais ocorre fora da Estação Espacial Internacional (ISS). Elas são atividades longas e podem durar até oito horas, dependendo da tarefa que os astronautas devem realizar.
Por que spacewalks acontecem?
Ao realizar uma caminhada espacial, os astronautas podem aproveitar para trabalhar fora dos seus veículos enquanto ainda estão na órbita da Terra, o que oferece uma série de possibilidades. Por exemplo: durante um spacewalk, eles podem instalar um experimento fora do veículo para verificar os efeitos da microgravidade.
Enquanto isso, eles trabalham acompanhados de uma vista de tirar o fôlego:
Além disso, os astronautas também podem usar spacewalks para testar equipamentos, consertar satélites e até seus veículos em órbita. Desta forma, estes dispositivos podem ser ajustados no espaço mesmo, sem a necessidade de retornarem à Terra para o reparo.
Mas, antes de colocar tudo isso em prática, os astronautas precisam usar trajes espaciais EVA que, como o nome indica, foram criados especialmente para estas atividades. Estes componentes são necessários para protegê-los das condições extremas do espaço, como radiação, temperaturas e partículas de poeira, fornecendo também o oxigênio e a água para consumirem durante as EVAs.
Caminhadas espaciais históricas
As caminhadas espaciais são atividades arriscadas e muitas delas fizeram história. Confira algumas:
Primeiro spacewalk
A primeira caminhada espacial de todas foi realizada pelo cosmonauta (nome dado aos astronautas da Rússia) Alexei Leonov em 18 de março de 1965, durante a missão Voskhod 2.
Já o primeiro spacewalk realizado por um norte-americano foi feito por Ed White durante a missão Gemini IV, em junho daquele ano. “Estou voltando… e este é o momento mais triste da minha vida”, disse ele enquanto retornava à cápsula Gemini.
Spacewalk de Bruce McCandless II
Em 7 de fevereiro de 1984, o astronauta da NASA Bruce McCandless II fez um spacewalk diferente. É que, durante a atividade, ele testou a manned maneuvering unit (MMU), uma espécie de mochila com propulsores a gás que permtia que controlasse sua movimentação e até se afastasse do ônibus espacial Challenger.
Naquele dia, ele realizou a primeira caminhada espacial sem nenhum cabo conectando-o ao veículo. “Pode ter sido um pequeno passo para o Neil [Armstrong], mas é um salto e tanto para mim”, declarou ele.
Caminhada espacial recorde
Quando o assunto é a maior experiência em spacewalks, o cosmonauta Anatoly Solovyev leva o título facilmente. Ao longo da carreira, ele já realizou 16 spacewalks e somou 77 horas fora de um veículo espacial.
Missão Polaris Dawn
A missão privada Polaris Dawn levou ao espaço o bilionário Jared Isaacman, o piloto Scott "Kidd" Poteet, Sarah Gillis e Anna Menon, ambas engenheiras na SpaceX. No terceiro dia da missão, Isaacman e Gillis realizaram o primeiro spacewalk privado da história.
“SpaceX, temos muito trabalho a fazer em casa, mas daqui [de cima] parece ser um mundo perfeito”, comentou Isaacman, responsável por financiar a missão.