Matrix 4 ganha título oficial e primeiro trailer com Neo sem memória

Matrix 4 ganha título oficial e primeiro trailer com Neo sem memória

Por Durval Ramos | Editado por Jones Oliveira | 25 de Agosto de 2021 às 12h15
Reprodução/Warner Bros.

A Warner finalmente trouxe mais detalhes concretos sobre o tão aguardado Matrix 4 — incluindo um título oficial. A sequência do clássico se chamará The Matrix Resurrections e trará de volta Keanu Reeves como Neo. De quebra, um primeiro trailer foi exibido durante o CinemaCon, evento do mercado cinematográfico que está acontecendo nesta semana nos Estados Unidos, mostrando um pouco daquilo que devemos encontrar no retorno a esse universo.

Até o momento, ainda não se sabe se o vídeo será divulgado para o público ou se será exclusivo da feira. Enquanto uma confirmação oficial por parte do estúdio não vem, as descrições do conteúdo exibido no evento nos ajudam a imaginar um pouco como está ficando o longa.

Novo filme deve deixar O Escolhido bem mais humano do que na trilogia original (Imagem: Reprodução/Warner Bros.)

O trailer começa com Neo conversando com seu terapeuta, vivido pelo ator Neil Patrick Harris, e contando sobre os sonhos estranhos que ele teve. Esses sonhos são, na verdade, memórias daquilo que vimos na trilogia original de Matrix, com ele sendo O Escolhido, estar vivendo em uma realidade virtual e lutando contra zilhões de agentes Smith.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Essa única cena já dá muito a entender sobre a história do novo filme, pois temos um Neo que simplesmente não se lembra de nada do que viveu fora da Matrix e nem das pessoas com quem interagiu nesse período, como Trinity (Carrie-Anne Moss) e Morpheus (Laurence Fishburne). Não fica claro, contudo, o porquê de ele ter perdido suas memórias. 

E, ao que tudo indica, O Escolhido não é o único que sofre dessa amnésia dentro da Matrix, pois a cena seguinte coloca o personagem se encontrando com Trinity em um café e nenhum dos dois parecem se lembrar um do outro. Em determinado momento, ela questiona se os dois já não se conheciam antes.

Única imagem de Matrix 4 já mostra Neo e Trinity juntos novamente (Imagem: Reprodução/Warner Bros.)

O ponto alto acontece no fim do trailer, quando um homem misterioso — vivido pelo ator Yahya Abdul-Mateen II — chega para Neo e oferece uma pílula vermelha e outra azul, com a promessa de revelar toda a verdade escondida daquele mundo. A cena é obviamente uma referência ao papel de Morpheus no filme de 1999 e mostra que devemos ver uma espécie de ciclo se repetir dentro da trama.

Vale lembrar que algo nesse sentido já tinha sido apresentado na trilogia original. Em Matrix Reloaded, há um diálogo entre Neo e o Arquiteto em que é explicado que os eventos dentro da Matrix costumam ser cíclicos e que a própria realidade artificial que eles vivem precisou ser reiniciada diversas vezes. Seria algo nesse sentido que The Matrix Resurrections se desenvolveria?

A verdade é que, até o momento, sabemos muito pouco sobre o filme, embora as filmagens já tenham sido encerradas há quase um ano. A boa notícia para os fãs é que Lana Wachowski volta para a direção do longa, o que vai ajudar a manter a unidade com a trilogia original. 

A Warner também confirmou que, além de Reeves e Moss, a atriz Jada Pinkett-Smith vai voltar ao elenco para interpretar Niobe, assim como o Merovíngio de Lambert Wilson e o Agente Johnson de Daniel Bernhardt. Já entre os novatos, além de Abdul-Mateen II e Neil Patrick Harris, estão Christina Ricci e Jessica Henwick.

The Matrix Resurrections está previsto para chegar aos cinemas em 22 de dezembro.

Fonte: GamesRadar

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.