Publicidade

007: Sem Tempo para Morrer | Data de lançamento, trailers, o que esperar e mais

Por| Editado por Jones Oliveira | 28 de Agosto de 2021 às 19h30

Link copiado!

Divulgação/Universal Pictures
Divulgação/Universal Pictures
James Bond

O novo 007: Sem Tempo para Morrer é um dos filmes que mais foi castigado pela pandemia da COVID-19. Planejado para estrear ainda em abril de 2020, o último longa de Daniel Craig como James Bond sofreu sucessivos adiamentos — o que teria, inclusive, gerado problemas com as marcas que patrocinaram a película e colocaram seus lançamentos nele, como a Omega e até a Nokia. Contudo, parece que o espião finalmente vai poder seguir em sua mais nova missão.

E as expectativas em torno da estreia são enormes justamente pela despedida de Craig do papel depois de 15 anos. Pelo que foi comentado até agora, Sem Tempo para Morrer vai ser a passagem de bastão para um novo agente 00. Ou melhor, uma agente, já que a atriz Lashana Lynch é quem deve assumir o protagonismo da série.

O curioso é que, apesar de toda essa importância que o filme carrega para toda a franquia 007, muitas dessas informações acabaram se perdendo e sendo esquecidas pelos fãs por causa dos diversos adiamentos. Como não é possível passar quase dois anos soltando trailers para não entregar spoilers, o marketing de Sem Tempo para Morrer deu uma esfriada.

Continua após a publicidade

Assim, para ajudá-lo a se lembrar de tudo o que já foi mostrado e também já ir preparando os ânimos para o derradeiro retorno de James Bond, o Canaltech listou tudo o que você precisa saber antes de se despedir do 007.

007: Sem Tempo para Morrer: elenco

Continua após a publicidade

Como dito, Sem Tempo para Morrer vai ser o último filme de Daniel Craig como o espião mais famoso do cinema. Será a quinta vez que ele encarna o personagem em 15 anos — e parte de sua despedida está justamente no fato de ele achar que não tem mais idade para ficar se arriscando em saltos e manobras de carro. O ator se machucou tanto nas filmagens de 007 contra Spectre quanto nas de Sem Tempo para Morrer e, nos dois casos, precisou passar por cirurgias. Diante disso tudo, ele percebeu que seria de bom tom dar adeus ao smoking.

Por isso, o novo filme deve ser mesmo uma passagem de bastão para uma agente da nova geração. Esse papel será cumprido por Nomi, vivida por Lashana Lynch, que será a nova agente 00 do MI6. Ela será apresentada como alguém que entrou na agência durante a aposentadoria de Bond e que vai ter sua “graduação” no retorno do agente à ativa. Assim, parte da dinâmica do filme vai estar nesse confronto de gerações.

Além disso, há sempre o icônico vilão — uma das marcas registradas da franquia 007. Desta vez, ele será interpretado por Rami Malek, vencedor do Oscar de Melhor Ator por Bohemian Rhapsody. Em Sem Tempo para Morrer, ele será Safin, um enigmático homem com o rosto deformado que se vê como um herói. De acordo com a produção do filme, esse será o inimigo mais desafiador já enfrentado por Bond e que parece ter alguma relação com o passado de Madeleine Swann (Léa Seydoux), a namorada do protagonista.

Continua após a publicidade

Isso sem falar de todo o elenco de apoio que a gente já conhece e que retorna em Sem Tempo para Morrer. Isso inclui Ralph Fiennes como M, Naomie Harris como Moneypenny e Ben Whishaw como Q. Há ainda os novos nomes que integram o elenco, como a atriz Ana de Armas, que chega como Paloma, uma agente da CIA que vai ajudar Bond em sua última missão.

