Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Eternos | Data de lançamento, trailers, o que esperar e mais

Por| Editado por Jones Oliveira | 23 de Outubro de 2021 às 20h30

Link copiado!

Divulgação/Marvel Studios
Divulgação/Marvel Studios

Depois da Saga do Infinito e o irromper do multiverso, chegou a hora de conhecermos os deuses do Universo Marvel. O lançamento de Eternos nos cinemas marca justamente a estreia desses seres quase divinos a um mundo povoado, até então, somente por super-heróis. Isso faz não apenas com que a escala de força seja alterada, mas também abre as portas para um mundo novo de histórias.

E embora o grupo não seja tão conhecido assim do grande público e nem mesmo de boa parte dos leitores de gibi, os seus personagens fazem parte de um lado muito importante da mitologia da Marvel. Isso porque são eles que conectam os super-heróis que a gente conhece com os Celestiais, as entidades cósmicas que moldaram toda a criação.

Continua após a publicidade

Os Eternos foram criados por Jack Kirby, um dos principais nomes de todo o mercado de quadrinhos dos Estados Unidos e responsável pelo sucesso da Marvel ao lado de Stan Lee, e por isso são reverenciados até hoje, ainda que nunca tenham sido lá muito populares. A ideia em torno desses personagens era tratá-los como uma espécie de raça aprimorada criada pelos Celestiais e, por isso, vista como deuses pela humanidade.

Não por acaso os seus nomes são retirados ou diretamente inspirados em figuras mitológicas. Ikaris, Thena, Phastos e Gilgamesh são apenas alguns dos eternos que têm correspondência direta com os mitos antigos que a gente aprendeu na escola. E agora eles vão mostrar toda a sua imponência imortal nos cinemas.

A decisão de trazer esses personagens para o Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês) é bastante curiosa. Até então, a Fase 4 apresentava algo muito mais voltado para a ideia do multiverso e de viagens no tempo, mas Eternos expande ainda mais o lado cósmico, principalmente ao trazer esses conceitos para a Terra. Por isso mesmo, eles abrem as portas para que elementos que poderiam aparecer somente em histórias dos Guardiões da Galáxia ou da Capitã Marvel passem a ser comuns a todo o MCU.

Eternos: Elenco

Continua após a publicidade

O que mais impressiona em Eternos é seu elenco. A Marvel não economizou e apostou em nomes de peso para viver esses personagens tão desconhecidos do grande público. Afinal, a gente espera ver Angelina Jolie e Salma Hayek em grandes produções e não em um grupo de heróis da quarta divisão da editora. Isso sem falar que a direção fica a cargo de Chloé Zhao, ganhadora do Oscar por Nomadland.

Se é para atrair o interesse para um filme que normalmente ficaria fora do radar do público ou se é porque o Marvel Studios acredita na grandiosidade do projeto, não sabemos, mas o fato é que os escolhidos para viver os Eternos é o grande atrativo até agora.

Além de Hayek e Jolie, que vivem as personagens Ajak e Thena, respectivamente, Eternos tem ainda Richard Madden, Gemma Chan, Don Lee e Kumail Nanjiani aparecendo como Ikaris, Sersi, Gilgamesh e Kingo. O restante do grupo é formado por nomes não tão conhecidos assim do grande público, como o dos atores Brian Tyree Henry, Lauren Ridloff, Barry Keoghan e Lia Mchugh.

Continua após a publicidade

É claro que, com tanta gente aparecendo de uma só vez, o roteiro deve se concentrar em apenas parte deles, fazendo com que a maioria dos Eternos seja de coadjuvantes da trama principal. E com base em tudo o que foi dito até aqui, Ikaris e Sersi devem puxar o protagonismo para si, sendo os grandes responsáveis por reunir as divindades da Marvel para combater a ameaça dos Deviantes.

Além de Madden, o filme conta com outra participação vinda de Game of Thrones. O ator Kit Harington, o eterno Jon Snow, vai viver o personagem Dane Whitman, que é o herói Cavaleiro Negro nas HQs. Não sabemos se ele vai usar a alcunha no longa e tampouco se vai empunhar a Espada de Ébano como nos gibis — em uma cena pós-crédito, talvez? —, mas é fato que ele vai viver um triângulo amoroso com os protagonistas.

Continua após a publicidade

Já no lado dos vilões, há uma grande incógnita sobre quem dá a voz a Kro, o líder dos Deviantes. Inicialmente, especulava-se que o personagem seria dublado pelo ator Dan Stevens, mas o nome de Bill Skarsgård (It: A Coisa) passou a ser dado como o mais provável para dublar o alienígena. 

De quebra, surgiu ainda uma participação especial na cena pós-crédito. No caso, não vamos falar aqui para não dar spoiler da revelação, mas o fato é que temos um ator-cantor interpretando um herói importante não apenas para o universo cósmico da Marvel como para os próprios Vingadores.

Assim, os nomes confirmados até agora são:

Continua após a publicidade
  • Ikaris (Richard Madden)
  • Sersi (Gemma Chan)
  • Thena (Angelina Jolie)
  • Ajak (Salma Hayek)
  • Dane Whitman (Kit Harrigton)
  • Gilgamesh (Don Lee)
  • Kingo (Kumail Nanjiani)
  • Phastos (Brian Tyree Henry)
  • Sprite (Lia McHugh)
  • Makkari (Lauren Ridloff)
  • Druig (Barry Keoghan)

Eternos: Trailers

Faltando menos de um mês para a estreia de Eternos, a Marvel disponibilizou somente dois trailers que não mostram muito da história do longa, mas fazem uma boa contextualização de quem são os novos heróis, como eles se encaixam na história geral do universo apresentado até agora e qual é a ameaça que surge e obriga o grupo a sair das sombras.

