Os 10 melhores filmes de basquete que você precisa assistir

Por Beatriz Vaccari | Editado por Jones Oliveira | 13 de Julho de 2021 às 19h00
FOX, New Line, Paramount, Warner Bros.

25 anos após Michael Jordan entrar em quadra com os Looney Tunes e dar início ao jogo que marcou não só o século, como diz o próprio título do filme, como também o cinema de animação e live-action, Space Jam: Um Novo Legado chega aos cinemas nesta quinta-feira (15), desta vez trazendo LeBron James para viver o protagonista da trama. O astro do basquete enfrentará uma inteligência artificial interpretada por ninguém menos que Don Cheadle, que desafiará o jogador para resolver os problemas no ginásio com os personagens mais queridos da Warner Bros.

Com efeitos visuais impressionantes, misturando animação em 2D e 3D, o filme adentrará um universo digital com as demais produções dos estúdios de cinema. Além de Pernalonga, Patolino, Piu-Piu e os demais personagens dos Looney Tunes de volta às telas e com um novo visual, os trailers de Space Jam 2 entregaram uma série de referências a filmes de sucesso que marcaram a indústria, como Matrix e King Kong.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Para ajudar você a se preparar para o jogo mais emocionante do ano, o Canaltech resolveu calçar a basqueteira e selecionar os 10 melhores filmes de basquete já lançados até agora. O ranking é feito com base nos índices do Rotten Tomatoes, agregador de publicações de críticos de cinema que, com base na avaliação de cada um deles, formula uma nota final para determinada produção cinematográfica. Os certificados variam entre Rotten, que indica que menos que 60% das críticas foram positivas; Red, que indica que pelo menos 60% das críticas foram positivas; e Fresh, que indica uma aprovação de mais 75% dos críticos.

10. Coach Carter - Treino para a Vida

Coach Carter se passa em Richmond, na Califórnia, no ano de 1999. Nesse contexto, Ken Carter (Samuel L. Jackson), dono de uma loja de artigos esportivos, recebe a proposta para ser treinador de basquete em sua antiga escola. Ao aceitar o emprego, ele acaba surpreendendo todos ao seu redor por sua metodologia rígida com o time, que inclui um comportamento respeitoso e vestimentas adequadas, além de um bom boletim em todas as matérias. A resistência inicial (e já esperada) dos atletas uma hora assenta, e então o comando do novo técnico passa a ser imbatível.

Avaliação no Rotten Tomatoes: 64%.

Coach Carter está disponível na Netflix.

9. Mais do Que um Jogo

Quer se preparar para Space Jam 2 e conhecer ainda melhor o astro do basquete LeBron James? O protagonista do novo filme com os Looney Tunes possui um documentário que acompanha sua carreira na NBA sob a óptica do cineasta Kristopher Belman. Além de LeBron, ele ainda segue outros quatro talentosos colegas do jogador que formaram um time poderoso na St. Vincent-St. Mary High School, na cidade de Ohio.

Avaliação no Rotten Tomatoes: 64%.

Mais do que um Jogo está disponível para aluguel no iTunes.

8. Homens Brancos Não Sabem Enterrar

Homens Brancos Não Sabem Enterrar é indispensável para os fãs de tramas esportivas. O filme segue Billy Hoyle (Woody Harrelson) e Sidney Deane (Wesley Snipes), dois amigos que se consideram os melhores jogadores da atual geração de basquete em Los Angeles. Ao decidirem unir forças para combater seus rivais, ambos elaboram um plano para fingir que Billy não sabe nada sobre o esporte e então, mais tarde, surpreender na quadra ao aplicar uma jogada repleta de pegadinhas. A parceria no início dá certo, mas é ameaçada quando gângsters que estão atrás de Billy vêm cobrar uma dívida do passado.

Avaliação no Rotten Tomatoes: 77%.

Homens Brancos Não Sabem Enterrar não está disponível no streaming.

7.Jogada Decisiva

Este longa dirigido por Spike Lee segue Jake Shuttlesworth (Denzel Washington), um homem que está preso por ter assassinado sua esposa após uma violenta briga doméstica. Em paralelo, seu filho Jesus (Ray Allen) se torna um excelente jogador de basquete, disputado por diversos times profissionais. No entanto, ele se sente ofuscado pelo passado do pai e quando a liberdade condicional vem à tona, ela acaba surgindo com apenas uma condição: convencer o jovem a assinar um contrato como jogador pela universidade Big State.

