Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Crítica De Volta aos 15 | Um abraço apertado em tempos que não voltam mais

Por| Editado por Jones Oliveira | 02 de Março de 2022 às 19h10

Link copiado!

Netflix
Netflix
Tudo sobre Netflix

Todo mundo já teve vontade de voltar no tempo e consertar alguns erros. Quando Bruna Vieira escreveu De Volta aos 15, foi exatamente isso que pensou. Numa história que lembra bastante o sentimento nostálgico e de comédia romântica que De Repente 30 e Quero Ser Grande entregaram, a nova série brasileira da Netflix acontece bem pertinho de casa e do coração.

A diferença entre essas histórias é justamente o fato de serem estrangeiras. Que os filmes de Gary Winick e Penny Marshall trazem esse conforto, já sabemos, mas apenas De Volta aos 15 conseguiu resgatar o que foi de fato ser jovem nos anos 2000.

Aqui nós conhecemos Anita, uma mulher de 30 anos que está descontente com o rumo que sua vida tomou. Com a oportunidade de voltar aos 15 anos, ela começa a reparar os erros que acredita ter cometido, mas não imaginava que suas decisões impactariam na vida de todos ao seu redor.

Continua após a publicidade

O enredo pode não oferecer grandes novidades e ser bastante similar a outros filmes de viagem no tempo. No entanto, De Volta aos 15 em nenhum momento pretende reinventar a roda ou criar algo 100% novo, e sim trazer o conforto, a nostalgia e o sentimento de revisitar a adolescência em seis episódios.

Um abraço em tempos que não voltam mais

Continua após a publicidade

Introduzindo de maneira leve e divertida cada elemento nostálgico que marcou os anos 2000, o público acaba se sentindo parte da história de redescoberta e amadurecimento de Anita. Conforme a personagem revive sua adolescência, podemos matar a saudade de itens, estilos e manias que foram peças-chave daquela época.

Tratando com naturalidade e sem alarde cortes de cabelo, músicas que foram hits daqueles anos, peças de roupa e até mesmo sites do momento, a série da Netflix acaba trazendo a sensação de pertencimento e retorno para um tempo aconchegante e que marcou a vida de quem hoje está com seus 20 e poucos anos — ou até mesmo 30, como a personagem de Camila Queiroz.

Pode não parecer, mas é com essa atmosfera nostálgica do celular tijolão e da internet discada que De Volta aos 15 nos oferece o que mais precisávamos e não sabíamos até agora: um escapismo da facilidade, urgência e toda a correria dos tempos atuais mergulhados no digital.

Continua após a publicidade

É tempo de "não fazer nada a tarde inteira e depois ficar jogado no sofá", como brinca a irmã mais velha de Anita, Luiza, durante uma das cenas da primeira temporada.

Segunda temporada pela frente?

Continua após a publicidade

De Volta aos 15 não é perfeita, mas suas falhas não atrapalham em momento algum a fluidez e desenvolvimento para o objetivo principal da trama. Porém, se a vontade da Netflix é de fato continuar a contar essa história, é importante atentar-se: em momento algum a personagem de Maisa foca em um único objetivo a ser consertado no seu passado. Há confusão e até mesmo desespero em reparar certos erros, mas sem ao menos especificá-los.

Camila Queiroz, que nitidamente se diverte em tela, também possui tem momentos que brilha, diferente das obras já citadas do cinema em que a versão mais velha da personagem principal é vista no início e no final da produção. A Anita mais velha tem seus momentos de desenvolvimento e amadurecimento próprio, caminhando ao lado da sua Eu de 15 anos.

Por um outro lado, por mais que a quantidade de coadjuvantes em tela seja enorme, em momento algum isso é visto como uma desorganização. Embora o último episódio deixe a desejar, com pontas soltas e finais abertos (provavelmente servindo como um gancho para a segunda temporada), cada um dos personagens tem suas histórias contadas apropriadamente, sem extrapolar duração e tamanho do roteiro.

Continua após a publicidade

De Volta aos 15 é leve, simples e traz um escapismo necessário, com risadas, emoção e diversão. A série dosa muito bem seus momentos de comédia e drama e tem potencial o suficiente para atrair fãs de todo o mundo. Possivelmente com planos para uma segunda temporada, ainda há muita história para contar, e definitivamente há pessoas interessadas para assisti-la.

De Volta aos 15 pode ser assistida no catálogo da Netflix.