NASA divulga novo calendário com possíveis datas para lançamento da Artemis I

NASA divulga novo calendário com possíveis datas para lançamento da Artemis I

Por Wyllian Torres | Editado por Rafael Rigues | 18 de Maio de 2022 às 12h30
NASA

A NASA divulgou, nesta segunda-feira (16), um novo calendário com as possíveis datas para o lançamento da missão Artemis I, a primeira do Programa Artemis. A lista começa do dia 26 de julho deste ano e vai até junho do ano que vem, reunindo 158 janelas preliminares para a decolagem.

A Artemis I consiste no primeiro lançamento do poderoso foguete Space Launch System (SLS) da NASA, que enviará a nave Orion em seu segundo voo orbital. Desta vez em uma viagem sem tripulação ao redor da Lua que deve durar entre 26 a 42 dias, dependendo de quando a missão decolar.

A Artemis I servirá para garantir que tanto o foguete SLS quanto a nave Orion são seguros levar astronautas a Lua (Imagem: Reprodução/NASA)

Em nota, a NASA explicou algumas das várias restrições para a definição das datas de lançamento, como a mecânica orbital. Por exemplo, a nave Orion não pode ficar na escuridão por mais de 90 minutos, pois seus painéis solares precisam gerar energia para manter a nave na temperatura adequada. Portanto, os planejadores da missão excluem todas as datas potenciais que poderiam enviar a Orion para a sombra da Terra durante longos períodos.

Inicialmente, a Artemis I seria lançada em 2016, mas uma série de contratempos adiou a missão, que depende agora da conclusão do ensaio geral do SLS. “Definiremos uma meta mais específica após concluirmos os testes de 'ensaio molhado'", disse Kathryn Hambleton, porta-voz da NASA.

Últimos detalhes

Durante uma audiência do Comitê de Inteligência da Câmara de Deputados dos EUA, realizada nesta terça-feira (17), Bill Nelson, administrador da NASA, disse que a Artemis I será lançada em agosto. Entretanto, a agência ainda não conseguiu finalizar o teste crucial para aprovar o lançamento.

O foguete SLS com a nave Orion acoplada no topo durante uma das recentes tentativas de ensaio geral no Centro Espacial Kennedy (Imagem: Reprodução/NASA)

Conhecido como “ensaio molhado”, o teste consiste em abastecer completamente o foguete SLS e realizar todas as operações envolvidas em um lançamento real — exceto a decolagem —, para avaliar que todos os sistemas estão funcionando corretamente.

A NASA já realizou três tentativas deste ensaio: na mais recente foi detectado um vazamento em um dos propulsores do foguete enquanto ele era abastecido. A equipe de engenheiros resolveu levar o lançador para as instalações do Kennedy Space Center, na Flórida, para ajustes.

As tentativas recentes só conseguiram abastecer metade do tanque de oxigênio líquido do foguete e parte do tanque de hidrogênio líquido. Com isso, o ensaio geral do SLS só deve acontecer no final de junho. Só após a conclusão desta operação é que a NASA baterá o martelo para definir a data de lançamento da Artemis I.

Fonte: NASA, Via Ars Technica

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.