The Matrix 4 | O que MMORPG da série pode dizer sobre os eventos do filme?

The Matrix 4 | O que MMORPG da série pode dizer sobre os eventos do filme?

Por Laísa Trojaike | Editado por Jones Oliveira | 03 de Agosto de 2021 às 12h10
Warner Bros.

O cânone oficial de Matrix vai além da trilogia iniciada pelo filme de 1999 e engloba diferentes mídias, incorporando até mesmo o MMORPG The Matrix Online, que esteve ativo entre 2005 e 2009. Embora poucos detalhes tenham sido revelados sobre The Matrix 4, conexões já podem ser traçadas entre as pistas da sua trama e os eventos do game.

O roteiro de The Matrix Online foi escrito por Paul Chadwick, que teve o aval das irmãs Lana e Lilly Wachowski depois de ter escrito alguns quadrinhos Matrix. O resultado foi interessante e as diretoras incorporaram a história ao cânone, admitindo os eventos como parte da cronologia logo após Matrix Revolutions (2003).

Dirigido apenas por Lana, The Matrix 4 foi uma verdadeira surpresa quando foi anunciado, sobretudo ao confirmar o retorno dos personagens Neo e Trinity, interpretados por Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss. Mas o que exatamente o jogo pode nos dizer sobre o novo filme?

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Retorno de Neo

Imagem: Reprodução/Warner Bros.

Como isso acontece, ainda não sabemos oficialmente, mas é fato que teremos o retorno da dupla. O Collider relembra que o primeiro grande evento roteirizado de The Matrix Online trazia uma competição entre as três categorias de jogadores ou “seguidores”: de Zion, das Máquinas ou do Merovíngio.

O objetivo dessa competição, no entanto, nos revela como Neo pode ter ressurgido no quarto filme. Fragmentos de código da autoimagem residual (RSI) de Neo acabaram espalhados pela Matrix e, quando reunidos, podem regenerar a projeção mental de Neo através de programas chamados Shapers. E não acaba aí: na sequência, o Oráculo revela que o próprio Neo fragmentou seu RSI de propósito, porque estes seriam necessários no futuro.

O desenvolvimento desses eventos no jogo levou ao surgimento de alguns rumores por parte dos jogadores, que afirmavam ter encontrado algumas mensagens e pistas ao longo do título, mas os supostos dados acabaram nunca sendo encontrados por outros usuários. Ainda assim, o que importa é que, no game, a vida de Neo era um pressuposto: os fragmentos de RSI só precisavam ser novamente reunidos ao corpo dele, que estava em posse das máquinas.

Morpheus

Imagem: Reprodução/Warner Bros.

A não ser que nos façam uma surpresa, The Matrix 4 não terá o retorno de Laurence Fishburne como Morpheus. O motivo para isso também pode ser encontrado no jogo: ele é assassinado. Niobe, membro da Resistência interpretada por Jada Pinkett Smith nos filmes, descobre que a morte de Morpheus está associada ao Merovíngio, interpretado por Lambert Wilson. No quarto filme, ambos os atores e seus respectivos personagens foram confirmados.

Continuando a história

Imagem: Reprodução/Warner Bros.

Se esse for o lore assumido pelo próximo filme, é possível que a trégua entre humanos e máquinas já tenha acabado como consequência das constantes ações de espionagem de ambos os lados. Quando The Matrix Online foi encerrado por falta de jogadores em julho de 2019, os eventos mostravam uma nova Zion construída sob as instruções de Niobe, enquanto o Arquiteto anunciava o fim da possibilidade de sair da Matrix.

Apesar do retorno de Keanu Reeves como Neo, ainda existe a possibilidade de vermos uma personagem chamada Sarah Edmontons (anagrama de Thomas Anderson, nome de Neo na Matrix). Ela também surgiu no jogo, onde um recorte de jornal indicava que ela havia acordado do coma, enquanto uma anotação interrogava “É ele?”, uma alusão à procura por Neo.

Qual é o cânone?

Segundo informações que podem ser encontradas na página de The Matrix 4 no IMDb, a história do novo filme é precedida pelos eventos dos seguintes títulos: Matrix (filme, 1999), The Second Renaissance Part I (curta, 2003), Final Flight of the Osiris (curta, 2003), Matrix Reloaded (filme, 2003), Enter the Matrix (game, 2003), The Second Renaissance Part II (curta, 2003), Matrix Revolutions (filme, 2003) e The Matrix Online (game, 2005).

Se os eventos de The Matrix Online forem realmente levados em conta, é provável que tenhamos pelo menos um resumo dos pontos mais importantes, sobretudo porque o jogo não está mais acessível, mesmo que quiséssemos nos aventurar em um MMORPG dos anos 2000.

The Matrix 4 estreia em dezembro de 2021.

Fonte: Collider

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.