Vazamento de Doutor Estranho 2 detalha roteiro e aparição de membro do X-Men

Vazamento de Doutor Estranho 2 detalha roteiro e aparição de membro do X-Men

Por Durval Ramos | Editado por Jones Oliveira | 27 de Dezembro de 2021 às 17h35
Divulgação/Marvel Studios

Agora que Homem-Aranha: Sem Volta para Casa finalmente chegou aos cinemas, todas as atenções e os rumores se direcionam para Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. E mesmo faltando cinco meses para a estreia do próximo longa do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês), supostos vazamentos detalham o que pode ser o roteiro do filme, incluindo seus vilões e algumas participações mais do que especiais, como a do Professor Xavier.

Os boatos começaram a surgir na página Mutante e Orgulhoso, que trouxe até mesmo uma aparente imagem de bastidor com uma variante do Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) em ação. Segundo o perfil, tanto a gravação quanto as informações foram enviadas por uma fonte ligada à produção do longa e tudo coincide com os rumores que já circulavam há algum tempo sobre a trama quanto com o trailer exibido pela Marvel no final de Homem-Aranha.

E isso é relevante porque alguns dos boatos publicados são anteriores ao vídeo e, ainda assim, se encaixam naquilo que foi apresentado. Ao mesmo tempo, alguns detalhes ainda permanecem sem respostas, o que faz com que tudo ainda mereça uma grande interrogação em torno. De qualquer forma, é um bom norte para saber o que podemos esperar do novo longa.

O que diz o vazamento

De acordo com essa suposta fonte, Multiverso da Loucura se passa cerca de um ano após os eventos de WandaVision e repercute diretamente a história da série. Isso porque a motivação central da trama está em Wanda (Elizabeth Olsen) tentando recuperar seus filhos e, com isso, sucumbindo à influência do Darkhold, o livro das trevas.

Assim, o longa começa mostrando Mordo (Chiwetel Ejiofor) em sua cruzada para eliminar todos os feiticeiros da Terra, como vimos no primeiro Doutor Estranho. Só que ele decide fazer isso contra Wanda e acaba morto por ela. É aí que vemos que a Feiticeira Escarlate está usando o livro e se tornando cada vez mais poderosa.

Wanda estudando o Darkhold vai ser a grande responsável pelos problema do filme, sugere suposto roteiro (Imagem: Divulgação/Marvel Studios)

Por quê? Porque ela descobriu um feitiço que diz que ela pode invocar alguém capaz de realizar qualquer desejo e decide ir atrás disso para tentar recuperar seus filhos.

A cena corta e vemos Doutor Estranho se preparando para o casamento de Christine (Rachel McAdams), como é mostrado no trailer. O mago se sente mal por ter perdido o amor de sua vida, mas aceita que ela vai ser feliz. Só que é aí que ele sente uma presença estranha e vê um portal se abrir no meio de Nova York, revelando Shuma-Gorath.

O monstro de um olho só está perseguindo uma garota e, para protegê-la, há uma batalha no meio da cerimônia. Strange salva Christine e, com a ajuda de Wong (Benedict Wong), eles derrotam a criatura arrancando o seu olho. É aí que a dupla mágica se reúne com a menina na tentativa de encontrar respostas.

Shuma Gorath aparece no meio da cidade caçando America Chavez, como o trailer confirma (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

A garota revela se chamar America Chavez (Xochitl Gomez) e que vem de outra realidade. Ela fala mais sobre o multiverso e o Doutor Estranho se mostra ainda bem babaca e arrogante enquanto tenta descobrir por que o monstro estava atrás dela. A criança diz não saber.

É aí que Wong afirma que aquele era Shuma-Gorath, mas que ele acredita não ser o verdadeiro. Isso porque a criatura é um demônio de alto nível que só pode ser invocado por alguém muito poderoso e com um livro de magia negra. Por isso, diz ter certeza de que o verdadeiro Shuma-Gorath ainda pode aparecer atrás de America.

