Publicidade

7 filmes e séries sobre cientistas e suas descobertas

Por| Editado por Patricia Gnipper | 01 de Novembro de 2022 às 18h05

Link copiado!

Diamond Films/Working Title/Sportsphoto/Allstar/Amazon
Diamond Films/Working Title/Sportsphoto/Allstar/Amazon

Filmes de cientistas servem para conhecermos um pouco mais sobre a vida e os feitos de grandes nomes da ciência moderna, junto de toques de ficção para deixar as histórias mais emocionantes. Além de destacar pesquisas, avanços tecnológicos e descobertas, filmes e séries sobre cientistas famosos trazem à tona a história do conhecimento científico.

Se você quer assistir algo diferente da ficção científica para variar um pouco, filmes sobre cientistas podem ser uma boa pedida. Há produções para todos os gostos, que abordam a vida e as descobertas de personalidades como Albert Einstein, Marie Curie e outros grandes nomes, cujo legado permanece.

Ainda, alguns desses filmes abordam também dificuldades enfrentadas por cientistas históricos em suas carreiras, como misoginia, sexismo, racismo e homofobia, por exemplo.

Continua após a publicidade

Séries e filmes de cientistas que você precisa conhecer

7. Hawking

Produzido pela emissora britânica BBC, Hawking traz a história de Stephen Hawking. O físico é interpretado por Benedict Cumberbatch e o filme tem foco nos seus primeiros anos como aluno de doutorado na Universidade de Cambridge.

Continua após a publicidade

Além de retratar seus estudos e a busca pela compreensão do início do tempo, o filme aborda também a luta de Hawking contra a esclerose lateral amiotrófica.

6. O Jogo da Imitação

O Jogo da Imitação te leva para conhecer a história de Alan Turing, cientista considerado o pai da computação. O filme traz Benedict Cumberbatch no papel de Turing, que cria uma máquina capaz de decifrar mensagens alemãs durante a Segunda Guerra Mundial.

Continua após a publicidade

Além de destacar o papel de Turing na história da matemática, o filme traz também os problemas enfrentados por ele, que foi preso e perseguido por ser homossexual.

5. A Teoria de Tudo

Em A Teoria de Tudo, temos um olhar diferente sobre a vida do físico Stephen Hawking. O filme é baseado no livro de Jane Hawking, sua esposa, e revela sua trajetória científica, junto de sua vida pessoal — incluindo o romance com Jane.

Continua após a publicidade

Com o diagnóstico da doença neurodegenerativa aos 21 anos, os médicos acreditavam que Hawking viveria por apenas mais dois anos. O longa retrata como ele desafiou a doença, vivendo por muitas décadas, e como ainda iniciou estudos ambiciosos sobre o universo.

4. Estrelas Além do Tempo

Estrelas Além do Tempo é baseado no livro homônimo de Margot Lee Shetterly, que o escreveu para contar a história de mulheres matemáticas negras que trabalharam na NASA, durante a Corrida Espacial.

Continua após a publicidade

Esta é também a história abordada no longa, que traz a trajetória de Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson. Além de representar o papel crucial que elas tiveram para os triunfos espaciais da NASA, o filme retrata também a discriminação racial e de gênero vigente na época.

3. Radioactive

Radioactive leva o público para uma viagem pela carreira de Marie Curie, que recebeu prêmios Nobel em física e química graças às suas descobertas sobre a radioatividade natural e identificação de novos elementos.

Continua após a publicidade

O longa aborda as descobertas de Curie junto dos desafios enfrentados por ser uma mulher cientista em uma época em que isso não era bem aceito.

2. Tesla

Sob direção de Michael Almereyda, Tesla apresenta o inventor Nikola Tesla, interpretado por Ethan Hawke. Ao longo de pouco mais de 1h40, o filme leva o público para conhecer como nasceu o interesse de Tesla pela eletricidade, junto de interações com Thomas Edison, invenções e conflitos ao longo de sua vida.

Continua após a publicidade

1. Série Genius (1ª temporada)

Como o nome indica, a série Genius acompanha as histórias de grandes gênios da história. E a primeira temporada retrata dois períodos da vida do físico Albert Einstein, interpretado pelo australiano Geoffrey Rush. O primeiro nos traz os desafios enfrentados por ele para assumir o cargo de professor e chegar ao doutorado. No segundo, vemos Einstein como um cientista respeitado graças à Teoria da Relatividade Geral.

Já a segunda e terceira temporada apresentam a vida de Pablo Picasso e Aretha Franklin, respectivamente.