Os 20 filmes mais esperados para 2022

Os 20 filmes mais esperados para 2022

Por Durval Ramos | Editado por Jones Oliveira | 03 de Janeiro de 2022 às 15h00
Reprodução/Warner Bros, Marvel Studios, Pixar

Não há mais dúvida de que a retomada do cinema já começou. Os últimos meses de 2021 foram de muitas estreias e a chegada de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa — e sua bilheteria astronômica — deixou bem claro que o público está disposto a voltar para as salas e que os estúdios podem manter seu cronograma sem mais adiamentos. Por isso mesmo, 2022 será um ano de lançamentos muito esperados.

De filmes que tinham sido adiados por causa da pandemia a sequências muito aguardadas, 2022 já começa com muitas promessas para animar os cinéfilos de plantão ou para deixar a carteira de todo mundo assustada com o tanto de pipoca que vai precisar comprar ao longo dos próximos meses.

Entre os destaques, temos mais uma boa leva de adaptações de quadrinhos. A Marvel segue firme e forte com sua Fase 4 e terá três estreias vindo aí e mexendo tanto com o multiverso quanto com as profundezas do fundo do mar. Já do lado da DC, também vamos mergulhar com a sequência de Aquaman, mas somente depois de conferir o novo Batman e conhecermos o Adão Negro de Dwayne Johnsson.

Outro detalhe curioso de 2022 é que temos uma retomada das adaptações de jogos. Uncharted: Fora do Mapa traz às telas um dos jogos mais queridos do PlayStation e Sonic 2 dá sequência a uma das maiores surpresas dos últimos anos.

Assim, se você já está vacinado e doido para voltar aos cinemas, confira a lista dos 20 films mais esperados para 2022 e já vá preparando o dinheiro para todos esses ingressos.

Vale lembrar que todas as datas estão sujeitas a alteração por parte dos estúdios.

20. Pânico (13/01)

Apesar de não ser um filme numerado, o novo Pânico é uma sequência da série clássica e vai até trazer alguns personagens de volta. Ainda assim, a ideia é tratá-lo como uma espécie de soft reboot, ou seja, uma porta de entrada da franquia para novos públicos, mas sem desconsiderar alguns eventos que vieram antes.

Até porque a premissa do longa é bem simples: um novo assassino está rondando a vizinhança e usando a mesma icônica máscara usada em crimes anteriores — o que vai mobilizar a cidade e os sobreviventes da última chacina a descobrirem quem está por trás do novo Ghostface.

19. Uncharted: Fora do Mapa (17/02)

A adaptação do famoso jogo do PlayStation vai finalmente chegar aos cinemas protagonizado por ninguém menos do que Tom Holland, o nosso Homem-Aranha. E a gente diz finalmente porque esse filme está em produção há quase uma década e é quase um milagre que ele seja lançado após tantas problemas na produção.

Isso tudo envolvendo uma história bem simples. Holland vive o aventureiro Nathan Drake, que está em busca de seu irmão e vai precisar ajudar o ladrão de antiguidades Victor Sullivan (Mark Wahlberg) a roubar um tesouro antigo para poder descobrir o paradeiro do que restou da sua família.

18. Batman (03/03)

O retorno do Homem-Morcego vai finalmente acontecer após uma série de adiamentos. E essa nova versão do herói é muito aguardada por ser uma interpretação bem diferente do Batman que estamos acostumados a ver no cinema. Isso porque teremos um personagem muito mais atormentado psicologicamente tendo que encarar os pecados de sua família ao mesmo tempo em que tenta enfrentar o crime em Gotham e os ataques do vilão Charada (Paul Dano).

O mais curioso em relação a Batman é o quanto a percepção sobre o longa mudou ao longo do tempo. Quando foi anunciado que Robert Pattinson viveria o herói, não faltaram reclamações por parte dos fãs — mas bastou o primeiro trailer sair para que ninguém mais se lembrasse das críticas.

