Star Wars Day | Onde assistir a todos os filmes neste 4 de maio

Por Rafael Arbulu | 04 de Maio de 2020 às 12h45
LN_RALNBOWS

Que a Força esteja com você neste 4 de maio! Hoje celebramos uma data incrivelmente popular da cultura pop mundial: o Star Wars Day, que já foi abraçado pelo criador George Lucas e a empresa atualmente dona da franquia, a hegemônica Disney.

A saga Star Wars é espalhada por uma série quase infinita de conteúdos em várias plataformas: são filmes, jogos, animações, quadrinhos e livros que expandem o universo estabelecido das três trilogias de filmes. E é sobre esses nove filmes que vamos tratar aqui. Caso você seja uma pessoa não iniciada que queira entender o porquê desse “fandom” todo, ou mesmo um fã veterano que não se cansa de maratonar todos os Star Wars, o Canaltech listou onde você pode assistir a todos os filmes da franquia, incluindo os da série principal e os spin-offs.

Sem mais delongas e começando pela ordem cronológica, a lista segue abaixo. Já está com o sabre de luz em mãos?

Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma

Ambientado 32 anos antes do filme original, A Ameaça Fantasma segue o mestre Jedi Qui-Gon Jinn, que junto de seu Padawan Obi-Wan Kenobi, deve proteger a Rainha Amidala para assegurar um fim pacífico a uma longa e nada amigável disputa comercial interplanetária. Durante o percurso, os dois guerreiros encontram o jovem Anakin Skywalker, que apresenta uma sintonia fora do comum com a Força, ao mesmo tempo em que lidam com o retorno dos Sith, milenares rivais dos Jedi.

Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma está disponível no Amazon Prime Video, além de poder ser alugado ou comprado na Google Play Filmes, Microsoft Store ou Apple iTunes.

Star Wars Episódio II: O Ataque dos Clones

Ambientado 10 anos após A Ameaça Fantasma, a galáxia está prestes a entrar em guerra, com diversos planetas em vários sistemas ameaçando se desligarem da República. O filme começa com uma tentativa de assassinato à agora Senadora Padmé Amidala, a qual, após escapar do golpe, reencontra Anakin Skywalker, agora um Padawan designado a ser seu protetor. Paralelamente, o agora mestre Jedi Obi-Wan Kenobi investiga os bastidores por trás da tentativa contra a vida da senadora. Rapidamente, os três protagonistas descobrem reviravoltas políticas que estabelecem o pano de fundo para uma nova ameaça: as Guerras Clônicas.

Star Wars Episódio II: O Ataque dos Clones pode ser encontrado na plataforma de streaming Amazon Prime Video, além de estar disponível para aluguel ou compra via Google Play Filmes, Microsoft Store ou Apple iTunes.

Star Wars Episode III: A Vingança dos Sith

Três anos após o final de Ataque dos Clones, os Jedi estão espalhados pela galáxia, em um esforço conjunto de eliminar a ameaça dos separatistas — planetas que buscam se desligar da República. Após matar o ex-Jedi e atual Sith Conde Dookan, o veterano Anakin Skywalker começa a ter uma percepção mais sombria do papel dos Jedi ao mesmo tempo em que Obi-Wan Kenobi é incumbido pelo Conselho Jedi de matar o General Grievous, o robótico líder do movimento separatista. Anakin começa a ter visões de sua agora esposa Padmé Amidala morrendo após dar a luz a seus filhos, paralelamente à sua missão de espionar o Chanceler Supremo da República, Palpatine, que secretamente responde por Darth Sidious, o líder por trás do ressurgimento da Ordem dos Sith. Percebendo a preocupação de Anakin, o vilão manipula o jovem Jedi até que este mergulhe no Lado Negro da Força.

Star Wars Episode III: A Vingança dos Sith pode ser encontrado no Amazon Prime Video, além de estar disponível para aluguel ou compra via Google Play Filmes, Microsoft Store ou Apple iTunes.

Han Solo: Uma História Star Wars

Cronologicamente, este filme marca o primeiro desvio da série principal da saga Star Wars, contando a história de origem do intrépido aventureiro canastrão Han Solo, uma figura importante da primeira e terceira trilogias. Aqui, o jovem Han é recrutado pela armada imperial como cadete, sendo expulso por insubordinação em pouco tempo. Conforme o filme avança, ele acaba conhecendo Chewbacca, que viria a ser seu fiel braço-direito no futuro.

Han Solo: Uma História Star Wars está disponível nas plataformas de streaming Amazon Prime, Telecine e Netflix. Neste último, o filme deixa o catálogo em 9 de julho, quando fará sua estreia definitiva na Disney+. Além disso, é possível comprar ou alugar o filme via Google Play Filmes, Microsoft Store ou Apple iTunes.

Rogue One: Uma História Star Wars

Fugindo um pouco do padrão “ópera espacial” estabelecido nos filmes principais e abordando uma temática mais voltada ao western, Rogue One conta a história de Jyn Erso, que acaba ingressando à Aliança Rebelde contra o Império após a descoberta dos planos de construção da Estrela da Morte, uma completa estação espacial de combate com poder de fogo para destruir planetas inteiros em um só golpe. Jyn, Cassian Andor e outros personagens (alguns, velhos conhecidos dos fãs) são incumbidos de roubar os planos da superarma para oferecer uma vantagem à Aliança.

