Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 documentários sobre ciência e tecnologia para assistir na Netflix

Por| 24 de Agosto de 2020 às 11h51

Link copiado!

Netflix
Netflix
Tudo sobre Netflix

O mundo do entretenimento, como o próprio nome diz, entretém e diverte, mas também ensina. Documentários e séries documentais, por exemplo, já não são mais produções que abusam da seriedade para explicar as coisas, apoiando-se em temas sérios de forma didática e dinâmica, trazendo informação sem entediar.

A Netflix conta com diversas séries documentais sobre tecnologia e ciência que merecem uma maratona. Entre esses títulos está o recente Mundo Mistério, do youtuber Felipe Castanhari, ou ainda A Era dos Dados e GDLK, e também produções mais antigas de sucesso, como Bill Nye Saves the World.

Se você está interessado em aprender e enquanto se divertir, o Canaltech preparou uma lista com as 10 séries documentais mais legais sobre ciência e tecnologia para você começar a maratonar. Confira a lista completa:

Continua após a publicidade

10. A Era dos Dados

A Era dos Dados é uma série documental que mostra evidências surpreendentes de como todos nós, sem exceção, estamos conectados de alguma forma. Em seis episódios, o apresentador e PhD em história da ciência, Latif Nasser, viaja pelo mundo conversando com especialistas em diversos temas que vão desde a areia do Deserto do Saara e o clima da Floresta Amazônica, até redes sociais, conexão na nuvem e bombas nucleares.

Continua após a publicidade

9. Marte

Na série documental Marte, que estreou em 2016, acompanhamos uma mistura de vida real com ficção que mostra a jornada de uma tripulação que tem o objetivo de colonizar Marte em 2033. A produção de seis episódios conta com a participação do cientista Neil deGrasse Tyson e de Elon Musk, fundador da SpaceX, que não esconde a sua vontade de colonizar o planeta vermelho.

8. Mundo Mistério 

Continua após a publicidade

Recém-chegada na Netflix, Mundo Mistério é uma série documental comandada pelo youtuber Felipe Castanhari, já conhecido por falar de ciência em seu canal. Na produção, ele conta com a ajuda dos assistentes Lilian Regina e Bruno Miranda para falar sobre ciência e história em oito episódios, com temas como cães, aquecimento global, extinção, viagem no tempo e muitos outros.

7. GDLK

Continua após a publicidade

A minissérie GLDK, que acaba de desembarcar na plataforma de streaming, tem como temática o universo dos videogames, mergulhando na história dos consoles e jogos clássicos e de quem está por trás desses games que marcaram as últimas décadas. São seis episódios que falam sobre empresas e os principais jogos do segmento, como Space Invaders, Pac-Man, Sonic e muito mais.

6. Bill Nye Saves the World

Continua após a publicidade

Em três temporadas, o cientista, apresentador, ator e escritor Bill Nye recebe convidados para falar de ciência com uma linguagem bastante didática para adolescentes e adultos. A cada episódio, um tema diferente é desvendado, falando sobre vícios, envelhecimento, mundo animal, entre diversos outros assuntos.

5. Privacidade Hackeada

Continua após a publicidade

Privacidade Hackeada é um documentário que, em quase duas horas, conta sobre todo o escândalo da Cambridge Analytica e a sua relação com o Facebook e as eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2016. O caso deu o que falar na época, desde então gerando dúvidas sobre o quão seguros estamos na internet.

4. O Código Bill Gates

Continua após a publicidade

O bilionário fundador da Microsoft, Bill Gates, tem a mente desvendada na minissérie documental O Código Bill Gates. O documentário dividido em três partes faz uma breve apresentação sobre o executivo e a trajetória da companhia, enquanto toda a sua inteligência é usada também para transformar o mundo.

3. Nosso Planeta

Continua após a publicidade

A minissérie documental Nosso Planeta fala sobre natureza, mostrando como as florestas tropicais e matas de todo mundo se tornam a casa de milhares de espécies. O documentário mostra, em sete episódios, um pouco sobre os animais mais interessantes da Terra e como as mudanças climáticas estão interferindo no ecossistema.

2. 100 Humanos - Respostas para as Questões da Vida

A primeira temporada da série documental 100 Humanos - Respostas para as Questões da Vida, reúne 100 participantes que irão participar de experimentos relacionados a comportamento, preconceitos, idades, gêneros, dor, prazer, entre muitas outras coisas curiosas. Os cientistas observam cada um desses comportamentos e analisam todos os participantes no quesito humano e cultural.

Continua após a publicidade

1. Explicando A Mente

Na saga Explicando A Mente, que estreou na Netflix em 2019, conhecemos tudo o que se passa dentro de nossa cabeça, desconstruindo tudo o que imaginamos sobre o cérebro, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Em cinco episódios a produção vai debater sobre a memória, sonhos, ansiedade, meditação e drogas psicodélicas.