Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA usará manequins em vez de astronautas na primeira missão Artemis

Por| Editado por Patricia Gnipper | 25 de Junho de 2021 às 14h10

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

Para o fim deste ano, a NASA se prepara para realizar o primeiro de uma série de testes do Programa Artemis. Lançada pelo foguete Space Launch System (SLS), a cápsula Orion levará três manequins equipados com sensores para uma viagem ao redor da Lua, fazendo as vezes de astronautas. Através desta missão, chamada de Artemis I, a agência espacial busca obter dados importantes sobre o que seus tripulantes podem experimentar durante os futuros voos do programa, como os níveis de radiação e, assim, aprender a melhor maneira de proteger seus astronautas na missão tripulada Artemis II.

É comum que manequins sejam utilizados por diversos setores em testes como substitutos humanos. A partir deles, é possível desenvolver equipamentos para ambientes extremos, como é o caso do espaço, sem oferecer riscos ou danos permanentes a seres humanos. O manequim principal viajará ao redor da Lua no assento do comandante na cápsula Orion, equipado com dois sensores de radiação, além de um traje especialmente desenvolvido para o espaço, chamado de Orion Crew Survival System (OCSS).

Continua após a publicidade

No assento do manequim, vão outros dois sensores — um embaixo do encosto da cabeça e outro atrás do assento — para registrar a aceleração e a vibração durante toda a missão de teste. A equipe calcula que os “tripulantes” experimentarão até 2,5 vezes a força da gravidade durante a subida e quatro vezes em dois pontos durante a reentrada. Ao final, os engenheiros vão comparar os dados com os de testes anteriores realizados em solo com o mesmo manequim.

A primeira jornada de testes também contará com a participação de outros dois "tripulantes", mas, neste caso, apenas o torso deles. Chamados de Helga e Zohar, eles ocuparão os dois assentos inferiores da Orion e farão parte do estudo Matroshka AstroRad Radiation Experiment (MARE), destinado a medir a quantidade de radiação espacial que os astronautas podem experimentar na espaçonave e também a avaliar o colete de proteção AstroRad — o qual já se encontra em testes na Estação Espacial Internacional.

Recentemente, a NASA lançou um concurso para nomear o principal manequim, que ocupará o assento de comandante da Orion e, até agora, os nomes mais contados são "Ace" (abreviação de Artemis Crew Explorer), "Delos" (ilha na qual a mitologia grega afirma ter nascido os deuses Artemis e Apolo), "Campos" (em homenagem ao falecido engenheiro da agência, Arturo Campos) e "Rigel" (a estrela mais brilhante da constelação de Órion). O resultado com o nome escolhido deve sair na próxima semana.

Continua após a publicidade

A data para a missão de testes ainda não foi definida, mas, até o momento, a NASA confirma que será realizada no final deste ano. Esta será a primeira de uma série de missões que serão cada vez mais complexas, e que fornecerão uma base para a exploração humana até a Lua e além.

Fonte: Space Daily, NASA