Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Matrix 4 | Data de lançamento, trailers, o que esperar e mais

Por| Editado por Jones Oliveira | 09 de Setembro de 2021 às 15h56

Link copiado!

Reprodução/Warner Bros.
Reprodução/Warner Bros.

Um dos maiores marcos da história recente do cinema, Matrix está prestes a voltar para as telonas quase 20 anos após o término da trilogia original. Com o nome de The Matrix Resurrections, a franquia vai retomar a história de onde parou e trazer Neo de volta para o mundo em que as máquinas escravizam a humanidade em uma realidade virtual — ou seja, não muito diferente do nosso mundo fora da ficção. Mas o que a gente pode esperar desse “Matrix 4”?

A verdade é que a gente não sabe absolutamente nada do filme, mesmo ele tendo sido anunciado há dois anos. E por mais que não tenha sido tão afetado pela pandemia da COVID-19 quanto outras produções, o longa foi esquecido nesse período e apenas agora, faltando alguns meses para sua estreia, é que as pessoas lembraram que Matrix está de volta. Tudo segue tão enigmático e misterioso quanto duas décadas atrás.

Continua após a publicidade

Outra dúvida que paira sobre The Matrix Resurrections é em termos de temática e técnica. A trilogia original se tornou clássica por inovar nesses dois aspectos, trazendo uma história densa e repleta de camadas e metáforas que se encaixavam muito bem com uma tecnologia totalmente nova para a época. Só que o bullet time já se tornou algo ultrapassado e a própria linguagem de videogame de antes já não impressiona mais. Assim, o que a série tem de novo para nos impressionar?

Mais uma vez, não sabemos — e é esse mistério em torno da produção que deixa tudo ainda mais interessante. Até agora, temos apenas peças soltas espalhadas sobre a mesa que precisam ser conectadas e que podem nos ajudar a mais uma vez responder: o que é a Matrix?

Matrix 4: Elenco

Continua após a publicidade

De tudo o que a gente já sabe sobre The Matrix Resurrections, o elenco é o que há de mais concreto até agora. A Warner divulgou vários novos, entre veteranos e novatos na série, que nos ajudam a imaginar o que está por vir. Só que, ao mesmo tempo, esses mesmos nomes também levantam algumas dúvidas, seja pelo papel que vão desempenhar dentro da trama, seja pelas ausências que já foram notadas.

A confirmação mais aguardada e óbvia é de Keanu Reeves, que voltará a interpretar Neo depois de 20 anos. E ele não retorna sozinho, já que Carrie-Anne Moss também estará presente como Trinity, revivendo o casal da trilogia original. Vale lembrar que os dois personagens haviam morrido em Matrix Revolutions, o que faz com que o modo como eles serão introduzidos em Matrix 4 seja um enorme mistério. Qual a explicação para que eles estejam de volta e por que eles estão sem memória, como as primeiras informações indicam?

Continua após a publicidade

Por outro lado, Laurence Fishburne é a ausência mais notável, visto que ele mesmo já disse com todas as letras que não retorna como Morpheus. A principal teoria dos fãs é que o personagem vai ser rejuvenescido e que, por isso, a diretora Lana Wachowski optou por não trazer o ator. Por outro lado, em entrevistas, Fishburne pareceu bastante incomodado por ter ficado de fora do novo filme, o que pode indicar alguma questão de bastidores que ainda não foi revelada. De qualquer forma, a verdade é que não veremos o trio da trilogia original lado a lado.

Curiosamente, alguns personagens menores do universo Matrix foram anunciados, como Niobe (Jada Pinkett Smith). Nos primeiros filmes, ela era uma das líderes da resistência humana e — veja só você — era o par romântico de Morpheus. Assim, é bem provável que ela apareça novamente como essa parte da humanidade que está lutando contra as máquinas e fazendo a ponte de The Matrix Resurrections com aquilo que a gente viu antes do lado de fora da realidade artificial.

Quem também confirmou retorno foram os atores Daniel Bernhardt e Lambert Wilson, que voltam como Agente Johnson e Merovíngio, respectivamente. E o fato de esses dois vilões estarem presentes em Matrix 4 pode indicar, como algumas teorias sugerem, que as máquinas reiniciaram a Matrix e que seria essa a razão de Neo não se lembrar mais de que ele era o Escolhido, voltando para dentro da rotina programada para ele.

