Publicidade

Os 10 melhores filmes de animação para assistir na Netflix

Por| Editado por Jones Oliveira | 08 de Maio de 2021 às 15h00

Link copiado!

Divulgações / Warner Bros., Studio Ghibli, Netflix
Divulgações / Warner Bros., Studio Ghibli, Netflix
Tudo sobre Netflix

Filmes de animação, quando destinados ao público infantil, são facilmente considerados uma rede de escapismo eficaz para dias difíceis ou momentos em que a mente precisa urgentemente de um descanso. Com humor fácil, conteúdo leve e direção de arte elaborada, as animações para família têm apenas um único objetivo, que geralmente é bem cumprido: entreter. No entanto, há quem acredite que filmes de animação são produzidos única e exclusivamente para crianças, o que não é o caso.

A animação pode ser desmembrada em diversas técnicas, do 2D ao 3D (também conhecido como CGI), vetorial, gráfica, stop-motion e, é claro, tradicional. Além disso, um filme de animação, seja em curta ou longa-metragem, pode abordar diferentes gêneros, seja romance, comédia, aventura, ação e até mesmo drama. O universo da animação é amplo e há muito o que se explorar nele; pensando nisso, o Canaltech selecionou alguns filmes de animação que estão presentes em um streaming muito popular e atual: a Netflix.

Justamente para sair do eixo de estúdios mais populares de animação, a lista abaixo apresenta 10 filmes que permitirão ao assinante conhecer as mais variadas técnicas e enredos que um filme do gênero pode oferecer. É só escolher o seu, separar a pipoca, dar play e se divertir!

Continua após a publicidade

10. Os Irmãos Willoughby

Os Irmãos Willoughby é o responsável por dar início à lista de indicações. O filme animado é do diretor e roteirista Kris Pearn, de Tá Chovendo Hambúrguer 2. A história acompanha Tim, Jane e os irmãos gêmeos, quatro crianças que se sentem abandonadas pelos pais com temperamentos e atitudes egoístas. Para se livrar deles, os irmãos bolam um plano para passarem mais tempo sozinhos e agora precisam se adaptar seus valores à moda antiga ao mundo contemporâneo para criar um novo sentido para a família que tinham.

Continua após a publicidade

9. Shaun, o Carneiro, o Filme: A Fazenda Contra-Ataca

Dando continuidade às aventuras de Shaun, o Carneiro, A Fazenda Contra-Ataca apresenta o querido personagem da Aardman Animation em uma nova história cheia de surpresas e ficção-científica. Quando uma criatura estranha e de outro planeta pousa sua nave na Terra, Shaun deve fazer de tudo para ajudar o novo amigo a voltar para casa enquanto, ao mesmo tempo, o protege de uma perigosa e vilanesca organização de detecção de alienígenas que quer capturá-lo. Indicado ao Oscar 2021, Shaun, o Carneiro, o Filme utiliza animação em stop-motion e entretém sem um diálogo sequer.

Continua após a publicidade

8. A Noiva Cadáver

Victor Van Dort é um inseguro e nervoso jovem que está acompanhando seu casamento arranjado com Victoria Everglot (Emily Watson), uma doce e bonita moça, conhecida da família. Ansioso com a cerimônia, ele vai sozinho à floresta para ensaiar seus votos, mas acaba sendo capturado por Emily (Helena Bonham Carter), uma noiva que foi assassinada brutalmente após fugir com seu amado noivo. Convencida de que acabou de ser pedida em casamento por Victor, Emily o leva para o mundo dos mortos, mas agora ele precisa arranjar uma maneira de escapar a tempo e evitar que Victoria se case com o malvado Lorde Barkis (Richard E. Grant).

7. A Caminho da Lua

Continua após a publicidade

O indicado e representante da Netflix no Oscar 2021, A Caminho da Lua acompanha a jovem e apaixonada pela ciência, Fei Fei, que constrói uma nave espacial e parte para a lua determinada a comprovar a existência de uma deusa lendária. Chegando lá, ela acaba assumindo uma missão e descobre uma região habitada por criaturas fantásticas, que a ajudarão a completar sua aventura e retornar à Terra sã e salva.

