Publicidade

PS5 Pro já estaria em desenvolvimento e pode chegar em 2024

Por| Editado por Wallace Moté | 14 de Março de 2023 às 15h18

Link copiado!

Kerde Severin/Unsplash
Kerde Severin/Unsplash
Tudo sobre Sony

Fontes do portal Insider Gaming reforçaram em novo rumor divulgado nesta terça-feira (14) que o PlayStation 5 Pro está de fato em desenvolvimento, mas ainda estaria longe de ser anunciado, tendo previsão de estreia apenas para o final de 2024. Os detalhes acerca do aparelho continuam escassos, mas as expectativas é que haja ao menos melhorias significativas em processamento de Ray Tracing, como sugere recente patente concedida à Sony.

Segundo o leaker Tom Henderson, cujo histórico de vazamentos tem boa quantidade de acertos, o PS5 Pro está de fato em desenvolvimento, mas deve chegar apenas no final de 2024, possivelmente em novembro. A data sugerida pelo informante coincide com alguns vazamentos anteriores, como o visto em uma apresentação da TCL, além do próprio cronograma da Sony para atualizações de hardware anteriores.

O exemplo mais claro é o do PS4 Pro, anunciado exatamente 3 anos após o PS4 base, em novembro de 2016. Dito isso, esses dados também apontam para uma inconsistência — o ciclo do PS5 para o PS5 Pro levaria 4 anos. É muito provável que isso seja resultado da crise de semicondutores e da escassez do modelo base do console, que durou ao menos 2 anos e meio. Diante desse cenário, caso a versão premium seja real, a gigante japonesa pode ter espaçado a janela de estreia em um ano, para ter mais alcance com o PS5 tradicional.

Continua após a publicidade

Ainda de acordo com o rumor, esse espaçamento não significa que não veríamos novidades no mundo PlayStation em 2023. Henderson explica que suas fontes reforçaram também a existência do dispositivo com um leitor de discos removível, esperado para o final deste ano. A variante substituiria o PS5 vendido atualmente visando cortar custos de fabricação e transporte, sem abrir mão de permitir ao usuário escolher entre ter ou não o leitor incluso no pacote.

Outro ponto interessante destacado pelas fontes é que uma geração totalmente nova, como um possível PlayStation 6, não deve ser apresentada antes de 2028 — cronograma já indicado pela própria Sony em documentos encaminhados a órgãos reguladores em meio ao processo de avaliação da compra da Activision pela Microsoft.

PS5 Pro pode focar em Ray Tracing

Continua após a publicidade

Apesar do novo rumor, ainda não há novidades concretas sobre o desempenho que o PS5 Pro deve trazer ao público, nem mesmo se haverá um upgrade na arquitetura do chip, movimento provável que poderia reduzir o custo de fabricação. Os únicos detalhes conhecidos no momento foram obtidos na apresentação da TCL, que indicou a existência do console premium, bem como a janela de lançamento para 2024.

Continua após a publicidade

Segundo a gigante das TVs, o novo dispositivo da Sony teria desempenho similar à Radeon RX 7700 XT — placa ainda não anunciada, mas esperada para fazer parte da linha RX 7000 com arquitetura RDNA 3 —, com potência suficiente para entregar jogos em 4K com taxas de quadros entre 60 FPS e 120 FPS. Assim como as placas da AMD, o aparelho teria hardware para reproduzir conteúdo em 8K, mas isso deve se limitar a filmes e séries, não estando relacionado a jogos.

Há, porém, uma outra notícia recente que sugere que o foco do PS5 Pro pode ser turbinar a performance de Ray Tracing, um dos principais pontos fracos do atual PS5. Engenheiro responsável pelo projeto do PS4 e PS5, Mark Cerny teve uma patente concedida com o nome "sistema e método para Ray Tracing acelerado com operação assíncrona e transformação de raio", em tradução livre.

Continua após a publicidade

Ao que tudo indica, a tecnologia otimizaria o processamento da técnica avançada de iluminação, acelerando alguns dos cálculos para realizá-los de maneira "simultânea", aproximando o hardware do PlayStation dos métodos usados pela Intel e pela própria Nvidia em suas placas de vídeo. Não se sabe qual seria a aplicação dessa patente, mas, considerando os rumores constantes em torno do PS5 Pro, é muito provável que a solução seja destinada ao console aprimorado.

Fonte: Insider Gaming