Spacewalk gera turbilhão de emoções, segundo astronauta privado
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela |
Jared Isaacman, bilionário e comandante da missão espacial privada Polaris Dawn, realizou a primeira caminhada espacial comercial da história durante a estadia em órbita. Segundo ele, a atividade foi uma “experiência emocional” que o deixou maravilhado, mas ciente dos perigos envolvidos.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Astronauta fotografa momento de reentrada de cápsula da Polaris Dawn na Terra
CEO e fundador da Shift4Payments, Isaacman financiou a Polaris Dawn, que levou ao espaço também o piloto Scott Poteet, Sarah Gillis e Anna Menon, engenheiras da SpaceX. Já o spacewalk foi conduzido no terceiro dia da missão por Isaacman e Gillis.
“Que experiência emocional, uma sobrecarga sensorial”, descreveu Isaacman em uma transmissão de áudio no Space no X/Twitter, realizada na terça (17). “Há o esforço físico, as mudanças de pressão, as mudanças de temperatura — fica um pouco frio — e depois, é claro, a sensação visual avassaladora, quando você vê a Terra sem nenhum tipo de barreira entre vocês além do visor que está à sua frente”, acrescentou.
Durante a caminhada espacial, Isaacman e Gillis se seguraram à chamada “Skywalker”, uma estrutura na escotilha da cápsula Crew Dragon. Por outro lado, as caminhadas espaciais conduzidas por astronautas governamentais podem levá-los para mais longe dos seus veículos espaciais, realizando experimentos científicos, reparos e até testes de equipamentos.
Em sua fala, Isaacman acrescentou que ficou impressionado com a beleza da Terra, mas reforçou que a experiência não foi tranquila. “Este é um ambiente duro, muito ameaçador”, descreveu, comparando a atividade com as experiências dos primeiros exploradores marítimos.
Gillis também teve momentos especiais durante a missão. Como é uma violinista, ela levou um violino para tocar O Tema de Ray, composta por John Williams, autor das trilhas sonoras da franquia Star Wars. “Foi muito interessante tocar um instrumento no espaço. Houve muitos momentos em que você estava apenas tentando mantê-lo parado o suficiente para poder tocar com sucesso”, descreveu. O instrumento vai ser leiloado para arrecadar fundos para o hospital St. Jude.
Efeito overview
O relato de Isaacman mostra como observar a Terra de longe, imersa na escuridão do espaço, pode ser algo transformador. Esta experiência é chamada de Efeito Overview (ou “Efeito da visão geral”, em tradução livre), termo cunhado pelo autor e filósofo espacial Frank White.
Basicamente, o termo descreve a mudança cognitiva que os astronautas sentem quando veem a Terra do espaço pela primeira vez — Buzz Aldrin, astronauta da Apollo 11, descreveu nosso planeta como “uma brilhante joia no céu de veludo negro”. Aqueles que adquirem esta nova percepção veem nosso planeta como uma esfera azul pequena e frágil, protegida por uma atmosfera fina enquanto flutua no vazio.
Já Ron Garan, astronauta da NASA, relatou em seu livro The Orbital Perspective (“A perspectiva orbital”, em tradução livre) que foi surpreendido pela nova visão do nosso planeta. “Quando olhei para a Terra — esse oásis deslumbrante e frágil, essa ilha que que nos foi dada, e que tem protegido toda a vida das dificuldades do espaço —, uma tristeza me invadiu, e eu fui atingido no estômago por uma sóbria e inegável contradição”, escreveu.
Fonte: France 24