Love, Death & Robots | 10 referências à cultura pop que você pode não ter notado

Love, Death & Robots | 10 referências à cultura pop que você pode não ter notado

Por Guilherme Sommadossi | Editado por Jones Oliveira | 23 de Maio de 2021 às 15h00
Divulgação/Netflix

De uns tempos para cá, é quase impossível assistir ou ler algo sem encontrar aqueles detalhes que remetem à algum outro filme, série, game ou livro. As famosas referências ou easter eggs podem entrar na trama de forma sútil para compor a personalidade do protagonista, gerar uma felicidade no público ou homenagear obras inspiradoras.

Na série animada Love, Death & Robots, cada episódio conta uma história diferente e é baseado em um conto de ficção científica ou de terror; muitas vezes é um misto dos dois. Com esse universo tão amplo, com tantos filmes e outras obras populares do gênero, claro que a produção na Netflix não ia deixar a chance passar.

As duas temporadas da série antológica estão recheadas de boas referências a diversos clássicos da cultura pop. Para te ajudar nessa caça, o Canaltech elaborou uma lista com 10 referências que você pode não ter notado. Mas cuidado, algumas podem conter spoilers da trama dos episódios e das referências em si.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

10. Atendimento Automático ao Cliente - Matrix (1999)

O episódio que abre a nossa lista é também o primeiro da segunda temporada. A história mostra a rebelião de um aspirador de pó robô contra sua dona e o cachorro. Após um intenso combate, a máquina usa uma arma de choque, mas a socialite desvia dos eletrodos à la Neo, no primeiro filme da trilogia Matrix.

Talvez essa seja uma das cenas mais referenciada da história cinema (Imagem: Captura de Tela/Netflix/Warner Bros./Montagem/Guilherme Sommadossi)

9. Proteção Contra Alienígenas - Matrix Revolutions (2003)

Após receber um alerta de que suas cercas estão sendo atacadas, um fazendeiro sai com seu robô para checar o que está acontecendo. Chegando lá, descobre que criaturas alienígenas estão invadindo a propriedade e atacando os animais. Se juntando com outros dois fazendeiros, eles combatem as criaturas com suas máquinas. O episódio tem vários momentos de semelhança com o terceiro filme da saga de Escolhido vivido por Keanu Reeves. As máquinas são bem parecidas com os mechas usados na batalha de Zion, assim como lembram o contexto da invasão, com as criaturas chegando por todos os lados.

Não da para enfrentar aliens só com porrada, tem que ter tiro e bomba também (Imagem: Captura de Tela/Netflix/Warner Bros./Montagem/Guilherme Sommadossi)

8. Os Três Robôs - Consoles Xbox

Em um mundo pós-apocalíptico onde humanidade foi extinta, três máquinas fazem um tour por uma cidade devastada. Passeando por diversos locais, eles entram em uma loja com diversos dispositivos eletrônicos. Entre eles, um X-Bot 3. A peça é citada como uma forma de entretenimento humano e como uma versão antecedente ao X-Bot 4000, um dos protagonistas. Com um “X” logo no começo, é impossível não associá-lo aos videogames da Microsoft.

Será que ele também tem retrocompatibilidade? (Imagem: Captura de Tela/Netflix/Microsoft/Montagem/Guilherme Sommadossi)

7. Os Três Robôs - Exploding Kittens

Em outro momento do episódio, as três máquinas estão em um apartamento abandonado. Um gato aparece, sobre no colo do X-Bot 4000 e começa a ronronar. Sem saber o que é aquilo, os robôs supõem que o felino tenha sido “ativado”. Ao buscar em seus próprios banco de dados, eles encontram o jogo de cartas e, sem saberem que é um brinquedo, deduzem que ele pode explodir quando para de receber carinho; sorte do bichano.

(Imagem: Captura de Tela/Netflix/Exploding Kittens/Montagem/Guilherme Sommadossi)

6. Snow no Deserto - Star Wars IV: Uma Nova Esperança (1977)

Um mercenário vaga por um deserto enquanto é procurado por caçadores de recompensas. Ao chegar em um bar, ele é surpreendido por uma gangue deles. Assim como o embate entre Han Solo e Greedo na versão original do primeiro filme da aclama Franquia de George Lucas, ele atira primeiro para evitar o pior.

