Publicidade

Morbius tem cena pós-créditos?

Por| Editado por Jones Oliveira | 01 de Abril de 2022 às 18h50

Link copiado!

Sony Pictures
Sony Pictures
Tudo sobre Marvel

Como já virou tradição em filmes de super-herói, Morbius também tem cenas pós-crédito para conectar a história a uma trama maior, ampliando o universo cinematográfico que a Sony pretende construir. E, como muita gente já imaginava, as duas cenas do longa estão diretamente ligadas aos eventos de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa.

Esse era uma questão que estava no ar desde a estreia do último filme do Amigão da Vizinhança — ainda mais quando vimos o vilão Venom participar, mesmo que brevemente, do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês). Então, era natural ver como a bagunça no multiverso iria também afetar Morbius.

Continua após a publicidade

E por mais que isso tudo tenha ficado de fora da trama principal da nova produção da Sony Pictures, vemos essas conexões serem feitas nas duas cenas pós-crédito. Mais do que isso, parece que o tão comentado Sexteto Sinistro está vindo aí.

O Abutre fora do MCU

Sabe todas aquelas cenas com o Abutre (Michael Keaton) que foram exibidas nos trailers de Morbius? Esqueça. Nada daquilo está no filme e as únicas participações do personagem no longa são nas duas cenas pós-créditas do filme e de forma bem diferente daquilo que foi mostrado no material promocional.

Continua após a publicidade

A primeira cena começa mostrando justamente a rachadura na realidade se fechando no céu de Nova York, sugerindo que aquilo tudo se passa enquanto o Doutor Estranho apagava a identidade de Peter Parker no MCU. Assim, vemos a câmera passear pelo corredor de um presídio até mostrar uma cela vazia.

Tudo está quieto e tranquilo até que alguém se materializa no local, revelando que o Abutre foi parar de alguma forma naquele mundo. Ele observa o cenário à sua volta e suas roupas e faz uma brincadeira sobre esperar que a comida daquele local seja melhor do que do lugar de onde ele vem.

Em seguida, vemos uma matéria de TV que fala justamente sobre o misterioso surgimento de um detento em uma cela supostamente vazia e vemos que o vilão de De Volta ao Lar está sendo escoltado para fora da prisão, já que a Justiça vai ter que analisar seu caso tão incomum.

O início do Sexteto Sinistro?

Continua após a publicidade

Já a segunda cena pós-crédito começa com Morbius (Jared Leto) dirigindo um carro em direção ao nada. Ele deixa a cidade para trás, pega uma rodovia vazia e vai até uma área inabitada e para o veículo, como se estivesse esperando algo. É quando observa uma nuvem de areia se aproximar no horizonte.

É aí que vemos mais uma vez o vilão Abutre, desta vez com seu uniforme tecnológico. Sem revelar seu rosto, ele fala para Morbius que acompanhou a história do médico-vampiro e diz que tem muita coisa que ele ainda não entende — como o fato de ter ido parar naquela realidade. Contudo, ele deixa claro suspeitar que isso tem algo a ver com o Homem-Aranha.

Em seguida, ele fala para Morbius que acredita que eles podem trabalhar juntos, formando uma aliança para “fazer o bem”, sem deixar claro exatamente o que quer dizer com isso.

Continua após a publicidade

O que as cenas pós-crédito significam?

Além de significar que você ficou quase duas horas vendo um filme terrível, as duas cenas pós-crédito de Morbius trazem mais perguntas do que respostas para os fãs do MCU e do próprio universo da Sony. Isso porque nada do que elas apresentam está fundamentado naquilo que os filmes anteriores propuseram.

A começar pela própria chegada do Abutre à realidade de Morbius e Venom. É sugerido que isso acontece como efeito colateral do feitiço do Doutor Estranho em Sem Volta para Casa, mas não há nada no último Homem-Aranha que explique por que o Abutre foi tirado de seu mundo e jogado em outro.

O que havia sido apresentado até então era o caminho inverso, ou seja, de que pessoas dessas outras realidades que soubessem que Peter Parker é o Homem-Aranha estavam sendo atraídas para o MCU. E quando o ex-Mago Supremo resolveu tudo, ele apenas devolveu essas pessoas a seus locais de origem.

Continua após a publicidade

Assim, era para o Abutre não ter sido afetado em nada, pois ele já fazia parte do universo da Marvel e, em tese, deveria apenas ter esquecido que a sua filha namorou por um tempo com um jovem chamado Peter Parker. A não ser, é claro, que inventem que houve um outro efeito colateral da magia de que pessoas aleatórias foram realocadas sem que o feiticeiro se desse conta.

A verdade é que isso tem cara de ser uma conveniência muito safada para resolver um problema de roteiro que os produtores criaram ao quererem trazer o Abutre para um eventual Sexteto Sinistro. Afinal, o vilão precisava sair do MCU de alguma forma e Morbius simplesmente criou uma explicação que não faz o menor sentido para justificar o movimento. O que é um furo em um longa que já é uma tragédia em si?

Continua após a publicidade

Então, a segunda cena é justamente o pontapé inicial dessa “Iniciativa Sexteto Sinistro”, com o Abutre sendo essa figura que deve juntar os vilões da Sony em torno de uma única causa — quase como um Nick Fury. Ele fala sobre “pessoas como nós fazendo o bem”, sugerindo que devemos ver esses vilões dos quadrinhos atuando realmente como anti-heróis ou coisa do tipo, o que seria uma abordagem interessante para um filme do grupo.

É claro que tudo isso é especulativo, até porque não há qualquer informação sobre uma aparição do Sexteto Sinistro no futuro ou mesmo sobre a continuidade do que vimos em Morbius, visto as péssimas críticas que o filme vem recebendo. Por outro lado, parece claro que existe um plano — embora ainda construído em torno de muitos furos na história.

Morbius chegou aos cinemas na última quinta-feira (31). Você confere a nossa crítica aqui.