Continua após a publicidade

Essa hipótese ganha força principalmente pela presença do personagem de Wilson. Na época de Matrix Reloaded e Revolutions, os fãs especulavam que Merovíngio poderia ter sido um dos Escolhidos para acabar com a Matrix, mas que acabou sendo corrompido e integrando o sistema ao invés de combatê-lo. Assim, seu retorno em Resurrections pode ser a confirmação dessa teoria.

E apesar de o Agente Johnson estar presente, não espere reencontrar o icônico Agente Smith. O clássico vilão vivido por Hugo Weaving não estará presente em Matrix 4 por questões de agenda. Em uma entrevista recente, o ator — que também é o Caveira Vermelha da Marvel — contou que foi convidado pela diretora Lana Wachowski para retornar em Resurrections e que chegou a participar das primeiras sessões de leitura de roteiro, mas que outros compromissos o impediram de fazer com que seu personagem voltasse para a sequência.

Novos rostos

Continua após a publicidade

Se a volta dos veteranos na Matrix empolga, o que realmente chama a atenção são os novos rostos — pois são eles que devem indicar o caminho pelo qual a história vai seguir. É o caso de Yahya Abdul-Mateen II (Aquaman e Watchmen), que vai interpretar um novo personagem e que todo mundo acredita ser uma versão mais jovem de Morpheus.

De acordo com o que foi exibido no trailer, esse Neo sem memória encontra o personagem de Abdul-Mateen, que faz várias referências ao Morpheus do primeiro Matrix — inclusive ao oferecer as pílulas vermelha e azul, uma das cenas mais icônicas do cinema recente. Além disso, há uma cena em que ele aparece treinando Neo com toda aquela ambientação de kung-fu que também existia no filme original e, nesse ponto, o personagem de Reeves diz que Abdul-Mateen não o conhece, ao ponto que ele responde com um sugestivo "Não?", o que só reforça essa hipótese. Assim, por mais que a Warner não tenha dito nada sobre o papel do ator no longa, a principal aposta é que ele deve ser esse mentor mais jovem. As razões para isso ainda não estão claras.

Outra estreia confirmada sem muito alarde e que foi ganhando importância à medida que pequenos detalhes eram liberados foi de Neil Patrick Harris (How I Met Your Mother). Inicialmente, ele foi descrito apenas como o terapeuta de Neo, alguém com quem o protagonista compartilhava seus estranhos sonhos sobre máquinas escravizando a humanidade. Depois, o próprio ator explicou que o seu personagem teria uma relevância maior para a história até que, durante o CinemaCon, vimos esse tarapeuta receitando uma pílula azul para Keanu Reeves — o que pode indicar que ele deve ser um dos responsáveis pela falta de memória do herói, o que o coloca como um possível vilão dentro de Matrix 4.

Continua após a publicidade

A atriz Jessica Yu Li Henwick (Punho de Ferro) também foi apontada como alguém importante dentro da sequência e parte disso já é visto no primeiro trailer. É ela quem aparece com o cabelo azul e a tatuagem do coelho branco, levando Neo a encontrar a tal verdade. Em outros momentos, vemos a sua personagem em cenas de ação, fazendo suas piruetas e enfrentando os agentes no melhor estilo Matrix.

Outro nome confirmado é o de Christina Ricci, embora nada tenha sido dito sobre seu papel dentro do longa — situação que é compartilhada por vários outros nomes.

Assim, até agora, quem está confirmado para The Matrix Resurrections é:

Continua após a publicidade
  • Keanu Reeves (Neo)
  • Carrie-Anne Moss (Trinity)
  • Jada Pinkett Smith (Niobe)
  • Daniel Bernhardt (Agente Johnson)
  • Lambert Wilson (Merovíngio)
  • Yahya Abdul-Mateen II (possivelmente um jovem Morpheus)
  • Neil Patrick Harris
  • Jessica Lu Yi Henwick
  • Christina Ricci
  • Brian J. Smith
  • Toby Onwumere
  • Erendira Ibarra
  • Andrew Caldwell
  • Ellen Hollman
  • Priyanka Chopra Jonas
  • Stephen Graham
  • Jonathan Graff

Matrix 4: Trailer

Depois de muita espera, a Warner trouxe o primeiro trailer de The Matrix Resurrections que mostra bem aquilo que a gente tinha apenas imaginado a partir das descrições feitas por quem já tinha visto o material. E apesar de ele não revelar muito da história e mais plantar dúvidas do que certezas, é uma boa demonstração de como o novo filme se mantém fiel às temáticas e à estética da trilogia original.

