7 séries e filmes sobre astronomia para assistir no streaming

Por| Editado por Patricia Gnipper | 03 de Novembro de 2022 às 18h05

TV Unesp/LLC/Bad Robot/Zipper/Sutter Road/BBC

Se você é um fã de ciência espacial, provavelmente gosta de assistir a filmes sobre astronomia. Existem várias produções documentais sobre o assunto, que abordam conceitos que vão desde o surgimento do universo até teorias sobre o infinito, transformando estes temas em assuntos compreensíveis para o público.

Os filmes e séries de ficção científica costumam ser os velhos favoritos dos entusiastas do assunto — mesmo aqueles que não levam a ciência tão ao pé da letra assim. Mas, às vezes, vem aquela vontade de assistir algo que ensine e, ao mesmo tempo, sirva como entretenimento.

É aqui que entram as séries documentais e filmes sobre astronomia. Estas produções são baseadas em descobertas e estudos sobre o espaço, examinando grandes mistérios do universo e revelando-os pelos "olhos" da ciência.

Melhores séries e filmes sobre astronomia no streaming

Caso você não consiga escolher o que assistir primeiro, o Canaltech vasculhou os catálogos dos streamings disponíveis no Brasil e elegeu 7 documentários e séries que valem a pena o "play".

Abaixo, você encontra produções sobre assuntos variados, como as missões lunares já lançadas e aquelas planejadas para o futuro, teorias sobre o surgimento do universo e mais:

7. Como Funciona o Universo

Você já imaginou como o universo foi feito e os processos para seu funcionamento? Ao longo de dez temporadas, esta série documental pode ajudar a responder estas perguntas e a abrir outras.

A primeira temporada conta com oito espisódios que duram cerca de 45 minutos cada, explorando coisas como o nascimento das estrelas, os mistérios dos buracos negros, e a teoria do Big Bang. Nas demais temporadas, você confere episódios sobre a matéria escura, as fronteiras do Sistema Solar, o surgimento da vida na Terra, as origens do universo e muito mais.

A primeira temporada de Como Funciona o Universo está disponível no Prime Video, e as demais no Discovery+.

6. A História do Universo

Aqui, temos uma série documental breve, que aborda grandes perguntas em apenas dois episódios: de onde viemos e para onde vamos? Para respondê-las, a produção traz o físico teórico Jim Al-Khalili.

No primeiro episódio, ele te acompanha em uma viagem que vai da vastidão do espaço aos átomos. Já no segundo episódio, você verá alguns experimentos fascinantes, capazes de nos adiantar um pouco do destino que pode aguardar o universo e o futuro da Terra.

A História do Universo está disponível no Globoplay.

5. Astrolab

Que tal conhecer curiosidades, dados e teorias sobre o universo em uma linguagem acessível? É esta a proposta de Astrolab, uma série documental com três temporadas repletas de episódios com cerca de 7 minutos de duração cada.

Na primeira delas, você aprenderá mais sobre Saturno, Vênus e outros planetas do Sistema Solar. As demais temporadas trazem episódios sobre chuvas de meteoros, eclipses e lixo espacial, abordando também o surgimento das estrelas, distâncias do universo e mais.

Astrolab está disponível no Globoplay.

4. Apollo's Moon Shot - Missão Lua

Esta série documental foi produzida em celebração aos 50 anos do pouso lunar da missão Apollo 11, ocorrido em 20 de julho de 1969. Ao longo de seis partes, a produção te apresenta a história do programa lunar tripulado da NASA, destacando também o senso de urgência, as incertezas e todo o interesse público que marcaram a Corrida Espacial.

Além de relembrar os eventos que levaram os primeiros homens à Lua, a série apresenta também alguns artefatos raros dos cofres do Museu Nacional do Ar e do Espaço do Smithsonian.

Apollo's Moon Shot está disponível no Prime Video e no Paramount+.

3. Buracos Negros: No Limite do Conhecimento

Que tal acompanhar observadores e físicos teóricos que estudam buracos negros, objetos fascinantes e igualmente intrigantes para a astronomia, física, matemática e até para a filosofia?

Com grandes estudiosos do assunto, a produção apresenta duas colaborações: uma delas foi liderada por Stephen Hawking, que buscou mostrar que os buracos negros não destroem o passado. Enquanto isso, outro grupo trabalhava nos observatórios instalados nas maiores altitudes do mundo. O objetivo? Eles queriam criar um telescópio virtual do tamanho do planeta para capturar a primeira imagem real de um buraco negro — e conseguiram.

Buracos Negros: No Limite do Conhecimento está disponível na Netflix.

2. Challenger: Voo Final

Em 1986, o ônibus espacial Challenger explodiu, matando os sete astronautas que estavam a bordo. A tragédia é recontada nesta série documental que, ao longo de quatro episódios, examina os acontecimentos que levaram ao acidente, junto das consequências da tragédia na exploração espacial da NASA.

Com entrevistas de parentes, amigos e colegas da missão, a série conta a história dos astronautas e como cada um chegou ali, retratando também a sequência de erros que levou ao acidente.

Challenger: Voo Final está disponível na Netflix.

1. Viagem ao Infinito

Se você já parou para refletir sobre a infinidade do universo, vai se divertir com este documentário. Ao longo de capítulos distribuídos em 1h19, a produção traz entrevistas com o físico teórico Carlo Rovelli, um dos criadores da teoria da gravidade quântica em loop, junto de matemáticos, cosmólogos e filósofos.

Juntos, eles tentam explicar o que é o infinito, como ele funciona e onde encontrá-lo. As falas vêm acompanhadas de animações que facilitam a compreensão deste assunto tão complexo.

Viagem ao Infinito está disponível na Netflix.

Bônus: muitos filmes de astronomia no Discovery+

Esta plataforma de streaming merece atenção especial. O catálogo do Discovery+ é repleto de filmes e séries documentais que abordam diferentes temas científicos. Ali, você confere séries sobre Stephen Hawking e seus estudos, produções sobre missões lunares do passado e do futuro e mais.

O Discovery+ tem planos para assinatura nas versões anual e mensal.