Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é um filme do gênero thriller?

Por| Editado por Jones Oliveira | 03 de Novembro de 2022 às 11h00

Link copiado!

divulgação
divulgação

O termo "thriller" é comumente usado no entretenimento para falar sobre filmes, séries, peças de teatro, livros, etc. Em uma tradução para português seria algo equivalente a "suspense", ou seja, diz respeito a um gênero criado com o intuito de gerar momentos de tensão e medo no espectador.

Para construir um thriller é necessário alguns elementos como, por exemplo, personagens com quem o espectador ou leitor possa se identificar e um bom plot twist (que é aquela virada inesperada no desfecho). Vale lembrar que o thriller é um gênero híbrido, ou seja, está presente em diversos outros gêneros como ação, terror, ficção científica, policial, entre outros.

No audiovisual, muitos diretores apostaram no estilo e criaram excelentes longas, como o sul-coreano Bong Joon-ho com o vencedor do Oscar de Melhor Filme, Parasita; e Jordan Peele, com os aclamados Corra!, Nóse Não! Não Olhe!

Continua após a publicidade

É importante ressaltar que o thiller é um gênero complexo que apresenta diferentes subgêneros. Confira quais são eles.

Thriller de mistério

Continua após a publicidade

Nesse tipo de produção a grande estrela é o mistério por trás de algum personagem, fato, objeto, etc. Os protagonistas costumam ser jornalistas ou investigadores que precisam desvendar algum segredo e acabam descobrindo uma conspiração. Geralmente há um jogo de moralidade, no qual o vilão faz coisas ruins e os mocinhos precisam derrotá-lo.

Um bom exemplo é o longa The Soul, de 2021, no qual um promotor e sua esposa descobrem segredos obscuros em meio à investigação da morte de um empresário. O longa está disponível na Netflix.

Outro filme de sucesso do subgênero é o espanhol Um Contratempo. Dirigido por Oriol Paulo, ele não está mais disponível no streaming, mas pode ser assistido no YouTube.

Thriller criminal

Continua após a publicidade

Nesse subgênero geralmente encontramos uma sequência de crimes que o protagonista precisa desvendar ou conter. A trama se centra mais no criminoso do que nas vítimas em si, e o objetivo é descobrir quem está por trás das barbáries e qual sua motivação. Um bom exemplo são filmes slasher (assassinato em massa), de perseguição, tiroteiros, etc.

Entre os thrillers criminais mais famosos está a saga Pânico, que apresenta um vilão mascarado que persegue e mata suas vítimas. O destaque dos filmes fica para a sonoplastia que já prepara o espectador para as matanças e para o figurino que traz a icônica máscara preta com branco.

Você pode assistir aos filmes da franquia Pânico na Apple TV, Globoplay e Google Play.

Continua após a publicidade

Thriller psicológico

Esse é certamente um dos subgêneros mais famosos do gênero thriller e se caracteriza por personagens que não dependem da força física, mas sim de suas capacidades mentais superiores a seus adversários.

Geralmente a trama é narrada em primeira pessoa e mostra a percepção do personagem do mundo à sua volta, a tentativa de distinguir o verdadeiro do imaginário e sua mente confusa. Bons exemplos de produções são bons thrillers psicológicos são o filme A Casa e as séries You (Você) e Bem-Vindos à Vizinhança, todas da Netflix.

Continua após a publicidade

Thriller político

Nesse subgênero, o foco são as disputas de poder político e é comum abordar assuntos como ditaduras, corrupção, guerra, terrorismo, lavagem de dinheiro, chantagem, entre outros. Vale lembrar que as histórias podem ser baseadas em fatos ou totalmente ficcionais.

Um excelente exemplo de filme thriller político é O Segredo dos Seus Olhos, que retrata um agente da justiça lutando contra a ditadura militar na Argentina. O filme foi dirigido por Juan José Campanella e traz Ricardo Darín, Soledad Villamil, Pablo Rago, entre outros, no elenco. Lançada em 2009, a produção ganhou diversos prêmios, entre eles o Oscar de Melhor Filme Internacional em 2010.

Continua após a publicidade

O Segredo dos Seus Olhos está disponível no Star+, Prime Video e Google Play.

Thriller tecnológico

O thriller tecnológico geralmente está relacionado às obras de ficção científica, espionagem e/ou guerras. Elas abordam uma quantidade maior de detalhes técnicos sobre tecnologia e trazem elementos de suspense para a narrativa. Entre os exemplos do subgênero está o longa Ex_Machina: Instinto Artificial, de 2015, dirigido por Alex Garland.

Continua após a publicidade

O filme mostra um jovem programador chamado Caleb que, após ganhar um concurso, passa a trabalhar durante uma semana na casa de Nathan Bateman, um recluso milionário. No local, ele trabalha com a nova criação de Nathan; um robô com inteligência artificial. Acontece que as coisas saem do controle e Caleb não sabe mais em quem pode confiar.

Ex_Machina está disponível no Prime Video e Apple TV.