17. Red: Crescer é uma Fera (10/03)

O novo filme da Pixar traz todo o colorido e um tom mais infantil, mas para discutir assuntos bastante pertinentes. Em Red: Crescer é uma Fera, acompanhamos a história de uma menina que, ao chegar à adolescência, ganha os poderes de se transformar em um panda vermelho gigante quando fica muito agitada.

É a típica metáfora fantasiosa e engraçada da Pixar para discutir questões como a puberdade e aceitação do próprio corpo. E levando em conta que estamos falando do mesmo estúdio que nos trouxe sucessos recentes como Divertidamente e Luca, não tem como não ficar animado.

16. Morbius (31/03)

A Sony queria aproveitar o embalo de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa e lançar Morbius já na sequência, mas o filme sofreu mais um adiamento, provavelmente para dar espaço ao Amigão da Vizinhança e não competir diretamente com ele nas bilheterias. Estrelado por Jared Leto, o filme foca na história de um vilão não tão conhecido assim do Amigão da Vizinhança e que, após realizar alguns experimentos para curar uma doença, ganha poderes de morcego e vira uma espécie de vampiro vivo.

A grande dúvida em relação ao longo é em que universo ele se passará. Os trailers fazem referência ao Homem-Aranha de Tobey Maguire, já apresentaram personagem do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês) e citaram Venom. É uma bagunça tão grande que nos faz ir ao cinema só para entender o que está acontecendo.

15. Sonic 2: O Filme (07/04)

Quem diria que o filme do Sonic seria um sucesso a ponto de garantir uma sequência. Pois Sonic: O Filme deu tão certo que chegou a hora de vermos o ouriço azul acelerar mais uma vez nas telonas — e, desta vez, acompanhado. Já foi confirmado que a raposa Tails estará presente para ajudar o herói e que eles vão se juntar para derrotar não apenas o vilão Robotnik (Jim Carrey), mas também a equidna Knuckles (Idris Elba).

O primeiro trailer revelou que vamos ter muito mais elementos dos videogames aparecendo na história, como as Esmeraldas do Caos, além do retorno dos personagens humanos.

14. Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore (14/04)

O novo longa da série ambientada no mundo de Harry Potter promete trazer algumas respostas para questões que sempre ficaram em aberto na franquia. Como o próprio título sugere, Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore vai focar no passado do diretor de Hogwarts e mostrar sua relação com o bruxo das trevas Gerardo Grindelwald (Mads Mikkelsen).

O destaque aqui, além de explorar mais desse universo mágico, está na participação da atriz Maria Fernanda Cândido, que vai viver uma bruxa brasileira que vai disputar uma eleição contra o próprio vilão.

13. Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (05/05)

O primeiro filme da Marvel de 2022 chega rodeado de muita expectativa. O MCU vem brincando com o multiverso há algum tempo e o primeiro teaser já mostrou o quanto esse conceito de realidades alternativas vai impactar a nova aventura do Mago Supremo. Com direito a demônios de olhos e tentáculos e até mesmo uma versão alternativa do feiticeiro, já parece bem claro por que ele vai se chamar Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.

Embora a gente não saiba muita coisa da trama para além da cena pós-crédito de Homem-Aranha, um roteiro vazado dá conta que teremos Wanda (Elizabeth Olsen) como a principal vilã da história e até mesmo a participação de um certo X-Men na batalha final.

12. Jurassic World: Domínio (09/06)

A gente nunca se cansa de filmes de dinossauro e agora chegou a hora de ver como seria o mundo caso eles estivessem à solta por aí. Jurassic World: Domínio dá continuidade aos eventos de Reino Ameaçado, em que os lagartões foram libertados e se espalharam pelo planeta. O problema é que isso tem um impacto ambiental enorme que coloca a própria humanidade em risco.

E mais do que ver um tiranossauro rex de volta em ação, o grande charme do novo Jurassic World é o retorno de outros rostos conhecidos. Os atores Sam Neill, Laura Dern e Jeff Goldblum, do primeiro Jurassic Park, voltarão à franquia para mostrar como é que se cuida desse tipo de ameaça.