Rogue One: Uma História Star Wars pode ser encontrado nas plataformas de streaming Amazon Prime e Telecine Play, além de aluguel por meio do Looke ou Apple iTunes, e compra direta via Google Play Filmes ou Microsoft Store.

Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança

Voltando à série original, Uma Nova Esperança se passa 19 anos após os eventos de A Vingança dos Sith, contando a história de Luke Skywalker e o mestre Jedi autoexilado Obi-Wan Kenobi, que, junto do intrépido aventureiro espacial Han Solo, busca libertar a Princesa Leia Organa de seu cativeiro nas mãos do Império. Em seu caminho, está o lorde Sith Darth Vader. Skywalker e Solo se unem à Aliança Rebelde para encontrar uma forma de destruir a Estrela da Morte, a superarma introduzida em Rogue One.

Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança está disponível na plataforma de streaming Amazon Prime Video, além de poder ser comprado ou alugado via Google Play Filmes, Microsoft Store ou Apple iTunes.

Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca

Três anos após o final de Uma Nova Esperança, o Império, ainda sob comando de Darth Vader e seu mestre, o Imperador, segue pressionando a Aliança Rebelde com seu superior poderio militar, especificamente procurando por Luke Skywalker e os personagens centrais do filme anterior. Enquanto Vader persegue Han Solo, Leia e Chewbacca, o jovem Luke torna-se um Padawan, estudando os caminhos da Força para se tornar um guerreiro Jedi sob a tutela do antigo e sábio Mestre Yoda - este, tão antigo na antiga Ordem que foi mestre do vilão Conde Dookan.

Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca está disponível na plataforma de streaming Amazon Prime Video, além de poder ser comprado ou alugado via Google Play Filmes, Microsoft Store ou Apple iTunes.

Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi

Um ano após O Império Contra-Ataca, o Império, sob comando do Imperador e Darth Vader, está construindo uma nova Estrela da Morte para reafirmar sua capacidade militar e destruir a Aliança Rebelde de uma vez por todas. Como a construção está sendo pessoalmente supervisionada pelo próprio imperador, a Resistência decide lançar um ataque completo na nova Estrela da Morte para colocar um fim no Império e vencer a guerra.

Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi está disponível na plataforma de streaming Amazon Prime Video, além de poder ser comprado ou alugado via Google Play Filmes, Microsoft Store ou Apple iTunes.

Star Wars Episódio VII: O Despertar da Força

Trinta anos depois de O Retorno de Jedi, O Despertar da Força, introduz novos protagonistas à franquia, como Rey, Finn e Poe Dameron, que se unem à Resistência comandada pela General Leia Organa a fim de combater a Primeira Ordem, uma força militar sucessora do antigo Império, que tem em Kylo Ren seu principal personagem. Paralelamente, a Resistência também despende esforços e recursos para encontrar o Mestre Jedi Luke Skywalker, que se isolou do universo e encontra-se desaparecido.

Star Wars Episódio VII: O Despertar da Força está disponível nas plataformas de streaming Amazon Prime Video e Claro Video e também podendo ser comprado ou alugado via Google Play Filmes, Looke (apenas aluguel) e Microsoft Store.

Star Wars Episódio VIII: Os Últimos Jedi

Pouco tempo depois do final de O Despertar da Força, Rey se encontra sob tutela de Luke Skywalker, que a treina nos caminhos da Ordem Jedi na esperança de virar o jogo contra a Primeira Ordem, que segue superando a Resistência comandada por Leia Organa a cada nova batalha. Kylo Ren tem um papel mais detalhado no filme, com detalhes de sua origem e sua relação com a Ordem Jedi exploradas em profundidade. Este filme também serve como homenagem póstuma à atriz Carrie Fisher, que viveu a Princesa Leia, mas veio a falecer vítima de um ataque cardíaco antes da estreia do filme.

Star Wars Episódio VIII: Os Últimos Jedi está disponível na plataforma de streaming Amazon Prime Video, também podendo ser comprado via Google Play Filmes, Microsoft Store ou Apple iTunes.

Star Wars Episódio IX: A Ascensão Skywalker

O último filme (por enquanto) da franquia mostra Rey, agora mais habituada aos caminhos da Ordem Jedi, bem como seus companheiros Finn e Poe Dameron na liderança do que pode ser o ataque final da Resistência à Primeira Ordem, a qual o filme anterior revelou estar sob comando do Imperador Palpatine (Darth Sidious), que todos pensavam ter morrido décadas antes, em O Retorno de Jedi. Kylo Ren retorna a serviço do vilão como seu novo aprendiz, embora ainda se encontre dividido entre seu atual papel e o aprendizado de sua origem como Padawan de Luke Skywalker.

Star Wars Episódio IX: A Ascensão Skywalker está disponível na plataforma de streaming Amazon Prime Video, além de poder ser comprado ou alugado via Google Play Filmes, Looke (apenas aluguel) Microsoft Store ou Apple iTunes.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.