Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Manequim da missão Artemis I ganha nome que homenageia membro da Apollo 13

Por| Editado por Patricia Gnipper | 29 de Junho de 2021 às 17h10

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

Conforme divulgado pela NASA nesta terça-feira (29), Commander Moonikin Campos (ou “Comandante Moonikin Campos”, em tradução literal) é o nome oficial do manequim que será lançado ao espaço no final deste ano através da missão Artemis I, a primeira do Programa Artemis, que visa o retorno da humanidade à Lua. A escolha é o resultado de um concurso que recebeu mais de 300 mil votos e que homenageou alguns nomes importantes da história da agência espacial, de seus programas espacias e até mesmo nomes de objetos astronômicos.

O nome que é o grande vencedor do concurso é dedicado a Arturo Campos, que trabalhou como gerente de subsistema de energia lunar da Apollo 13. A missão, cujo objetivo era realizar o terceiro pouso tripulado na Lua em 1970, precisou ser abortada no meio do caminho, pois um dos tanques de oxigênio do módulo de comando e serviço explodiu dois dias após o lançamento. Felizmente, um plano que previa este cenário foi criado com antecedência, mas o procedimento precisou ser executado em tempo real e, graças ao grande conhecimento técnico de Arturo, os astronautas Jim Lovell, Jack Swigert e Fred Haise voltaram a salvos para a Terra.

Continua após a publicidade

Para o historiador chefe interino Brian Odom, do Marshall Space Flight Center, da NASA, o nosso retorno à Lua por meio do Programa Artemis é um esforço global, e a agência espacial sempre procura por novas maneiras de envolver o público em suas missões. “Este concurso, que está ajudando a pavimentar o caminho para um retorno humano à Lua, também homenageia um indivíduo importante em nossa família da NASA, Arturo Campos”, acrescenta Odom. Na década de 1970, Campos era um dos poucos funcionários mexicano-americanos da agência e, nos anos seguintes, contribuiu com esforços para recrutar mais trabalhadores hispânicos para o programa espacial norte-americano. Aposentou-se em 1980 e faleceu em 2004, ao 66 anos, vítima de um ataque cardíaco.

Além de Campos, outros seis nomes foram considerados para batizar o manequim astronauta: ACE (sigla para Artemis Crew Explorer), DUHART (em homenagem à Irene Duhart Long, ex-diretora médica do Kennedy Space Center), MONTGOMERY (dedicado a Julius Montgomery, primeiro afroamericano a trabalhar como técnico na atual Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral), RIGEL (a estrela mais brilhante da constelação de Órion), SHACKLETON (uma cratera do polo sul lunar homenageado com o nome do explorador da Antártica Ernest Shackleton) e, por último, WARGO (uma dedicatória para Michael Wargo, primeiro cientista-chefe de exploração da NASA).

A manequim Campos ocupará o assento do comandante a bordo da cápsula Orion e vestirá o mesmo traje espacial que os astronautas usarão nas missões Artemis seguintes. O boneco será equipado com dois sensores de radiação e, no encosto da cabeça e atrás do banco, terá sensores adicionais para registrar dados de aceleração e vibração durante toda a missão. As informações obtidas a partir deste teste vão garantir a segurança da tripulação humana. Outros dois passageiros também farão parte desse lançamento, mas apenas o tronco de manequins, nomeados de Zohar e Helga, são destinados a registrar a radiação durante os voos lunares.

Continua após a publicidade

Através de seu ousado Programa Artemis, a NASA pretende estabelecer a presença humana a longo prazo na Lua e também ao redor dela e, dessa maneira, se preparar para voos com destinos mais distantes, como Marte. A missão Artemis I também avaliará o desempenho de seu foguete Space Launch System (SLS) e da cápsula Orion, peças fundamentais para a exploração do espaço.

Fonte: NASA