Avaliação no Rotten Tomatoes: 81%.

Jogada Decisiva está disponível para aluguel no Clarovideo.

6. Além dos Limites

Além dos Limites é um filme que mistura amor e esporte. Em 1981, a família da jovem Monica se muda para a casa ao lado de Quincy. Com 11 anos, a dupla já possui um desejo grande: jogar na NBA. Essa amizade de amor e ódio dura anos, mas chega num ponto em que a personalidade forte de cada um acaba os separando. No entanto, os dois não resistem à atração que possuem um pelo outro e acabam tendo um relacionamento depois da vida no colégio, mas o rompimento vem logo em seguida por intervenções externas. Muitos anos depois, quando Monica e Quincy já estão em carreiras profissionais, suas vidas se cruzam novamente e é hora de um jogo final, mas desta vez com apostas muito altas.

Avaliação no Rotten Tomatoes: 83%.

Além dos Limites está disponível no Telecine.

5. O Caminho de Volta

Este filme segue a história de Jack Cunningham (Ben Affleck), ex-atleta de basquete e que atualmente é técnico do time de um colégio de ensino médio. Sua promissora carreira como jogador acabou por conta de diversos vícios, o que consequentemente impactou seu relacionamento com a esposa e toda a estrutura familiar que possuia em casa. Quando recebe a proposta de treinar um time mais jovem, ele vê a oportunidade como uma forma de reiniciar sua vida e enfim seguir em frente.

Avaliação no Rotten Tomatoes: 83%.

O Caminho de Volta está disponível na HBO Max.

4. The Heart of the Game

The Heart of the Game é um documentário esportivo sobre o time de basquete feminino Roosevelt Roughriders, de uma escola de Seattle, nos Estados Unidos. O filme é centrado na estrela Darnellia Russell, mas se inicia dois anos antes de ela ingressar na Roosevelt High School para mostrar o contexto majoritamente branco e de classe alta do local. A produção também foca no técnico Bill Resler, que usa uma abordagem diferente para motivar sua equipe. O documentário é narrado por Ludacris, rapper e estrela de Velozes e Furiosos.

Avaliação no Rotten Tomatoes: 87%.

The Heart of the Game não está disponível no streaming.

3. The Other Dream Team

Este documentário acompanha a incrível jornada da seleção lituana de basquete de 1992, cujos atletas lutaram sob o domínio soviético e tornaram-se um símbolo do movimento de independência da Lituânia, além de triunfarem nas Olímpiadas de Barcelona com o auxílio da banda norte-americana de rock Grateful Dead. O filme levou três anos inteiros para ser concluído e contou com entrevistas com diversas figuras famosas do basquete, além de explorar como a queda da União Soviética permitiu à Lituânia restabelecer sua independência e entrar nos jogos olímpicos como um país independente e faturar a medalha de bronze.

Avaliação no Rotten Tomatoes: 88%.

The Other Dream Team não está disponível no streaming.

2. Momentos Decisivos

Momentos Decisivos é baseado numa história real, ambientada em 1954. A trama segue Norman Dale, técnico de um time de basquete de um colégio de ensino médio que aceita o cargo como forma de acertar os erros de seu passado e iniciar um novo capítulo em sua vida. No entanto, sua jornada não começa de forma fácil e conquistar uma vaga na final do campeonato estadual parece cada vez mais inalcançável para esse time de jovens. Para isso, eles precisarão contar com ajudas inesperadas.

Avaliação no Rotten Tomatoes: 91%.

Momentos Decisivos está disponível para aluguel no iTunes.

1. Basquete Blues

Este documentário acompanha cinco anos da vida de William Gates e Arthur Agee, dois adolescentes de um bairro de classe baixa de Chicago, retratando tanto os problemas dentro de casa com a família quanto o contexto em que ambos estão inseridos. Os dois garotos possuem o mesmo sonho: ser estrelas do basquete profissional dos Estados Unidos. E graças a um olheiro, eles conseguem entrar em uma escola preparatória para a faculdade. Com issos, será que eles conseguirão aguentar a rotina pesada de treinos, pressão para tirar boas notas e a rigorosa grade curricular da escola?

Avaliação no Rotten Tomatoes: 98%.

Basquete Blues não está disponível no streaming.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.