Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 séries incríveis de ficção científica para assistir na Netflix

Por| Editado por Durval Ramos | 22 de Março de 2024 às 18h00

Link copiado!

Divulgação/Netflix
Divulgação/Netflix
Tudo sobre Netflix

Viagens no tempo, multiversos, invasão alienígena, perigos da tecnologia… São muitos os temas que permeiam às obras de ficção científica. Quem é fã do gênero, no entanto, não tem do que reclamar, ao menos se for assinante da Netflix, já que o streaming possui um catálogo bastante considerável de séries sci-fi.

Uma das produções mais famosas dessa lista é a aclamada série alemã Dark, criada por Baran bo Odar e Jantje Friese. Com toques de drama e suspense, a série ficou famosa pelo seu roteiro bastante complexo, que conquistou boa parte do público conforme suas temporadas foram se desenrolando.

Continua após a publicidade

Outra produção de ficção científica que também deu o que falar, mesmo antes da sua estreia, foi O Problema dos 3 Corpos. Adaptação do romance de mesmo nome e uma das maiores apostas da Netflix para 2024, o show explora conceito físicos, matemáticos e computacionais para desenvolver uma trama grandiosa, que fala sobre o primeiro contato dos humanos com extraterrestres.

Isso tudo, ainda, sem falar de séries como Stranger Things, 3% ou até mesmo Black Mirror. Títulos que se tornaram produtos indiscutivelmente populares da empresa ao apresentarem universos paralelos, inteligências artificiais e outros elementos do gênero de maneira empolgante — mostrando como o gênero pode abordar diferentes temáticas e de formas completamente únicas.

Para conhecer em detalhes essas e outras produções incríveis do universo sci-fi, o Canaltech montou uma seleção de 10 séries imperdíveis de ficção científica para maratonar na Netflix. Prepare a pipoca e dê o play!

Continua após a publicidade

10. The Midnight Gospel

Lançada em 2020 e com apenas uma temporada, The Midnight Gospel é uma das séries mais diferentonas do gênero lançadas pela Netflix. Criada por Pendleton Ward (AdventureTime) e pelo comediante Duncan Trussell, a animação é uma aventura visual, que acompanha Clancy, um podcaster espacial que tem seu próprio simulador de multiversos, viajando pelo mundo.

Em cada lugar que chega, Clancy entrevista um ser diferente, levantando discussões a respeito de questões científicas e filosóficas. Uma viagem interplanetária que fica ainda mais legal quando descobrimos que a animação, na verdade, é a “materialização surreal” das entrevistas que Trussell faz em seu podcast, o Duncan Trussel Family Hour.

Continua após a publicidade

9. Altered Carbon

Dividida em duas temporadas, lançadas entre 2018 e 2020, Altered Carbon é uma série cyberpunk criada e escrita por Laeta Kalogridis (Ilha do Medo). Ambientada em um futuro altamente tecnológico, no ano de 2384, o show se passa em uma realidade em que as memórias e a consciência de uma pessoa podem ser armazenadas em um dispositivo e, após sua morte, implantadas em um novo corpo.

Nesse cenário, seguimos os passos de Takeshi Kovacs (interpretado na primeira temporada por Joel Kinnaman e, na segunda, por Anthony Mackie), um mercenário despertado em uma nova “capa”, 250 anos após sua morte. O benfeitor, responsável por seu retorno, é ninguém menos do que Meth Laurens Bancroft, um dos homens mais ricos do mundo, que deseja que Kovacs investigue o seu próprio assassinato.

Continua após a publicidade

8. Sense 8

Responsável por conquistar um público extremamente fiel, que chegou a fazer petição para que a série ganhasse mais temporadas, Sense 8 é uma produção criada por Lana e Lilly Wachowski (Matrix) em parceria com J. Michael Straczynski (Babylon 5). Dividido em duas seasons muito populares, o show ficou famoso, especialmente, por tratar de temas como empatia, sexualidade e identidade – assuntos que não costumam ser o foco de obras de sci-fi.

Transmitida entre 2015 e 2018, a série segue os passos de oito desconhecidos, que moram em lugares diferentes do mundo, mas descobrem ter uma conexão psíquica. Essa ligação permite que eles acessem sentimentos, conhecimentos e habilidades uns dos outros, ao mesmo tempo em que passam a ser caçados por aqueles que os veem como uma ameaça para a ordem mundial.

Continua após a publicidade

7. The OA

Outro grande hit da plataforma, The OA é uma série de ficção científica que transita por outros gêneros do audiovisual, como o suspense, drama e fantasia. Criada por Brit Marling e Zal Batmanglij (dupla também responsável por Assassinato no Fim do Mundo), a produção teve duas temporadas, veiculadas pela Netflix entre 2016 e 2019.

Estrelada pela própria Brit Marling, a produção gira em torno de Prairie Johnson, uma jovem adotada que, sete anos após desaparecer, reaparece como se nada tivesse acontecido. O mais curiosa é que a moça, anteriormente cega, agora pode enxergar e se recusa a contar para as autoridades por onde esteve, se autodenominando uma OA, um “anjo original”.