Esse detalhe é curioso porque os produtos licenciados de Multiverso da Loucura se referem à criatura que o trio enfrenta em Nova York como Gargantos, o que levantou muita dúvida entre os fãs dos quadrinhos. Assim, é possível que a Marvel tenha adotado essa distinção, entre o verdadeiro e o falso Shuma-Gorath, tratando Gargantos como essa versão mais fraca, seja ela uma cópia ou uma parte do demônio principal.

O trailer mostra Estranho protegendo America de Shuma Gorath, assim como o suposto roteiro afimra (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

Voltando ao filme, é aí que descobrimos que foi a própria Wanda a responsável por invocar o monstro. É mostrado que ela não sente mais a criatura e, assim, volta a folhear o Darkhold, indicando que o livro está tentando manipulá-la para acessar outras realidades, um poder que é dito como a única forma de reatar sua família.

Dessa forma, Wanda aparece viajando pelo multiverso em sua forma astral e ela para em uma realidade em que vê seus filhos crescendo normalmente. Contudo, o livro diz a ela que a única forma de acessar aquele mundo com seu corpo é a partir dos poderes de America Chavez, já que ela tem os poderes necessários para viajar por entre dimensões e que, por isso, é preciso capturá-la.

Viajando pelo multiverso

Voltando ao Doutor Estranho, America explica ao herói que seu universo de origem está morrendo e eles decidem ir até lá. Chegando àquela realidade, eles encontram ninguém menos do que a própria Wanda, em sua forma astral, procurando pela jovem. A Feiticeira Escarlate parece estar bem alterada e ordena que o grupo entregue a garota.

Cena do trailer parece revelar o mundo destruído de America Chavez (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

Estranho e Wong percebem que ela não é a mesma Wanda que conheceram na luta contra Thanos, já que sua alma parece estar perturbada e sendo controlada por algo. Assim, o novo Mago Supremo escapa dali com America enquanto o Doutor Estranho tenta trazer a Feiticeira de volta à sua plena consciência.

Assim, enquanto é mostrado que Wong e America foram para Kamar Taj pedir ajuda aos demais feiticeiros — incluindo o minotauro Rintrah, que aparece no trailer —, Wanda e Estranho lutam e o herói diz que é loucura mexer com realidades para tentar trazer duas crianças que nunca existiram para além da fantasia.

O confronto se complica para Strange, que pede ajuda a Wong. America abre um portal para tentar fazer o resgate, mas Wanda aproveita a brecha e invade Kamar Taj. Os demais feiticeiros tentam impedi-la, mas são todos mortos — provavelmente na cena de explosão que aparece muito rapidamente no teaser.

Abalado pela morte dos amigos, Wong é capturado e o Doutor Estranho foge para outra realidade com America Chavez. Eles vão parar em um outro mundo em que Mordo ainda está vivo e é o Mago Supremo, provavelmente com o visual apresentado no trailer em que ele pede desculpa para o herói pelo que vai fazer em seguida.

Novo visual de Mordo pode ser a dessa nova realidade (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

Isso porque, como o próprio teaser apresenta, Stephen e America são acusados de mexerem com a estabilidade daquele universo e, por isso, acabam presos e levados para os Illuminati, um grupo responsável por proteger aquele mundo.

E aí vem a grande revelação: o time é formado por Monica Rambeau (Teyonah Parris), Capitã Carter (Hayley Atwell), o asgardiano Balder, a feiticeira Clea — que nada mais é do que uma variante de Christine — e o professor Xavier, que aparece com uma cadeira flutuante parecida com a do desenho dos anos 1990. Vale lembrar que os rumores sobre essa aparição do Professor X é algo que já vinha sendo especulada há algum tempo.

Eles se questionam se não deveriam eliminar os dois invasores por estarem desestabilizando a realidade daquele universo, mas Clea intervém e diz que não faz sentido matar uma criança e um feiticeiro sem ouvi-los. É aí que o Doutor Estranho explica sobre Wanda e o Darkhold.