Continua após a publicidade

Esse trailer apresenta a ideia de que Neo não se lembra mais de ser o Escolhido, achando que os poucos lapsos de recordações são sonhos ou mesmo um princípio de loucura. É nesse contexto que ele procura um terapeuta, vivido por Neil Patrick Harris, e que vemos que o protagonista está sendo medicado com pílulas azuis, indicando que a ideia é mantê-lo preso dentro daquela realidade artificial. Aliás, há vários itens em azul nessa cena, reforçando toda essa interpretação

Em seguida, vemos Reeves encontrando Trinity em um café e fica claro que eles não se lembram de nada, muito menos de que já foram um casal no passado. Ela chega a perguntar se já não se conhecem de algum lugar.

É a partir disso que temos o suposto Morpheus mais jovem dizendo a Neo que é hora de voar e oferecendo a pílula vermelha, dizendo que vai trazer todas as respostas que ele procura — em uma clara referência ao primeiro Matrix. É então que o trailer traz toda a ação típica da série, com o protagonista saltando no ar, fazendo pose de arte marcial e parando mísseis com poderes da mente.

Continua após a publicidade

Além disso, o trailer traz ainda a personagem de Jessica Yu Li Henwick sendo a responsável por conduzir Neo por essa verdade escondida do mundo 3 incluindo a já tradicional saída do espalho e todas as acrobacias durante a luta. Em determinado momento, alguém simplesmente para no ar para desviar de tiros, mostrando que as maluquices que marcaram os primeiros Matrix vão voltar em Resurrections.

Há também uma breve aparição do mundo fora da Matrix, com as máquinas sobrevoando as ruínas e o personagem de Keanu Reeves se desligando dos plugues que o mantêm dentro do sistema. Na cena seguinte, vemos um policial se transformar no agente Johnson.

Isso tudo mostra como Lana Wachowski e a própria Warner cuidaram para fazer com que esse Matrix 4 soe quase como um eco do filme de 1999. Há diversos momentos que referenciam diretamente o primeiro filme, dando a entender que a história é cíclica e que vamos rever esse despertar de Neo para enfrentar as máquinas. Tanto que o trailer se encerra com Neo conversando com alguém questionando justamente o fato de o protagonista voltar para onde tudo começou.

Continua após a publicidade

Matrix 4: O que esperar

Apesar de o trailer ter mostrado tudo aquilo que a gente queria ver em um novo Matrix depois de quase duas décadas, os detalhes de história ainda são muito escassos. Há várias sugestões que são plantadas, mas nada é realmente definitivo por ali. Assim, ainda estamos no campo das especulações.

Com o pouco de informação que temos, é possível imaginar que Neo e Trinity sobreviveram de alguma forma aos eventos de Matrix Revolutions e foram colocados novamente dentro da Matrix pelas máquinas, que cuidaram de apagar suas memórias sobre tudo o que aconteceu. Ao que tudo indica, o próprio terapeuta do herói receita pílulas azuis para ele, indicando que a ideia é manter o Escolhido dopado e totalmente alheio à sua real natureza — até que esse suposto Morpheus rejuvenescido aparece e puxa o herói para a realidade mais uma vez.

Olhando assim, dá a entender que Matrix 4 deve ser quase como uma homenagem ao filme original, que, de certo modo, reconta a história que a gente já conhece — mais ou menos como aconteceu com Star Wars: O Despertar da Força em relação a Uma Nova Esperança. O ponto é que ainda não está claro como o roteiro vai fazer esse loop narrativo.

Uma das apostas que surgiu é de que Neo e Trinity vão ser colocados em uma espécie de nova versão da Matrix — em Reloaded, é dito que isso já aconteceu outras vezes no passado — e que é por isso que os eventos parecem ser cíclicos, já que é projetado para acontecer dessa forma. A presença de Merovíngio é um indício forte de que as coisas podem seguir por esse caminho. O personagem que aparece no trailer, inclusive, pode ser uma nova versão dele.