Continua após a publicidade

6. Travelers

Série feita originalmente pela Netflix em parceria com o canal Showcase, Travelers é uma produção criada por Brad Wright (Stargate SG-1), que teve ao todo três temporadas. Título canadense, que foi ao ar entre 2016 e 2018, o show se passa em um futuro pós-apocalíptico em que o mundo enfrenta uma crise global, que leva ao colapso da sociedade.

Diante disso, cinco viajantes têm suas consciências enviadas para o ano de 2018, onde assumem os corpos e as vidas de humanos prestes a morrer. Vivendo agora na pele dessas pessoas, eles têm como objetivo mudar o rumo da humanidade, evitando que o futuro terrível, ao qual sabem estar predestinados, volte a acontecer.

Continua após a publicidade

5. 3%

Primeira produção brasileira original da Netflix, 3% foi lançada em 2016, após um episódio piloto, feito na época de maneira independente, viralizar no YouTube. A ideia distópica da produção deu tão certo que o streaming decidiu investir na premissa e lançar um show criado por Pedro Aguilera e estrelado por João Miguel e Bianca Comparato, que se estendeu por quatro temporadas.

Ambientado em um futuro devastado, em que o Brasil que se tornou uma região miserável, agora chamada de O Continente, a série segue os passos de Michele. Jovem de 20 anos, ela está prestes a passar pelo Processo, um rigoroso conjunto de provas físicas e mentais que toda pessoa nessa idade pode realizar. No entanto, anualmente, apenas 3% dos inscritos são aprovados, tendo a chance assim de ter uma vida melhor no paradisíaco Maralto.

Continua após a publicidade

4. Stranger Things

Uma das séries mais importantes e populares do catálogo da Netflix, Stranger Things é uma produção de mistério e ficção científica criada pelos irmãos Duffer (Hidden). Mina de ouro da empresa, tanto por seu números de audiência quanto por sua quantidade de produtos licenciados, o programa foi lançado em 2016 e continua no ar até hoje, se encaminhando para uma quinta e última temporada.

Estrelada por Winona Ryder, David Harbor, Millie Bobby Brown e Sadie Sink (essas últimas reveladas graças ao show), a série se passa fictícia cidade de Hawkins, quando em 1983 um menino desaparece e seus amigos encontram e fazem amizade com Eleven, uma garota com poderes psicocinéticos. Em fuga de um laboratório de onde era feita de cobaia, Eleven faz de tudo para ajudar os garotos em sua busca por Will, ao mesmo tempo em que ela mesma tenta fugir dos “homens maus” que querem aprisioná-la.

Continua após a publicidade

3. Dark

Série alemã de “explodir cabeças”, Dark é uma produção de mistério e sci-fi que conquistou uma legião de fãs ao longo de suas três temporadas. Lançada em 2016, ela entrou para a lista da BBC das 100 maiores séries de TV do século 21 e foi considerada pelos usuários do Rotten Tomatoes a melhor série original da Netflix.

Famosa por incorporar conceitos científicos à sua trama – entre eles o do Paradoxo de Bootstrap e da experiência do Gato de Schrödinger –, a série se passa na fictícia cidade de Winden, na Alemanha, quando duas crianças desaparecem, próximo a uma usina nuclear. Nesse cenário de mistério e preocupação, o show começa a acompanhar quatro famílias locais, que descobrem segredos e verdades sombrias sobre o passado conforme as investigações avançam.

Continua após a publicidade

2. O Problema dos 3 Corpos

Outra produção conhecida por seus densos conceitos físicos, O Problema dos 3 Corpos é uma história baseada em um livro chinês de “dark sci-fi” (o primeiro de uma trilogia escrita por Liu Cixin). Desenvolvida para a Netflix pelos mesmos criadores de Game of Thrones, David Benioff e D. B. Weiss, em parceria com o roteirista Alexander Woo, a série é um prato cheio para quem ama questionamentos filosóficos e científicos.

Segunda adaptação em live-action da história (a primeira é de uma produção chinesa), o show segue os passos de uma jovem astrofísica, que toma uma decisão em meio a Revolução Cultural Chinesa com devastadoras consequências para a humanidade. Quarenta anos depois, um grupo de cientistas em Londres sofre os primeiros revezes dessa decisão, tendo que lidar com a “morte da ciência” e um misterioso jogo em VR que aparece em seu caminho.

1. Black Mirror

Série britânica lançada em 2011, inspirada em The Twilight Zone, Black Mirror é uma antologia de ficção especulativa. Criada por Charlie Brooker (O Mundo por Philomena Cunk) e ainda em exibição, mesmo após seis temporadas, a produção ficou famosa por apresentar tramas futuristas, que encararam os problemas, ironias e horrores do mau uso da tecnologia em nossa sociedade.

Discutindo questões sociais contemporâneas de forma bastante inteligente e muitas vezes sarcástica, a série teve alguns episódios muito aclamados, como o San Junipero da terceira temporada e o USS Callister da quarta. Produzida por Annabel Jones, a série conta ainda com um especial lançado em 2014 e um filme interativo chamado Black Mirror: Bandersnatch.