Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Conheça o primeiro “astronauta” da missão lunar Artemis I

Por| Editado por Rafael Rigues | 03 de Agosto de 2022 às 15h15

Link copiado!

ESA/Aardman
ESA/Aardman

Nesta terça-feira (2), a Agência Espacial Europeia (ESA) revelou o primeiro “astronauta” da missão Artemis I: um boneco de Shaun, personagem principal da animação "Shaun, o Carneiro", foi escolhido partiicpar do voo inaugural da cápsula Orion com o módulo de serviços da ESA, que irá à Lua e depois retornará à Terra. A missão será controlada em solo e não terá tripulantes humanos, mas contará com este “passageiro” pra lá de simpático.

A novidade foi anunciada por David Parker, diretor de Exploração Humana e Robótica na ESA. “Este é um momento emocionante para Shaun e para nós, na ESA”, comemorou ele, em um comunicado. “Estamos muito felizes por ele ser selecionado para a missão, e entendemos que, embora seja um pequeno passo para o homem, é um grande salto para os carneiros” brincou, em referência à célebre frase dita por Neil Armstrong ao caminhar na Lua, durante a missão Apollo 11.

Já Lucy Wendover é diretora de marketing no estúdio Aardman Animations, a “casa” do personagem, e comemorou a participação dele na missão. “A Aardman está feliz em se juntar à ESA em fazer história ao lançar o primeiro ‘carneiro’ ao espaço”, disse. “2022 marca o 15º aniversário da primeira série de Shaun na TV, então não há jeito melhor de comemorar do que viajar mais longe do que qualquer outro ‘carneiro’ já foi”, disse.

Continua após a publicidade

Segundo a agência espacial, o personagem já começou seu treinamento de astronauta e de familiarização com a cápsula, viajando a vários lugares na Europa e Estados Unidos para analisar diferentes aspectos da missão. O treinamento foi documentado, e será apresentado em uma série de publicações da ESA até o lançamento, atualmente estimado para acontecer entre o fim de agosto e início de setembro.

Em meio às suas atividades, Shaun voou em um avião A310, da Airbus, que o levou em um voo parabólico, proporcionando a sensação de ausência de peso. O voo foi acompanhado por membros da ESA, e trouxe um “gostinho” do treinamento pelo qual os astronautas profissionais passam para se prepararem para voos espaciais.

Brincadeiras à parte, o boneco de Shaun viajará na cápsula Orion com o módulo europeu, lançados pelo foguete Space Launch System. Após o lançamento, a nave vai entrar na órbita baixa da Terra, e será levada à órbita translunar com a ajuda do estágio superior do foguete. Depois, a nave vai sobrevoar a Lua, aproveitando a gravidade lunar para chegar a quase 70 mil quilômetros do nosso satélite natural — mais longe do que qualquer humano ou carneiro já chegou.

Continua após a publicidade

Fonte: ESA