Assim, o elenco confirmado para 007: Sem Tempo para Morrer conta com:

Continua após a publicidade
  • James Bond (Daniel Craig)
  • Nomi (Lashana Lynch)
  • Lyutsifer Safin (Rami Malek)
  • Madeleine Swann (Léa Seydoux)
  • M (Ralph Fiennes)
  • Moneypenny (Naomie Harris)
  • Q (Ben Wishw)
  • Ernst Stavro Blofeld (Christoph Waltz)
  • Paloma (Ana de Armas)
  • Felix Leiter (Jeffrey Wright)
  • Tanner (Rory Kinnear)

007: Sem Tempo para Morrer: trailer

Por ter sido adiado por tanto tempo, 007: Sem Tempo para Morrer enfrenta um terrível dilema: do mesmo modo que precisa de novos trailers para ficar na cabeça dos fãs e manter o hype vivo, ele não pode mostrar muito e correr o risco de entregar todas as revelações da trama. Diante desse impasse, a MGM e a Universal Pictures optaram por serem mais comedidos na divulgação.

Isso significa que foram apenas dois trailers divulgados até agora, sendo que o primeiro deles é de dezembro de 2019 — ou seja, um ano e meio atrás. Nesse caso, ele serviu muito mais para apresentar a tônica da história, mostrando um James Bond aposentado vivendo a sua vida pacata no Caribe quando é chamado de volta à ação. Também foi a primeira aparição de Nomi, a nova agente 00, e que deixa claro como parte do filme vai focar nesse conflito de gerações entre ela e o nosso 007, que prefere agir à moda antiga.

Continua após a publicidade

Contudo, o grande destaque desse primeiro trailer é justamente a apresentação de Safin, o grande vilão do longa. Vemos como ele é alguém que conhece Bond e, de certa maneira, se reconhece na figura do herói, ainda que se considere muito superior ao espião. Só não fica clara qual sua motivação nisso tudo. De quebra, temos ainda várias cenas de ação para deixar claro que a idade (e as fraturas) de Daniel Craig não impediram Sem Tempo para Morrer de economizar nas acrobacias.

Já o segundo trailer foi liberado em setembro de 2020. Desta vez, ele focou mais na história e detalhou um pouco mais da trama, ainda que não tenha deixado a ação de lado. Assim, vemos James Bond sendo perseguido por agentes da Spectre e como tudo isso está ligado com o surgimento de Safin. Pelo que Bloefeld explica, o novo vilão é alguém muito perigoso que está relacionado ao passado de Madeleine que vai fazer 007 ter que se aliar ao seu velho inimigo para conseguir vencer essa nova ameaça.

Continua após a publicidade

Além disso, durante o CinemaCon, uma feira para o mercado cinematográfico que acontece em Las Vegas na última semana de agosto, a MGM exibiu uma nova cena de Sem Tempo para Morrer. Não é nada muito inédito, mas uma versão estendida de um momento que está presente nos dois primeiros trailers. Trata-se do trecho em que Bond está encurralado por um carro e uma moto em uma ponte e, para escapar dos dois veículos que querem matá-lo, o espião se pendura em um cabo e se joga.

O vídeo não foi divulgado para o público, tendo sido exibido a portas fechadas, mas as descrições divulgadas mostram bem o peso dela para a trama. Ainda que seja quase que inteiramente focada na ação e no uso de gadgets — o carro todo equipado de armas e bombas —, um desses inimigos revela que Madeleine é filha da Spectre e isso faz com que Bond desconfie da lealdade de sua namorada, o que justifica os momentos nos trailers no qual ele fala sobre traição. E deve ser isso que vai conectar os heróis com o vilão Safin.

Já para quem não está tão interessado em roteiro, tiro e explosão, a Universal apostou pesado em outra característica bastante marcante dos filmes de 007: a trilha sonora. Tanto que trouxe a cantora Billie Eilish para a canção-tema do filme, batizada de No Time to Die — o mesmo nome do longa.

Continua após a publicidade

E a música é tão boa que já ganhou prêmios antes mesmo de o filme chegar aos cinemas, levando um Grammy no início de 2021.