A invasão de Wanda

Feitas as devidas explicações, temos uma reviravolta bastante curiosa. A Wanda corrompida do MCU possui a Feiticeira Escarlate dessa realidade e vai até onde estão os Illuminati para tentar capturar America Chavez.

Embora soe como algo bastante confuso, é importante destacar que o pôster divulgado pela Marvel sugere algo nesse sentido. A arte traz imagens fragmentadas do Doutor Estranho, com direito a três imagens do mago e duas da feiticeira, sugerindo justamente essas múltiplas versões que Multiverso da Loucura deve apresentar.

Pôster tem três Doutores Estranhos e duas Wandas. Significa? (Imagem: Divulgação/Marvel Studios)

Há uma grande luta do grupo contra a Vingadora e ela derrota Balder com certa facilidade, mas é confrontada por Monica Rambeau, que consegue conter Wanda por um tempo com a ajuda da Capitã Carter. Apesar disso, as duas acabam sendo derrotadas pela Feiticeira Escarlate.

É aí que entra o Professor Xavier na briga, que usa seu poder para tentar separar as duas Wandas e acabar com o domínio do Darkhold. Contudo, ele não é páreo para o poder de Wanda e também é derrotado — há até mesmo a descrição de sons de ossos se quebrando, mas não fica claro se ela chega a matar o Professor X ou não.

Em paralelo a essa bagunça, há aquela luta entre o Doutor Estranho e Mordo que o trailer já antecipa. Isso porque o Mago Supremo dessa realidade culpa Stephen Strange por toda essa bagunça e deve ser aí que aquele diálogo apresentado no pós-crédito de Sem Volta para Casa deve acontecer. Clea e America aparecem para ajudar Stephen e o trio usa um portal aberto pela garota para sair daquela realidade.

O verdadeiro vilão

Após toda essa bagunça com os Illuminati, a Wanda do MCU — ainda possuindo o corpo de sua variante — volta para casa e encontra seus filhos. Só que os dois percebem uma aura sombria na mãe e a atacam. É quando ela percebe o tamanho do erro que cometeu e se arrepende.

Se rumor for real, temos Doutor Estranho, America Chavez e Clea nesta cena. Repare como a roupa de Christine realmente parece um uniforme (Imagem: Divulgação/Marvel Studios)

Só que, mais do que se dar conta de que ela virou uma vilã, a Feiticeira Escarlate descobre que Shuma-Gorath não morreu no início da história. Pelo contrário: o demônio de um olho só segue vivo e, por meio do Darkhold, passou a influenciar a Wanda e a usá-la como fantoche para conseguir o que queria: os poderes de America Chavez para poder invadir e dominar todos os universos.

A partir disso, ela libera Wong de sua prisão e vai atrás do Doutor Estranho, Clea e America para pedir desculpa pelo vacilo e explicar toda a situação. Diante disso, a Feiticeira diz que tem uma dívida com a menina e que vai protegê-la.

É a partir daí que temos a luta final, com o grupo indo de encontro ao verdadeiro Shuma-Gorath e sua horda de demônios. Temos America, Wanda e Clea agindo em conjunto e Stephen Strange e Wong conseguindo derrotar Shuma-Gorath no final das contas.

Será que essa cena é do Doutor Estranho selando a influência maligna sobre Wanda no Darkhold? (Imagem: Divulgação/Marvel Studios)

Já no fechamento da trama, vemos Doutor Estranho oferecendo ajuda para a Feiticeira Escarlate, mas ela recusa e diz que tem outros planos e que precisa rever uma velha amiga — sugerindo um retorno de Agatha Harkness (Kathryn Hahn). Clea volta para seu mundo, enquanto America passa a ser treinada por Strange e Wong, uma vez que o seu mundo foi destruído.

