10 filmes de esporte para se despedir das olimpíadas

10 filmes de esporte para se despedir das olimpíadas

Por Beatriz Vaccari | Editado por Jones Oliveira | 07 de Agosto de 2021 às 10h30
Columbia, FOX, Warner Bros., United Artists

A olímpiada está quase acabando, mas dá pra aproveitar muito do espírito olímpico para uma sessão temática de cinema apenas com filmes de esporte. Diversas modalidades já renderam ótimas histórias nas telonas: desde divertidas, com o gênero da comédia, quanto emocionantes, adentrando o drama e faturando inúmeros prêmios da crítica especializada, mas todas elas possuem algo em comum: assim como assistindo aos jogos na televisão, nos pegamos torcendo pelo personagem principal como numa partida real — seja baseada em histórias reais ou completamente fictícias.

Há quem diga, inclusive, que o esporte pode se encaixar como um gênero cinematográfico, mas aqui no Canaltech consideramos isso apenas um contexto para histórias inspiradoras. Embora muitas dessas obras pareçam seguir uma fórmula (conhecemos o protagonista, o assistimos superar seus obstáculos e no fim saírem vitoriosos), não dá pra negar que muitos desses títulos não nos emocionam à toa: o esporte é a aspiração de vida de grandes ícones que já passaram pelo mundo, e contar suas histórias é algo que realmente vale a pena.

Topamos a difícil tarefa de listar apenas 10 de vários filmes de esporte incríveis — alguns, inclusive, com modalidades que não fizeram parte dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Abaixo, você confere uma seleção a dedo de longas com esporte em sua história disponíveis para assistir online.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

10. Uma Equipe Muito Especial

Em uma Equipe Muito Especial, Penny Marshal reuniu Tom Hanks, Geena Davis e Madonna em uma só tela numa trama que segue um time feminino de beisebol fundado durante a Segunda Guerra Mundial para manter a moral da torcida, já que os homens estavam no combate. O espectador acompanha desde a fase de recrutamento das jogadoras, passando pelos treinos e enfim comparecendo aos jogos. A história é divertida, alto astral e possui um desfecho alegre, além de ter dado espaço para o ator proferir a icônica fala "Are you crying? There's no crying in Baseball!" e mostrou que, embora seu personagem não seja 100% o vilão da história, ainda há certa versatilidade para viver um homem rabugento e amargurado.

Uma Equipe Muito Especial está disponível no Paramount+.

9. Ford vs. Ferrari

Vencedor do Oscar de Melhor Som, Ford vs Ferrari chegou a disputar o prêmio principal da cerimônia com fortíssimos candidatos, mas é sem dúvida um filme esportivo válido de se assistir. Reunindo Matt Damon e Christian Bale, a trama mostra a interferência empresarial de ninguém menos que a Ford para derrotar a hegemonia de Enzo Ferrari nas 24 Horas de Le Mans, uma das mais tradicionais corridas automobilísticas do mundo. Aqui, Damon interpreta o ex-piloto Carroll Shelby, contratado pela gigante estadunidense para chefiar a empreitada. Com carta branca para montar sua equipe, ele vai atrás do engenheiro Ken Miles (Bale), mas ainda assim enfrenta sérios problemas com a diretoria da Ford.

Ford vs Ferrari está disponível no Telecine.

8. O Homem que Mudou o Jogo

Há quem diga que Brad Pitt viveu sua melhor atuação em O Homem Que Mudou o Jogo, interpretando Billy Beane, o gerente geral do time de beisebol Oakland Athletics. Ao pensar que a sabedoria convencional do esporte está totalmente errada, o executivo tenta reinventar a equipe superando os clubes mais ricos do ramo, mesmo contando com um orçamento apertado. Para isso, ele une forças com Peter Brand (Jonah Hill), graduado da Ivy League, que desenvolve um sofisticado programa de estatísticas para o time. Em paralelo, Beane ainda recruta jogadores de barganha que os olheiros rotularam como falhos, mas que têm potencial para vencer o jogo.

O Homem que Mudou o Jogo está disponível no Clarovideo.

7. Touro Indomável

Este filme de 1980 é uma cinebiografia dirigida por Martin Scorsese e estrelada por Robert De Niro. Aqui, o ator dá vida ao boxeador peso-médio ítalo-americano Jake LaMotta, também chamado de "o touro do Bronx". Quando ele entra num ringue, se torna um pugilista. No entanto, essa raiva autodestrutiva, excessiva e obsessiva somada ao ciúme sexual e apetite animal levaram ao fim de seu relacionamento com esposa e fizeram com que sua família se distanciasse completamente, principalmente o irmão Joey (Joe Pesci), que sempre tentou ajudá-lo a enfrentar seus demônios interiores.