007: Sem Tempo para Morrer: o que esperar

Diante de todas essas peças, não é tão difícil montar o quebra-cabeças da história de 007: Sem Tempo para Morrer, embora alguns dos mistérios ainda estejam sendo mantidos em segredo, mesmo com todos os adiamentos do filme. Até porque a sinopse oficial nos ajuda a ter uma boa ideia de como serão as coisas:

Continua após a publicidade
"Bond deixou o serviço ativo e está desfrutando de uma vida tranquila na Jamaica. Sua paz não dura muito quando seu velho amigo Felix Leiter, da CIA, aparece pedindo ajuda. A missão de resgatar um cientista sequestrado acaba sendo muito mais traiçoeira do que o esperado, levando Bond à trilha de um vilão misterioso armado com nova tecnologia perigosa".

Esse resgate a que o texto se refere deve ser a missão em Santiago que Leiter cita em um dos trailers e é o que vai colocar Bond tanto em contato com Paloma, a agente da CIA, quanto com os seus antigos aliados do MI6 — o que inclui Nomi, a nova agente 00. E é muito provavelmente aí que vamos ter a primeira aparição de Safin e a apresentação dele como o grande vilão.

De quebra, devemos ver ainda o desenrolar da relação entre Bond e Madeleine. Como a cena no CinemaCon revelou, o agente secreto vai passar a questionar sua lealdade após saber que ela tem relações com a Spectre, a grande organização criminosa do mundo de 007. Assim, o espião passa acreditar que é ela quem está informando sua posição para os vilões, sabotando seu plano.

Continua após a publicidade

Isso tudo, é claro, até ser revelado que a vingança que Safin busca não é contra Bond, mas contra a própria Madeleine. Uma das teorias apresentada por fãs desenvolve a relação entre os dois personagens e aponta que essa deve ser a grande revelação que Sem Tempo para Morrer nos reserva. É uma hipótese bastante crível e que combina muito bem com tudo o que foi mostrado até aqui. Assim, ele não quer só matar milhões de pessoas com alguma arma de destruição em massa, mas fazer com que isso atinja o Bond Girl.

007: Sem Tempo para Morrer: data de lançamento

Como dito antes, 007: Sem Tempo para Morrer passou por vários adiamentos. Ele foi, inclusive, o primeiro grande filme a ser adiado quando os primeiros cinemas começaram a fechar para impedir a propagação do coronavírus.

Continua após a publicidade

A estreia original estava prevista para abril de 2020, justamente quando a pandemia teve início. A MGM e a Universal até acreditaram que as coisas iriam melhorar e jogaram o lançamento para novembro daquele mesmo ano, o que acabou não acontecendo. Então ele foi empurrado para abril de 2021 e, mais tarde, para o dia 8 de outubro, que é a data atual. Já o lançamento no Brasil vai ser um pouco mais cedo: 30 de setembro. E apesar de alguns rumores sugerirem uma nova mudança, os estúdios seguem firmes com o planejamento atual.

A grande questão com os sucessivos adiamentos não diz respeito ao fato de o hype em torno do último 007 de Daniel Craig cair no esquecimento por parte do público, mas também ao impacto comercial que o atraso pode causar, inclusive em termos de parcerias. A franquia é conhecida pelos gadgets e pelos carrões, então empresas de tecnologia e de veículos de luxo apostam nos filmes para apresentar suas novidades.

De acordo com um rumor surgido no início do ano, empresas como Omega, Adidas, HMD Global — nova dona da Nokia — e a Bollinger estariam incomodadas com o fato de que os produtos que eram novidade durante as gravações já vão ser considerados velharias quando Sem Tempo para Morrer chegar aos cinemas e que isso tira todo o propósito da parcerias feitas pelas marcas com os estúdios cinematográficos.

Isso teria, inclusive, forçado a regravação de algumas cenas para atualizar esses aparelhos, principalmente celulares. Agora é torcer que o filme não tenha mais nenhum contratempo e possamos, enfim, dar adeus a Daniel Craig — até porque nem mesmo ele aguenta vai se apresentar como “Bond, James Bond”.