Encaixando as peças

Como dito, algumas das informações descritas nesse suposto roteiro se encaixam muito bem em detalhes que já são sabidos — incluindo coisas muito pontuais. O ataque a Kamar Taj, a aparição de Rintrah, o casamento de Christine e até Shuma-Gorath buscando America Chavez no meio da cidade são coisas que podem ser vistas no trailer.

Suposto ataque a Kamar Taj aparece no trailer, com direito a feiticeiros morrendo e minotauro Rintrah no centro da tela (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

Além disso, a gente já tinha ouvido falar de uma grande batalha em Multiverso da Loucura com direito a alguém do universo Fox. Na época, acreditava-se que poderia ser a Fênix ou mesmo alguém do Quarteto Fantástico, mas a introdução dos Illuminati faz com que a presença de Xavier faça todo o sentido.

Essas coincidências de vazamentos e daquilo que já foi confirmado oficialmente dá muita força ao vazamento, ainda mais quando parte desses supostos detalhes já circulavam antes de o trailer chegar para confirmar alguns pontos.

O que não faz sentido

Ao mesmo tempo, há muita coisa que não faz sentido ou que não é descrita por esse suposto informante. A primeira delas é o contato do Doutor Estranho com Wanda que aparece no trailer.

Pelo que foi apresentado pelos informantes, Wanda age sozinha à medida que estuda o Darkhold até invocar Shuma-Gorath e ser controlada por ele. Contudo, o trailer já mostrou que Stephen Strange vai até a Feiticeira Escarlate pedir ajuda e pergunta para ela o que sabe sobre o multiverso.

Parece piada, mas o cabelo e o cavanhaque do Doutor Estranho vão dizer muito sobre o personagem em Multiverso da Loucura (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

Há um olhar de surpresa na cara da personagem que pode indicar que ela já sabe muita coisa sobre as múltiplas realidades, quase como se seu plano tivesse sido descoberto. Contudo, até o momento, essas peças não se encaixam.

Outro ponto muito importante é a existência de mais de um Doutor Estranho, algo que não é citado em momento algum desse suposto roteiro vazado. E o trailer já confirmou que veremos a versão de What If…? em live action, assim como os brinquedos já anteciparam que devemos ter uma terceira variação dando as caras — algo que vem sendo chamado como Doutor Estranho Defensor.

O título parece fazer referência ao grupo Defensores, equipe da qual o feiticeiro já fez parte nos quadrinhos ao lado do Surfista Prateado, Hulk e Namor. E embora esses não devam dar as caras em Multiverso da Loucura, algum easter egg ao time deve ser feito ao introduzir essa versão do herói.

Produto licenciado revela uniforme e até uma barba diferente para o Estranho Defensor (Imagem: Divulgação/Hasbro)

Pelo que é sugerido, ele vai ter um visual mais próximo das iterações mais recentes dos quadrinhos, com um rabo de cavalo, uma barba mais discreta e as mechas brancas mais aparentes no cabelo. Essa versão, inclusive, é a que aparece no vídeo vazado e também em uma rápida cena do trailer, rodopiando em um portal.

Só que nada disso é dito na descrição do roteiro — e digamos que essas participações aparentam ser bem importantes para serem ignoradas.

De qualquer forma, assim como aconteceu com Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, esse vazamento é o típico sinal de fumaça que pode indicar fogo. Isso significa que, por mais que nem tudo se confirme como o tal informante apresenta, alguns desses pontos podem se confirmar e indicar o verdadeiro rumo que a história deve seguir.

Levando em conta que a estreia de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura está marcada para 5 de maio de 2022, devemos ter mais detalhes oficiais surgindo daqui em diante, além de vários outros rumores que podem reforçar ou contestar o que vem sendo especulado até aqui. E só nos cabe juntar essas peças para tentar entender o que está vindo aí.

Fonte: Mutante e Orgulhoso, Marvel, Full Circle Cinema

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.