Os bares intergalácticos não são nada comparados aos risca faca brasileiros (Imagem: Captura de Tela/Netflix/Disney/Montagem/Guilherme Sommadossi)

5. Pela Casa - Alien 3 (1992)

O episódio natalino mostra dois irmãos aguardando o Papai Noel. Quando eles ouvem barulhos na sala, descem para ver o bom velhinho de perto. Para a infeliz surpresa da irmã mais velha e do caçula, o simpático barbudo é uma horrenda criatura vermelha que os deixa encurralados. Vendo a cena, a imagem do xenomorfo - que também pode ter inspirado o monstro natalino - muito perto de Ripey vem imediatamente na cabeça. Fato curioso é que o terceiro filme da franquia Alien é dirigido por David Fincher, que também é um dos produtores de Love, Death & Robots.

Alguém precisa ensinar os alienígenas a usarem guardanapos (Imagem: Captura de Tela/Netflix/20th Century Fox/Montagem/Guilherme Sommadossi)

4. Ajudinha - Alien, O Oitavo Passageiro (1999)

Outra referência da popular criatura é no episódio que mostra uma astronauta sozinha e à deriva no espaço, após problemas técnicos de sua nave. Em um dos contatos com torre de controle, a protagonista diz que está em uma estação no satélite LV-426. A referência nada mais é do que ao planeta Acheron, onde o Capitão Dallas, Kane e Lambert exploram e acabam levando o xenomorfo para dentro da nave e gerando todos os piores acontecimentos do filme.

Ground Control to Major Tom (Imagem: Captura de Tela/Netflix/Guilherme Sommadossi)

3. Ponto Cego - O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991)

O episódio da primeira temporada mostra uma equipe de robôs tentando invadir um caminhão. Para chegar ao objetivo, eles devem passar por diversas defesas e combates. Nem tudo dá certo e apenas o novato da equipe acaba sobrevivendo no final. Quando o resgate chega, ele vê o braço de seu companheiro no chão fazendo um “joinha”. A cena remete muito a cena da morte do T-800 (Arnold Schwarzenegger), quando o exterminador está afundando no fogo e se despede de John e Sarah Connor com a saudação.

E o troféu joinha vai para... (Imagem: Captura de Tela/Netflix/Tri-Stars Pictures/Montagem/Guilherme Sommadossi)

2. 13, número da sorte - Superstições

Na trama do 13º episódio primeira temporada, uma nave amedronta todos os pilotos veteranos e novos recrutas. O motivo? Ninguém que fez uma missão na nave 13 conseguiu sair vivo. Para muitos, o número primo é um sinônimo de azar e coisas ruins, e isso é refletido até nos cinemas (ou a vida imitou a arte?). Dos clássicos de terror de Sexta-feira 13 com Jason até o disco 13 do Black Sabbath; Love, Death & Robots também aproveitou o “medo” das pessoas com o numeral para contar uma bela história envolvendo ele.

Veículo perfeito para o Dia das Bruxas (Imagem: Captura de Tela/Netflix/Guilherme Sommadossi

1. Boa Caçada - Mito chinês de Huli Jing

No estilo anime e com uma temática steampunk, a história da primeira temporada mostra o relacionamento entre um humano e uma criatura metamorfa durante a colonização inglesa em Hong Kong. A personagem Yan, que se transforma em um tipo de raposa, é inspirada na criatura mitológica chinesa Huli Jing, que também muda de forma e tem nove caudas. O animal também aparece com outros nomes e algumas características diferentes em alegorias coreanas e japonesas; outras aparições famosas da criatura na cultura pop é como Kurama, de Naruto, e Ahri, de League of Legends.

What Does The Fox Say? (Imagem: Captura de Tela/Netflix/Wikipedia/Montagem/Guilherme Sommadossi)

Ora, ora... Parece que temos um Xeroque Rolmes aqui!

Agora que chegou até o fim, será que você é o orgulho do Capitão América e entendeu todas as referências? Ou você é ainda mais ágil e encontrou outras? Não deixe de compartilhar com a gente e com os outros leitores as que não entraram nesta lista!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.