Publicidade

Helga e Zohar: conheça os manequins gêmeos prontos para a missão Artemais I

Por| Editado por Rafael Rigues | 11 de Agosto de 2022 às 17h15

Link copiado!

NASA/StemRad
NASA/StemRad

A NASA está trabalhando nos últimos preparativos para a missão Artemis I, um teste de voo que lançará a cápsula Orion à Lua com uma “tripulação” especial: na nave, estarão os manequins Helga e Zohar, manequins “gêmeas” de um experimento do Centro Aeroespacial Alemão (DLR), junto do “comandante” Moonikin Campos, outro manequim. Eles estarão acompanhados por bonecos do “astronauta” Shaun, o Carneiro, e do simpático beagle Snoopy.

Como o programa terá missões tripuladas, a maior prioridade é garantir a segurança dos astronautas, principalmente contra a radiação espacial. É aí que entra o experimento Matroshka AstroRad Radiation Experiment (MARE). Liderado pela agência espacial alemã (DLR) e executado junto de parceiros, este será o primeiro experimento a medir a exposição do corpo humano feminino à radiação além da órbita da Estação Espacial Internacional.

Os manequins Helga e Zohar vão ajudar na investigação do MARE com sensores que vão coletar dados da exposição à radiação ao longo dos mais de 40 dias de missão. Zohar estará com um colete protetor AstroRed vermelho, que será testado durante o voo, e Helga irá sem a proteção.

Continua após a publicidade

Como ambos são feitos de materiais que imitam os ossos, tecidos e órgãos de mulheres adultas, a dose de radiação recebida nos órgãos mais sensíveis poderá ser medida. As atividades dos manequins serão divulgadas nas redes sociais com a tag #LunaTwins (“gêmeas lunares”, em tradução livre).

Investigando os efeitos da radiação

Continua após a publicidade

Thomas Berger, gerente de projeto no DLR, afirmou que a dupla de manequins já foi enviada à NASA para instalação na cápsula Orion. “Foi uma experiência maravilhosa trabalhar em um objetivo comum nessa equipe internacional”, disse ele. “Agora, claro, estamos animados para ver quais níveis de radiação Helga e Zohar vão medir durante o voo ao redor da Lua e no retorno à Terra”.

O MARE irá também coletar dados que permitirão determinar a exposição à radiação a bordo da nave em momentos específicos do voo. Ao investigar como os níveis de radiação podem afetar as futuras astronautas do programa, o experimento MARE ajudará os cientistas a identificar quais proteções contra a radiação podem ser mais úteis — principalmente porque o corpo feminino é mais sensível aos efeitos da radiação ionizante, quando comparado com o masculino.

A Artemis I é a missão inaugural do programa Artemis, que levará novamente humanos à Lua. Esta missão terá o objetivo de testar todos os sistemas recém-desenvolvidos para o programa, incluindo a interação entre a nave Orion, o foguete Space Launch System (SLS) e dispositivos em solo.

Continua após a publicidade

Fonte: DLR