Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como Morbius se conecta a Venom e ao MCU?

Por| Editado por Jones Oliveira | 01 de Abril de 2022 às 19h10

Link copiado!

Reprodução/Sony Pictures
Reprodução/Sony Pictures
Tudo sobre Marvel

Não que alguém estivesse realmente empolgado para ver Morbius, mas o novo filme da Sony que chegou aos cinemas na última quinta-feira (31) era rodeado de uma curiosidade para saber como a história do Vampiro Vivo se conectaria com outras histórias do estúdio, como Venom e os vindouros Kraven e Madame-Teia, e principalmente sua relação com Homem-Aranha: Sem Volta para Casa.

Essa dúvida foi plantada pela própria Sony quando encheu os trailers de referências. Tínhamos menções ao simbionte, pichações do Homem-Aranha sendo chamado de assassino, referência ao herói de Tobey Maguire e uma aparição com bastante destaque do Abutre, o vilão de De Volta ao Lar, indicando que teríamos até mesmo pontes com o Universo Cinematográfico da Marvel.

Continua após a publicidade

Era uma salada tão grande no material promocional que não tinha nem mesmo como saber em que universo Morbius se passava. Por isso mesmo, havia uma espécie de curiosidade mórbida para saber qual a solução apresentada: ou seria uma explicação muito mirabolante ou abraçaria ou furos de roteiro.

E agora que o longa finalmente chegou aos cinemas, vimos que a Sony optou por um terceiro caminho: fingindo que os trailers nunca existiram e pisando no freio com todas essas conexões.

Morbius e Venom

As ligações que Morbius tem com Venom são bem mais simples e até esperadas. Fica clara logo no início que os dois filmes se passam no mesmo universo, algo que fica claro quando os policiais analisam as mortes deixadas pelo vampiro e comentam que aqueles assassinatos são bem parecidos com os estranhos casos de São Francisco — em referência ao que aconteceu tanto no primeiro Venom quanto em Tempo de Carnificina.

Continua após a publicidade

Além disso, há uma citação direta a Eddie Brock e ao simbionte. Em determinado momento, Morbius (Jared Leto) invade um laboratório em que criminosos imprimiam dinheiro falso e ataca o grupo. Um deles pergunta quem diabos é o monstro e ele imita o companheiro de estúdio ao dizer “Eu sou Venom”, indicando saber da existência do personagem.

Essa é a mesma cena que aparece em um dos trailers, mas montada de uma forma um pouco diferente, tirando a piadinha que vinha logo na sequência. Contudo, não há qualquer aparição de Venom ou mesmo do personagem vivido por Tom Hardy.

E o Homem-Aranha?

Continua após a publicidade

Se a conexão com Venom ficou abaixo do que os fãs poderiam esperar, com o Homem-Aranha é só decepção mesmo. Isso porque todas aquelas conexões que o trailer havia sugerido simplesmente não estão presentes no corte final.

Pichação chamando o Homem-Aranha de assassino? Fora. Prédio da Oscorp? Fora. Uma participação efetiva do Abutre (Michael Keaton)? Limitada à cena pós-crédito e de forma bem mais discreta do que a exibida nos trailers.

A grande conexão entre Morbius e Homem-Aranha: Sem Volta para Casa e o restante do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês), acontece justamente nessas cenas extras, quando vemos as fendas na realidade aparecendo no céu de Nova York, indicando que os efeitos do feitiço do Doutor Estranho invadiram o mundo de Morbius.

Continua após a publicidade

É a partir disso que vemos que o Abutre foi tirado do MCU e colocado dentro do universo da Sony, onde ele vai tentar juntar outros anti-heróis para formar um tipo de grupo, possivelmente o Sexteto Sinistro.

O grande problema é que não há qualquer explicação para isso. Pelo que o último Homem-Aranha apresentou, somente quem sabia que Peter Parker era um herói foi puxado para o MCU e, quando tudo se resolveu, foi levado embora. Então tem muita lógica o Abutre ter sido tirado de seu mundo dessa forma.

Assim, a grande conexão que Morbius apresenta com o universo da Marvel foi em arranjar uma forma de tirar o Abutre do MCU e colocá-lo junto com os demais personagens da Sony, permitindo que ele apareça em novos filmes. E como a cena sugere, isso pode acontecer com o Sexteto Sinistro no futuro.

Continua após a publicidade

Além disso, o personagem de Michael Keaton cita nominalmente o Homem-Aranha, indicando que ele ter sido levado para aquele canto do multiverso tem algo a ver com o Amigão da Vizinhança. Pode ter sido só uma fala vazia para justificar a solução adotada pelo roteiro, mas pode servir de gancho para introduzir uma versão do herói para aquele universo, seja com um retorno de Andrew Garfield, por exemplo, ou alguma outra variante. Miles Morales, talvez?

A verdade é que isso é só especulação. De concreto mesmo, apenas que Morbius contraria as expectativas que ele próprio plantou e entrega poucos pontos de conexão com outros filmes. E, no fim, talvez seja até bom: levando o quão massacrado o longa está sendo pela crítica, é bem possível que a Sony finja que ele nunca existiu.