Continua após a publicidade

O primeiro trailer destaca justamente esse caráter divino dos personagens, mostrando como eles existem na Terra desde a Antiguidade e como veem os humanos como crianças que precisam ser cuidadas. Foi nesse vídeo que descobrimos que os Eternos sempre existiram observando e guiando a humanidade, mas sem interferir em suas questões — o que explica por que eles não participaram na luta contra Thanos. Ainda assim, no geral, é um trailer para apresentar os personagens.

Um ponto importante que é mostrado nesse trailer é que os deuses da Marvel estão cientes do que são os Vingadores e até questionam quem poderia liderar os Heróis Mais Poderosos da Terra após os eventos de Vingadores: Ultimato. E há quem acredite que essa é a deixa dada pela Marvel para indicar que Ikaris pode ser mesmo o líder da equipe no futuro.

Já o segundo trailer entrega bem mais da história, destacando principalmente o papel dos novos vilões — os tais dos Deviantes. Essas criaturas são seres que foram criados juntos com os Eternos pelos Celestiais e que acabaram sendo corrompidos ao longo do tempo. Assim, ficou definido que o papel dos novos heróis é proteger a Terra e a humanidade dessas criaturas. 

Continua após a publicidade

Mais do que isso, ele explica que o uso das Joias do Infinito por Thanos e pelos Vingadores gerou energia o suficiente para dar início a um evento que eles chamam apenas de Despertar. Não fica claro do que se trata, mas é claro que esse vai ser o grande perigo que Ikaris e companhia vão precisar impedir. Por isso, vemos Ajak buscando os Eternos espalhados ao redor do mundo. Ao mesmo tempo, temos a primeira grande aparição de Kro, o líder dos Deviantes aprisionando Thena.

Além disso, o Marvel Studios divulgou alguns breves teasers que trazem uma ou outra cena inédita. Nada muito revelador, apenas alguns diálogos estendidos ou uma piada confundindo Ikaris com o Superman.

Eternos: O que esperar

Continua após a publicidade

Por ser um grupo de personagens bastante desconhecidos até mesmo de boa parte dos leitores de quadrinhos, a Marvel pode levá-los para os cinemas com bastante liberdade, sem se preocupar tanto com a cronologia apresentada nos gibis. Isso faz com que o papel dos Eternos no MCU seja uma enorme incógnita.

Ainda não está claro como o estúdio pretende conectar esses deuses com a história dos Vingadores que a gente já conhece. Os trailers explicam que o uso das Joias liberou uma energia e deu início a algum evento cósmico, mas o real impacto disso ainda não está claro. Ao mesmo tempo, sabemos que os Eternos têm ciência de quem são os Vingadores e o que aconteceu com eles na luta contra Thanos.

Tudo é tão incerto que não sabemos nem mesmo se o MCU vai abordar o fato de que o Titã Louco é um dos Eternos e que parte do seu ódio contra a existência vem do desprezo que a sua raça teve com ele. Nas HQs, Thanos nasce com uma doença chamada de “Síndrome Deviante” e, por isso, ele é alvo de discriminação de seu povo a ponto de sua mãe tentar matá-lo logo depois do parto. Seria interessante ver essa questão ser levantada no filme — e pode ser que vejamos algo nessa linha pelo menos em uma das cenas pós-crédito.

Continua após a publicidade

Com base no que foi mostrado nos trailers, devemos mesmo ter uma história bastante básica contando que o tal Despertar está a caminho e que os heróis precisam se reunir em apenas sete dias para evitar algum tipo de cataclisma que pode destruir o mundo. Não fica clara a relação desse evento com o aparecimento dos Deviantes, mas parece que Kro e suas criaturas vão lutar a favor desse apocalipse. Nossa aposta é que eles querem que o desastre aconteça para acabar com a humanidade e a Terra seja repovoada pelas raças superiores, assim como os Celestiais designaram há milhares de anos.

E se esse argumento não é lá tão interessante ou criativo, o grande destaque de Eternos deve mesmo ficar na relação entre seus personagens. O grupo parece ser bem variado e a dinâmica entre eles é ótima, com cada membro do grupo apresentando uma personalidade única. O foco provavelmente vai ficar no triângulo amoroso entre Ikaris, Sersi e Dane Whitman, mas pode ter certeza que nomes como Phastos e Kingo vão roubar a cena.

Continua após a publicidade

Em relação ao personagem de Kit Harington, fica a dúvida se ele vai se apresentar como o Cavaleiro Negro em algum momento. Pelo que foi mostrado até aqui, ele é apenas um humano comum que acaba tendo um relacionamento com Sersi e, com isso, entra em contato com esse lado imortal da Marvel. E pode ser que esse seu envolvimento com a heroína faça com que ele também tenha que lutar e, com isso, passe a empunhar a Espada de Ébano e se tornando o personagem dos quadrinhos que os fãs esperam. 

Por outro lado, essa pode ser uma das surpresas das duas cenas pós-crédito prometidas pela diretora. Enquanto os outros Eternos são seres poderosos demais para participarem de um grupo como os Vingadores, o Cavaleiro Negro é humano o suficiente para tal missão ao mesmo tempo em que ele mantém suas conexões com essas divindades.

Eternos: Data de lançamento

O lado bom é que não vai ser necessário esperar muito mais para conferir o que o Marvel Studios está preparando para os Eternos e sua estreia no MCU. O longa chega aos cinemas já no próximo dia 4 de novembro, ou seja, falta muito pouco para sabermos sobre os mistérios que essas divindades guardam sobre o futuro do universo cinematográfico da Marvel.