4 objetos curiosos que astronautas da NASA já perderam no espaço
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper | •
Os astronautas realizam várias tarefas no espaço e, entre elas, estão as atividades extraveiculares. Elas são mais conhecidas como spacewalks e, nelas, os astronautas trabalham do lado externo dos veículos espaciais. Mas, às vezes, pode acontecer de algum item ou ferramenta escapar acidentalmente durante os procedimentos.
- 5 coisas "bizarras" que acontecem no espaço
- Astronauta joga 5 kg de lixo espacial para fora da ISS. Por que ele fez isso?
A maioria dos spacewalks acontece do lado de fora da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e dura de cinco a oito horas, dependendo do que for feito.
Ocasionalmente, objetos acabam escapando durante atividades extraveiculares no espaço. Como é perigoso tentar recuperá-los, os objetos perdidos mergulham no espaço e são deixados para trás.
Coisas perdidas no espaço
Abaixo, listamos algumas vezes em que astronautas da NASA perderam itens curiosos durante caminhadas espaciais.
Confira:
1. Luva
A perda de objetos no espaço não é um fenômeno recente — basta lembrar que o astronauta Ed White deixou uma luva escapar durante aquela que foi a primeira caminhada espacial feita por um norte-americano.
Tudo aconteceu em 3 de junho de 1965, quando White deixou a nave Gemini IV. Enquanto a porta da cápsula estava aberta, uma luva de reserva escapou e não foi recuperada, acabando perdida pelo espaço.
2. Apoio para os pés
Outro incidente aconteceu durante um spacewalk feito em março de 2001, fora do ônibus espacial Discovery. Naquele dia, os astronautas deixaram o veículo para realizar uma atividade de construção e manutenção da ISS.
Após o início da caminhada espacial, Jim Voss, astronauta da NASA, relatou que um item usado para prender os pés dos astronautas ao braço robótico do ônibus espacial foi perdido. Depois, o veículo precisou ser desviado do objeto.
3. Bolsa de ferramentas
Em 2008, foi a vez de a astronauta Heidemarie Stefanyshyn-Piper, da NASA, passar por algo semelhante. Enquanto ela fazia alguns reparos no lado externo da ISS em 18 de novembro de 2008, um composto começou a vazar de sua bolsa de ferramentas.
Ela tentou limpar o material, mas a bolsa escapou de suas mãos. E não era uma bolsa qualquer: o item valia US$ 100 mil, valor equivalente a aproximadamente R$492.174,48 na cotação atual.
4. Pedaço de equipamento
Durante uma caminhada espacial feita em 2017, Peggy Whitson e Shane Kimbrough perderam uma bolsa com materiais que iriam proteger um ponto de acesso da ISS (onde havia uma porta de acoplagem) contra impactos de pedaços de lixo espacial ou pequenas rochas.
Era essencial cobrir o ponto de acesso da porta. Devido à importância da tarefa, o Centro de Controle da Missão orientou que a dupla usasse tecidos e cabos para substituir o material perdido. Ufa!