Publicidade

The Matrix 4 | Teorias especulam como Neo pode ter retornado como protagonista

Por| 21 de Setembro de 2020 às 19h45

Link copiado!

Reprodução/Warner Bros.
Reprodução/Warner Bros.
Tudo sobre Warner Bros

Atenção! O texto abaixo pode conter spoilers!

A trilogia Matrix já tinha inúmeros fãs quando foi finalizada em 2003 e o anúncio de um quarto filme tantos anos depois deixou todo mundo curioso. A dúvida maior, no entanto, veio com o anúncio de que Keanu Reeves voltaria para a franquia, já que o seu personagem, Neo, havia morrido no terceiro filme.

Como The Matrix 4 está sendo gravado sob grande sigilo, ainda não sabemos muito sobre o que nos aguarda no novo filme e muito menos como será o retorno dos personagens. Apesar disso, especula-se que há algumas possibilidades de Reeves ser o mesmo Neo: ele precisaria ter voltado à Matrix através do Programa Prime anexado a seu DNA.

Continua após a publicidade

Segundo o Arquiteto, criador da Matrix, o Escolhido (The One), no caso o próprio Neo, é um dos humanos que recebe aleatoriamente a Anomalia Integral, a soma de todas as anomalias, que é justamente o que possibilita ao personagem ter poderes sobre-humanos dentro da Matrix. As anomalias são o conjunto de humanos que rejeitaram a Matrix e que formam a rebelião. O Escolhido, por sua vez, embarca em uma missão messiânica para salvar a humanidade.

Essa revolta programada pelo sistema faz com que o escolhido seja levado ao Arquiteto, que irá lhe dar duas opções: deixar o sistema travar, o que leva ao fim dos humanos, ou salvar apenas 23 pessoas. O final do processo conduz ao sacrifício do escolhido para o surgimento de uma nova Matrix, agora estável.

The Matrix Online, o jogo, confirmou o que já se suspeitava em The Matrix Revolutions: após os eventos do filme, o Programa Prime não foi reinserido na programação da Matrix quando esta foi reiniciada. O sacrifício de Neo, que veio para acabar também com o vilão agente Smith, o colocou fora da Matrix junto aos demais humanos que apresentavam anomalias e puderam sair pacificamente, o que faz com que a nova Matrix não apresente anomalias e, portanto, não tenha também o Neo.

Continua após a publicidade

Uma das possibilidades é que a trégua, a paz entre humanos e máquinas, não dure muito e que as próprias máquinas, ao impedir que os humanos saiam da Matrix, gere novas anomalias, forçando a inserção do Escolhido e, assim, trazendo Neo de volta. Os filmes nos deixam saber também que Neo não é o primeiro Programa Prime e que, a cada vez, o programa é ligado a uma pessoa diferente. Além disso, Neo foi o Escolhido cuja trajetória o levou mais longe, o que é uma ameaça para o sistema.

Acredita-se, porém, que antes de estabilizar a Matrix a partir do sacrifício de Neo, o Arquiteto pode ter feito ajustes que permitem o retorno do próprio Neo e com facilitadores que aumentariam o poder de mudança do personagem, potencializando a possibilidade de salvar os humanos das máquinas. Em outra possibilidade, a Matrix desenvolveria as anomalias de forma autônoma e ligar ao DNA de Neo o Programa Prime.

Continua após a publicidade

Como The Matrix 4 é dirigido por Lana Wachowski, que assina o roteiro ao lado de Aleksandar Hemon e David Mitchell, é difícil imaginar qual foi a solução encontrada para trazer Neo de volta (e com cabelo e barba a la John Wick). As teorias dão alguma indicação, mas só teremos certeza do que aconteceu quando o filme estrear em 1º de abril de 2022 ou, se dermos sorte, talvez algum detalhe surja até lá.

Fonte: CBR