Outra teoria indica que Morpheus sobreviveu como uma inteligência artificial e que, sem seu corpo físico, adota essa aparência rejuvenescida para despertar Neo mais uma vez.

Além disso tudo, há quem acredite que The Matrix Resurrections deve representar também uma passagem de bastão para uma nova geração. Embora Keanu Reeves siga segurando muito bem as pontas como astro de ação, como John Wick deixa bem claro, é possível que o novo filme traga novos protagonistas para lutarem pela libertação da humanidade — e o novo Morpheus reforça essa hipótese.

A atriz Jessica Yu Li Henwick é uma das possíveis novas heroínas, já que ela tinha sido anunciada como alguém relevante dentro da nova história, embora nada tenha sido dito sobre seu papel. Em uma entrevista, ela falou, em tom de brincadeira, que queria três coisas em Matrix 4: uma jaqueta de couro, óculos escuros e cenas penduradas em arames para fazer as acrobacias malucas da série. E, segundo ela, dois desses requisitos foram atendidos, embora não tenha dito quais. Pelo que o trailer mostrou, ela só não ganhou a jaqueta.

Isso pode indicar que ela pode ser uma das novas protagonistas e que todo o mistério da Warner em torno da sequência também se dá para esconder essa virada de roteiro. Enquanto está todo mundo querendo ver Neo de volta à ação, podemos ter o personagem acordando novamente e entendendo que falhou como Escolhido e que, por isso, é preciso que alguém mais determinado que ele salve a humanidade de vez. Já vimos que a sua personagem tem bastante destaque e é uma das responsáveis por trazer Reeves para fora da Matrix e por causar toda a confusão com policiais e agentes. Mas o que mais ela pode fazer.

Impacto cultural

Por outro lado, há toda a expectativa sobre o impacto que Matrix 4 vai trazer para o mercado atual. O primeiro filme foi um marco do cinema por vários motivos, sendo um marco cultural da virada do século, criando modas, estabelecendo paradigmas estéticos e cinematográficos, sendo uma das primeiras produções a adotar uma narrativa transmidiática e levantando uma discussão que ainda era muito incipiente na época. Por isso, quando a gente diz que Matrix é um filme muito importante, não é exagero.

Dessa forma, chega a ser complicado pensar como uma sequência seria capaz de replicar algum desses pontos tanto tempo depois. Nem mesmo Reloaded e Revolutions conseguiram chegar perto das expectativas geradas pelo primeiro filme, e, para ser bem honesto, é muito pouco provável que Resurrections reproduza esse impacto todo — e essa expectativa é sempre danosa.

Outra dúvida está na temática. Quando a trilogia original chegou ao cinema, a nossa sociedade ainda estava engatinhando no mundo virtual e toda a discussão sobre realidades digitais era algo distante, da ficção-científica mesmo. Contudo, os tempos são outros e, embora o longa de 1999 tenha acertado muito bem em suas previsões sobre a relação da humanidade com as máquinas — os smartphones basicamente são a pílula azul que nos mantêm dentro dessa realidade artificial e isso é escanrado no próprio trailer —, discutir esse assunto está longe de ser novidade em um mundo em que Black Mirror virou um fenômeno e gerou suas próprias crias.

Não que isso desmereça The Matrix Resurrections, mas é um desafio a mais para Lana Wachowski em seu retorno à série. As duas sequências lançadas em 2003 já tinham sido tachadas como filmes meramente mercadológicos e vazios em relação ao Matrix original, então o quarto filme vai precisar mostrar que realmente tem algo grande a contar.

A diretora chegou a falar que está trabalhando em inovações nos efeitos visuais para criar algo tão inventivo quanto os saltos e giros de câmera do filme de 1999, mas não deu muitos detalhes sobre a trama. Por outro lado, todos os atores que falaram sobre o porquê de terem aceitado embarcar no projeto destacaram o peso do roteiro — o que é sempre uma ótima notícia.

Matrix 4: Data de lançamento

Inicialmente, The Matrix Ressurections chegaria aos cinemas do Brasil no dia 16 de dezembro — a mesma data de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa. Porém, para não concorrer com o novo filme do Amigão da Vizinhança, a Warner Bros decidiu adiar o filme em uma semana. Assim, o lançamento de Matrix 4 no Brasil ficou para o dia 22 de dezembro, a mesma data da estreia nos Estados Unidos.