6. Klaus

Continua após a publicidade

O natalino Klaus acompanha Jesper (Jason Schwartzman), o pior aluno da academia dos carteiros. Ele mora em uma ilha gelada acima do Círculo Ártico, onde cartas não têm vez entre os vizinhos brigados, que mal se falam. Jesper está para desistir quando encontra uma aliada, a professora Alva (Rashida Jones), e conhece Klaus (J.K. Simmons), um misterioso carpinteiro que tem aparência similar a de Papai Noel e que vive sozinho em uma casa cheia de brinquedos feitos à mão. Esta amizade improvável traz o riso de volta à pequena Smeerensburg, criando um legado de vizinhos generosos, contos mágicos e meias cuidadosamente penduradas sob a chaminé. Klaus é uma animação dirigida por Sergio Pablos, de Meu Malvado Favorito.

5. Como Treinar o Seu Dragão

Continua após a publicidade

Em Berk, lutar e matar dragões é praticamente um meio de vida. No entanto, o jovem Soluço (Jay Baruchel) está longe de cumprir a tradição da ilha e de sua família: com opiniões e pensamentos a frente de seu tempo, suas atitudes e senso de humor incomum o tornam um adolescente desajustado, mesmo que seu pai, Stoico (Gerard Butler) seja um grande guerreiro e líder do clã. Jogado em um treinamento de combate a dragões, Soluço está determinado a provar que é um valente viking, mas tudo muda quando ele encontra mais rara espécie de dragão machucado e se vê impedido de o matar: um Fúria da Noite.

4. O Expresso Polar

Continua após a publicidade

Mais um filme de Natal está presente nesta lista e também na Netflix: na véspera do feriado mais querido das crianças, um garoto (Josh Hutcherson) está acordado, mas, diferente de outras pessoas da sua idade, ele não acredita mais no Papai Noel. Portanto, ele está de mente aberta e esperando um sinal que prove que essa figura natalina de fato exista. De repente, ao ouvir um grande barulho do lado de fora de sua casa, o garoto encontra um gigante trem que está seguindo viagem para o Polo Norte, cujo condutor (Tom Hanks) o convida para embarcar nessa jornada mágica.

3. A Viagem de Chihiro

A Viagem de Chihiro foi o segundo filme na história do Oscar a ganhar a estatueta de Melhor Filme de Animação, em 2003. A produção dos Estúdios Ghibli acompanha Chihiro (Daveigh Chase, Rumi Hiiragi) e seus pais estão se mudando para uma cidade diferente da que moraram a vida toda. Durante a viagem para a nova casa, o pai decide pegar um atalho, mas coisas estranhas começam a acontecer no novo caminho: a família se depara com uma mesa repleta de comida, embora ninguém esteja por perto. A jovem desconfia, mas não consegue impedir seus pais de comer o banquete, é então que eles se transformam em porcos e agora cabe a Chihiro salvá-los.

Continua após a publicidade

2. A Ganha-Pão

A Ganha-Pão foi indicado ao Oscar 2018 na categoria de Melhor Filme de Animação, além de ser dos mesmos estúdios do indicado desse ano, Wolfwalkers. O longa é ambientado num Afeganistão sob o controle do Talibã, em 2001, e acompanha Parvana (Saara Chaudry) uma garotinha de apenas 11 anos que se disfarça de menino para sustentar sua família quando o pai é capturado. Agora atendendo pelo nome de Aatish, ela precisa fazer de tudo para não ter seu disfarce descoberto ao mesmo tempo que tenta o impossível para manter sua família em segurança.

Continua após a publicidade

1. Se Algo Acontecer... Te Amo

Vencedor do Oscar 2021 na categoria de Melhor Curta-Metragem Animado, Se Algo Acontecer... Te Amo promete emocionar os espectadores em 12 minutos sem diálogos e sem cores, apenas retratando sua história por meio de símbolos. O filme promete levar o espectador aos ápices emocionais em pouco tempo, acompanhando a história de um casal de adultos que acabou de lidar com uma perda absolutamente forte e dolorosa. Agora, juntos, eles terão que quebrar barreiras e reencontrar o amor após uma tragédia.

Continua após a publicidade