Touro Indomável está disponível no Telecine e no canal da MGM no Prime Channels.

6. Karate Kid

Antes de um Johnny Lawrence falido e alcoólatra reabrir o dojo Cobra Kai, Daniel LaRusso o enfrentou no Torneio de All Valley, em 1984. Karate Kid é uma joia entre os filmes esportivos e constrói todo um universo que foi revisitado pela série original da Netflix, mostrando como o pequeno LaRusso chegou numa nova escola e, para enfrentar os valentões liderados por John Kreese, decidiu voltar a praticar karate com a ajuda do inteligentíssimo Sr. Miyagi.

Karate Kid está disponível na Netflix.

5. Space Jam: O Jogo do Século

Para se preparar para assistir Space Jam: Um Novo Legado, por que não rever a obra que deu início ao evento que juntou os Looney Tunes e astros de basquete em um só lugar? Em 1996, alienígenas querem que Pernalonga e sua turma se tornem a principal atração de um parque de diversões, no entanto, para negociar a captura, o coelho dos Looney Tunes tem a ideia de propor um jogo de basquete em troca da liberdade dos personagens. Agora, para enfrentar o time alienígena, ele precisa convocar um importante reforço, uma conhecida estrela da NBA: Michael Jordan.

Space Jam está disponível na HBO Max.

4. O Vencedor

Dicky Ecklund (Christian Bale) atingiu o auge de sua carreira ao enfrentar o campeão mundial Sugar Ray Leonard em uma luta de boxe. O feito, inclusive, colocou a pequena cidade de Lowell no mapa. Em 1993, ele se mantém encarregado dessa fama, mas também acabou se envolvendo com drogas e dando um adeus à carreira de boxeador. Um dia, seu irmão Micky Ward (Mark Wahlberg) decide tentar a sorte nesse mundo, sendo treinado por Dicky e empresariado por sua mãe, Alice (Melissa Leo). No entanto, a família sempre coloca a breve carreira de Dicky acima da sua, o que coloca limites em seu sucesso no esporte. A situação muda quando ele passa a namorar Charlene Fleming (Amy Adams), que o incentiva a deixar a influência familiar e tratar o boxe de forma mais profissional.

O Vencedor está disponível no Globoplay, Telecine e Prime Video.

3. Caçadores de Emoção

Um dos mais icônicos filmes da carreira de Keanu Reeves também se passa em um contexto esportivo, e o mais interessante é que a modalidade esteve na Olimpíada de Tóquio: o surfe. Nesta história que mistura esporte com investigações policiais, o agente federal Johnny Utah (Reeves) se infiltra na gangue suspeita de realizar uma série de assaltos a bancos no sul da Califórnia. O grupo de surfistas, liderado por Bodhi (Patrick Swayze), é viciado em adrenalina, e isso é muito claro nas ondas que eles costumam pegar. O que Utah definitivamente não esperava, no entanto, era se apaixonar por uma das integrantes do grupo.

Caçadores de Emoção está disponível no Telecine, Globoplay, Prime Video e Paramount+.

2. Menina de Ouro

Este longa vencedor de quatro Oscars definitivamente deve estar na sua maratona esportiva. Em Menina de Ouro, o veterano do boxe Frankie Dunn (Clint Eastwood) leva uma vida reservada em Los Angeles e suas interações sociais limitam-se a Scrap (Morgan Freeman), seu único amigo, que também cuida de seu ginásio. Um dia, Maggie Fitzgerald (Hilary Swank), uma operária transferida de Missouri, aparece no local querendo iniciar uma carreira no boxe. No entanto, o homem acredita que ela esteja velha demais para isso; apesar da negativa de Frankie, ela está determinada a seguir com sua decisão e logo recebe o apoio de Scrap, que a encoraja a seguir adiante. Vencido pela determinação de Maggie, Frankie enfim aceita ser seu treinador.

Menina de Ouro está disponível no Prime Video.

1. Rocky: Um Lutador

Muito além de uma simples história de luta, Rocky é um filme sobre superação pessoal e dar a volta por cima quando tudo parece estar perdido. Além de ter se consolidado como um grande clássico do cinema, o filme transformou a cidade de Filadélfia em ponto turístico dos cinéfilos. A história segue o personagem que dá nome à franquia (que, inclusive, conta com o excelente spin-off Creed) vivido por Sylvester Stallone. Uma vez que é arbitrariamente escolhido para lutar contra o campeão dos pesos pesados, Apollo Creed, Rocky Balboa vê sua vida virar do avesso, cumprindo treinos com o mal-humorado Mickey Goldmill. Em paralelo, ele ainda se apaixonada por Adrian, a tímida irmã de Paulie, seu amigo empacotador de carne.

Rocky está disponível no Telecine e Netflix.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.