11. Lightyear (16/06)

A Pixar vai revisitar o universo de Toy Story de uma forma diferente. Ao invés de explorar mais uma vez a história dos brinquedos, o estúdio vai mostrar o personagem que inspirou o boneco do Buzz que a gente conhece. É um spin-off focado na figura “real” do astronauta Buzz Lightyear.

Pouco se sabe sobre o filme. Ainda assim, mesmo com um visual mais realista do que na clássica animação, devemos ter coisas mais fantasiosas como a Aliança Galáctica e o imperador do mal Zurg. Isso sem falar que estamos curiosos para ver Chris Evans dizer “Ao infinito... e além”.

10. Thor: Amor e Trovão (07/07)

Tudo o que temos desse filme até agora é a logo (Imagem: Divulgação/Marvel Studios)

Depois dos eventos de Thor: Ragnarok e Vingadores: Ultimato, é realmente difícil imaginar o que a Marvel nos reserva com Thor: Amor e Trovão. Tudo o que sabemos é que devemos ver Natalie Portman de volta no papel de Jane Foster e que ela deve assumir o título de Thor em algum momento — só não fazemos ideia de como isso vai acontecer. Seria o multiverso?

A única coisa certa é que teremos Christian Bale no papel de Gorr, o Carniceiro dos Deuses, e que o tom de comédia ainda vai imperar na trama — até porque o diretor Taika Waititi está confirmado na sequência.

9. Adão Negro (28/07)

A escala de poder dentro da DC vai mudar com a chegada de Adão Negro. O anti-herói dos quadrinhos vai ganhar vida nas telonas com Dwayne Johnson, que há tempos vem prometendo uma versão ainda mais brutal do personagem. E o primeiro teaser já deixou claro que ele não está para brincadeira.

Pouca coisa sobre a história foi apresentada, apenas que devemos ver essa história de origem do escravo no Antigo Egito que ganha poderes do Mago Shazam e se torna alguém impiedoso até o ponto de ser aprisionado e liberado milhares de anos depois. Além disso, vamos ter a estreia da Sociedade da Justiça, com participação do Senhor Destino (Pierce Brosnan) e Gavião Negro (Aldis Hodge).

8. Missão: Impossível 7 (29/09)

Tom Cruise já tem quase 60 anos e segue aí fugindo de explosão (Imagem: Divulgação/Paramount Pictures)

O quase sexagenário Tom Cruise não se cansa de pular de prédio e aviões em movimento e vai retornar à icônica franquia em Missão: Impossível 7. Trata-se daquele filme de ação cheio de explosões e cenas arriscadas que a gente adora e que funcionam tão bem, ainda mais com o personagem Ethan Hunt.

Tanto que, mesmo com quase nada divulgado, a gente já sabe que vem algo divertido por aí, visto como a franquia acertou a mão em seus filmes anteriores. É uma fórmula que não tem como errar.

7. Homem-Aranha Através do Aranhaverso (06/10)

Quem disse que não vamos ter Homem-Aranha em 2022? Depois do sucesso do primeiro Aranhaverso — que ganhou até mesmo um Oscar —, chegou a hora de passear por outras realidades no novo longa. Como o próprio título sugere, Miles Morales agora vai ter que passar por outros mundos e encontrar versões alternativas do Amigão da Vizinhança.

No primeiro trailer divulgado, vimos o retorno de Gwen Stacy e como os dois vão parar na realidade do Homem-Aranha 2099. E o mais impressionante é que o estilo artístico único está presente mais uma vez, com a promessa de trazer um traço diferente para canto do multiverso que eles visitarem.

6. Halloween Ends (13/10)

A gente nem espera muita coisa de um novo Haloween, só que ele seja divertido (Imagem: Divulgação/Universal Pictures)

Nada é capaz de parar Michael Myers — nem mesmo um filme ruim como Halloween Kills. Tanto que o assassino da máscara de borracha volta para encerrar a nova trilogia e atormentar mais uma vez Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) e sua família.

Halloween Ends será mais uma vez dirigido por David Gordon Green, mas quase nada foi dito sobre como será esse capítulo final. Ainda assim, estamos ansiosos para ver como tudo vai terminar.

5. The Flash (03/11)

O Velocista Escarlate corre para os cinemas no fim do ano para tirar o atraso da DC e mostrar o multiverso da editora. The Flash vai colocar o herói usando a sua velocidade para quebrar as barreiras entre as realidades e saindo do mundo criado por Zack Snyder para visitar o Batman do filme de 1989. Tanto que o ator Michael Keaton estará de volta, vestindo o uniforme clássico e ajudando Barry Allen (Ezra Miller) a voltar para seu mundo.

Além desse Homem-Morcego alternativo, devemos ter ainda uma nova Supergirl e até mesmo uma variante do próprio Flash atuando em conjunto. É o tipo de mistura que os leitores de quadrinhos adoram ver.

4. Pantera Negra: Wakanda para Sempre (10/11)

Principal aposta é que Shuri assuma o manto (Imagem: Divulgação/Marvel Studios)

O último filme da Marvel de 2022 vai responder à pergunta que a gente mais fez no último ano: quem vai ser o novo Pantera Negra após a morte do ator Chadwick Boseman? Algumas apostas já estão circulando, mas a verdade é que a gente sabe muito pouco sobre essa sucessão.

De certo, teremos a estreia de Riri Williams (Dominique Thorne), a futura Coração de Ferro, e de ninguém menos do que o príncipe submarino Namor, que deve ser vivido pelo ator Tenoch Huerta.

3. Creed III (23/11)

Stallone pode não voltar para a sequência, mas o legado de Rocky segue vivo (imagem: Divulgação/Warner Bros)

O legado de Rocky Balboa segue vivo. Apesar de Sylvester Stallone provavelmente ficar de fora de Creed III, todos os ensinamentos do velho lutador vão seguir no novo capítulo da história de Adonis Creed (Michael B. Jordan).

Ainda não sabemos contra quem ele vai lutar, mas a grande novidade é que Jordan vai assumir a direção da sequência, o que já é um belo motivo para colocar o novo Creed na lista de mais esperados para 2022.

2. Avatar 2 (15/12)

Primeiras artes mostram um pouco dessa mudança de ares em Avatar 2 (Imagem: Reprodução/Entertainment Weekly)

Depois de 13 anos do lançamento do primeiro filme, Avatar 2 vai finalmente chegar aos cinemas. O motivo de tanta demora foi que o diretor James Cameron quis desenvolver toda uma nova tecnologia de captura para fazer com que o retorno ao planeta Pandora fosse ainda mais impactante do que no primeiro filme.

Na trama, isso se traduz na ida de Jake Sully (Sam Worthington) e Neytiri (Zoe Saldana) para o fundo do mar para fugir das ações humanas. Com isso, eles terão não apenas que sobreviver a um novo ambiente totalmente diferente das florestas em que viviam, como também tendo que lidar com novas raças e culturas que podem não ser tão amistosas assim.

1. Aquaman e o Reino Perdido (15/12)

Aquaman vai precisar de um traje stealth no novo filme (Imagem: Divulgação/Warner Bros)

Falando em embaixo d’água, 2022 vai fechar com a estreia de Aquaman e o Reino Perdido, a sequência do improvável sucesso da DC. Mais uma vez protagonizado por Jason Momoa, o filme vai mostrar o herói assumindo o posto de regente de Atlantis e tendo que lidar com novas ameaças aos seus domínios.

Ainda não sabemos ao certo do que se trata esse tal reino perdido, mas claramente não é coisa boa — ainda mais quando já vimos que o Aquaman vai precisar de um traje stealth para circular por aí.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.